domingo, 11 de julho de 2010

COM MUITA PAIXÃO ...

"A Compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem"
(Artur Schopenhauer)



COMPAIXÃO - do latim compassione - pode ser descrito como o desejo de aliviar a dor e o sofrimento alheio.
Para mim, a palavra compaixão remete imediatamente aos animais, no momento em que percebo a total "falta de Compaixão" com que o ser humano trata nossos irmãos menores.

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda".
(São Francisco de Assis)

Adorei a criatividade desse selo !

Eu poderia mostrar aqui cenas impressionantes - pois existem aos milhares na net - sobre as atrocidades cometidas contra os animais. Poupo porém meus leitores (e a mim também) das assustadoras imagens da falta de COMPAIXÃO para com os nossos companheiros do Planeta Terra.


Preferi mostrar alguns selos interessantes que encontrei, e imagens bonitas do relacionamento dos animais entre si, e com os homens.

Phillip Kapleau, mestre Zen americano, assim escreveu no seu livro "Por Amor À Vida":
"Diariamente, milhões de animais são sacrificados em todo o mundo sem a menor sombra de remorso.
O pior, entretanto, é a maneira impessoal como esses crimes são cometidos: a sangue frio, sem nenhuma apologia, nem a homenagem de uma lágrima sequer.


O homem implora a misericórdia de Deus, mas não tem Compaixão dos animais, para os quais ele é um deus."

Dizem que as imagens valem mais do que mil palavras.



Mas as palavras possuem a força de mil pensamentos. COMPAIXÃO é a palavra de hoje.
Vamos tentar materializá-la ao longo da eternidade ?

Esse texto faz parte da Blogagem Coletiva do blog:
http://espiritual-idade.blogspot.com/

24 comentários:

  1. Bela postagem, Flora. Sinto compaixão também pelos animais. Parabéns!! Uma boa semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Flora!
    Eu ainda sofro demais ao ver as atrocidades para com os nossos irmãos menores!

    A quantia que já derramei de lágrimas...aaaa
    Eu me sinto um tanto de mãos atadas...já tenho 6 filhos caninos e duas felinas, 5 dos cachorros são de rua...as felinas de adoção...mas a questão financeira pesa, pois não posso ter mais que isto, se pudesse teria a todos que cruzam meu caminho!

    Quando me tornei vegetariana e fui buscar mais informações eu fiquei chocada!
    Naquele documentário "Terráqueos" eu chorava como se estivesse em velório de ente querido.

    Hoje me controlo mais, mas ainda é muito dolorido pra mim!
    Me pergunto constantemente que espécie de Ser é este que habita a Mãe Terra?

    De que passa pela rua e não olha ao chão...a sua vida é corrida demais pra isto, não é?!

    Já conhecia os selos que mostraste aqui, são lindos e quando e tinha uma página de relacionamento havia um album com estes selos de propaganda!

    Ser de luz, beijo na sua alma, parabéns pela postagem e uma semana repleta energia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Suziley:

    Obrigada pela visita.
    Amar os animais é provar que somos seus irmãos, pois viemos do mesmo pai, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. oi Frora.
    gosto muito de animais, especialmente gatos e passaros, mas de todos no geral, infelizmente ainda não sou livre das carnes, mas eu chego lá tenho certeza disso.
    suas fotos estão lindas e realmente revelam muito mais que palavras.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  5. Oi, Selena:
    É tão bom encontrar pessoas que "falam a nossa língua"...
    Há momentos em que me sinto "um peixe fora da água", "um estranho no ninho", um ET na própria terra !


    Não basta amar cães e gatos, enquanto come coelhos e porquinhos, não é mesmo ?
    Mas também temos que ter o cuidado de não ferir os outros com nossas palavras e posicionamento tão estranhos...

    Adorei esses selos, em especial o do Presépio.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rosan:
    Sem querer ser "catequista", e já sendo, eu entendo que uma pessoa tão espiritualizada como você um dia vai chegar no estágio do vegetarianismo. Com certeza !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Flora que post maravilhoso. Fiquei com os olhos cheios de água quando cheguei na foto indiana dos 2 bébés a mamarem (bébé humano e bébé macaco).

    É super exemplificativa que devemos olhar os animais como nossos semelhantes. Eles também têm sentimentos, também sofrem, também se entristecem e se alegram. E estão à mercê da vontade humana :(

    Estou com vocês no vegetarianismo e na blogagem colectiva, aderi faz pouco tempo mas estou amando falar sobre os temas propostos pela Orvalho.

