domingo, 4 de julho de 2010

OUVINDO-TE *

Adoro o silêncio !
É na falta de ruídos artificiais que penetro profundamente nos sons da alma e da Natureza...

(Em Curitiba, 1987, meu filho "ouvindo", na Ouvidoria Municipal)

Pensando no tema ESCUTA, para a Blogagem Coletiva do blog http://espiritual-idade.blogspot.com/, logo lembrei das sábias palavras do Cacique Seattle, na tão famosa carta para o presidente dos EUA:


(Os verdes montes de São Lourenço)

"Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco. Nem lugar onde se pode ouvir o desabrochar da folhagem na Primavera ou o zunir das asas dos insetos. Talvez por ser um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível para os meus ouvidos."

(O Rio Verde, em São Lourenço)

"E que espécie de vida é aquela em que o Homem não pode ouvir o pio solitário da coruja, ou a conversa dos sapos no brejo, à noite ? Um índio prefere o suave sussurro do vento sobre um espelho dágua."

(Foz do Iguaçu, em 1989)

Em tempos de barulho intenso, onde as pessoas estão cada vez mais surdas **, o Homem está criando um enorme abismo entre ele e os sons da Terra. Talvez por essa razão a Terra esteja "falando" cada vez mais alto nas tempestades, furacões, terremotos e erupções de vulcões.
Ouvir a voz da Natureza é sentir bem perto a presença do Ser Criador.
Saber apreciar a melodiosa canção dos pássaros, o delicioso barulhinho da chuva nos telhados ou o forte troar das poderosas cachoeiras é estar em ligação-direta com o Deus dos mistérios e da vida.

* Ouvindo-te é uma linda canção antiga, cantada por Vicente Celestino e Gilda de Abreu:
http://www.youtube.com/watch?v=dHyXM_JaRtQ

** Veja aqui a postagem do blog Alma Mater:
http://brasilan.blogspot.com/2010/07/todos-estao-surdos.html

12 comentários:

  1. Flora... seu cantinho verde é tudo de muito lindo...

    Neste verde, nesta imensidão acho que podemos distinguir todos os sons...

    Escutar a mata... o rio, o vento nas copas das árvores... a passarada...
    É tudo de bom!

    Lindo post amiga... belíssimas fotos... beijos...adorei sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zininha:

    Realmente, quando estamos no silêncio da Natureza, conseguimos entrar em harmonia com o Cosmos e o Deus criador.
    O mundo dos homens é muito sedutor e barulhento.

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Flora ! Que texto bonito ! Eu ADORO o
    silêncio. É no meio do silêncio que conseguimos
    ouvir o que realmente interessa, não é verdade ?
    Beijos e tenha uma ótima semana.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. É lindo o seu blog, Flora. As pessoas ainda não aprenderam a se encontrar no seu próprio silêncio interior, ouvir a voz de sua consciência, da natureza e do Criador. Vivemos em meio a muitas poluições sonoras. Belo texto o seu. Bela participação. Parabéns!! Uma ótima semana, um bom dia :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, minha querida e terna amiga
    Aos Domingos o seu post da BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA é semrpe motivo de bênção para mim.
    Que vc estaja pronta ao receber, pela escuta, o Chamado divino em todos os ângulos da sua vida!
    Hoje dediquei um post a vc, Flora
    Bjm

    ResponderExcluir
  6. Flora,
    É isso mesmo, sua comparação foi bem adequada.
    Não posso ler o nome de Vicente Celestino sem lembrar do meu pai, que adorava cantar suas músicas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, Flora, que melhor escuta pudemos vivenciar do que na visita à Ouvidoria de Curitiba!
    Os projetos urbanísticos que nos foram mostrados calaram a nossa voz. O ato do Roberto de ouvir a Ouvidoria foi sugestivo por tudo que sentimos naquele momento.
    Escutar era preciso, falar dispensável.
    É bom ouvir o belo. É gratificante e prazeroso saber que não estamos sós em nossas idéias e ideais. Mas, se não formos capazes de escutar, de só ouvir e de calar a boca e a mente, perderemos o conteúdo da fala e acabaremos por desperdiçar a oportunidade de registrar na mente tudo que foi dito.
    A Ouvidoria de Curitiba nos deu uma lição de como é bom escutar, principalmente quando quem fala sabe muito bem o que diz.

    Eu adoro escutar a sua fala, mas ainda prefiro o seu riso, que eu provoco enquanto você se cala.
    Beijos minha querida.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vera:

    Eu ADORO silêncio ! E é tão raro estar em silêncio absoluto...
    Gosto muito de ouvir música sim, mas somente as que gosto, e meu gosto é bem diferente.
    Veja a relação de algumas das minhas preferidas aqui no blog.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Suziley, pela visita e comentário.
    Já fui visitar seu blog e ler suas letras.

    Como diz o sábio índio, é realmente cada vez mais difícil "ouvir" o silêncio, seja interior, seja exterior.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Orvalho:

    Obrigada pela postagem, que me emocionou às lágrimas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gina:

    Pois meu pai era português, mas gostava era de música italiana ! Ouvia aos domingos um programa chamado Cancioneiros Famosos, onde se podia ouvir Tito Schippa, Beniamigno Gigli e outros.
    Na época eu não gostava dessas músicas, mas hoje gosto, e muito !

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Meu querido "comparsa":

    Aquela viagem foi maravilhosa, por tudo que vimos e "ouvimos" !
    Quanto aprendemos naqueles dias de aventuras, sustos e muito riso...
    Histórias que ficaram para sempre na nossa lembrança e nas nossas palavras, pois são eternamente rememoradas.
    Muito bom mesmo !

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!