    Beijinho muuuuito grande.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá, minha flor!
    É mesmo, como disse, compaixão é ajudar o outro a lutar pela vida...
    Matar animais é mostrar que pessoa é por demais insensível...
    Estejamos unidas nesta Corrente do Amor e do Bem que não terá fim... mesmo com o término da Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica,não é mesmo?
    Seja feliz e abençoada!
    Faça aos demais igualmente felizes, tá?
    Conte comigo, amiga!
    Bjm e compaixão acima de tudo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Flora ! Lindos os textos. Eu concordo em TUDO com
    a Selena. Também choro muito quando vejo a
    insensibilidade com que as pessoas tratam os
    animais. Como é possível, né ? Sempre peço a Deus
    para que proteja os bichinhos - os meus e, princi-
    palmente, os que estão abandonados.
    Beijos e tenha uma semana feliz.
    Vera

    ResponderExcluir
  10. boa semana ...sempre bom esta aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Sei bem o que diz!
    Ainda passados quase quatro anos, tem gente na família que as vezes esquece e me oferece "cadáveres"! aaaa quanto me dói irmão Flora!

    Somos feitos da mesma energia, da mesma dor, da mesma fome, da mesma sede, sede de viver, livre, como todo Ser quer ser! (Ser).

    Hoje me pergunto que alegria tem, por exemplo, comemorar entre entes queridos e "supostas" alegrias onde se expõe à mesa, CADÁVERES, É ISTO QUE SÃO NOSSOS IRMÃO MENORES POSTOS À MESA!!!

    Tem uma propaganda onde mostra um "assassino" descrevendo que "salgou a carne de "Bernard" (vítima)"... por aí adiante imagina-se... ele o comeu... assim também no filme "Hanibal" e sua sequências!

    As vezes acho que sou cruel em dizer que: "se me oferecer carne humana eu penso em comer, mas de um irmão menor que mal algum fez, se não o de existir, para na concepção ignorante (como um dia já tive também!!!) servir a nós (des)humanos!!!

    Nenhuma Ser está para servir a outrem!!!

    "Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens."
    (Alice Walker)

    Somos Seres livres, todos!

    Que um dia eu possa ver ou voltar em tempo diferente desta triste "realidade"...ultimamente tenho tido sonhos (só o que lembro) de caminhar em lindos bosques, muitas florestas...névoas (as brumas!!!)...mas não me lembro de mais nada a não ser esta enorme sensação de bem estar ao acordar...as vezes dura pouco...coisas do cotidiano!

    Beijo de luz e estranho é quem ignora sua prórpria essência em ser o que é LUZ!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rute:
    É sim emocionante, a relação de amor entre humanos e animais.
    Encanta-me o carinho que as criancinhas tem pelos bichos, sem medo, sem ódio.

    Visitei seu blog e adorei tudo !
    Vou passear por ele com calma, pois tem muita coisa boa por lá.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Orvalho:
    Caminhando com compaixão no coração a vida fica mais leve, pois dividimos o peso da cruz uns com os outros.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vera:
    Estamos criando uma corrente poderosa de amor à Natureza e aos animais, não é mesmo ?

    Obrigada pelo comentário, sempre tão carinhoso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Que surpresa agradável a sua visita, Marcelo !

    Já fui espiar seu blog e gostei muito dos lindos arranjos que encontrei por lá. Lindo o jardim com Bromélias e outras, da sua última postagem !

    ResponderExcluir
  16. Oi, Selena:
    Vida dura é a dos que fogem ao padrão normal e vivem de forma diferente da grande maioria dos humanos.
    Criticados, ridicularizados, incompreendidos, tudo isso somos, mas vagarosamente, grão a grão, vamos semeando essas idéias e ideais de amor ao próximo, seja ele de que raça, credo, ou reino for.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. ...excluí um comentário pois postei repetido! hihi

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Flora,
    Como não sou vegetariana, parte de mim fica dividida para opinar quanto à crueldade humana contra os animais.
    Por outro lado, tenho 2 cachorrinhos que são uma grande alegria na casa. Exemplos de fidelidade e companheirismo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Flora querida, gostei muito da matéria, parabéns!
    Vim lhe desejar uma ótima semana e te convidar a dar uma passada no meu cantinho que tem um selo de presente pra você, beijos

    ResponderExcluir
  20. "Que a PAIXÃO pelos animais, domésticos ou não,
    seja precedida pela COMPAIXÃO pelos mesmos".
    (Rosângela VEGAN)

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gina:
    Você consegue imaginar-se comendo os seus cachorrinhos ?

    E se os seus bichinhos de estimação fossem porquinhos ?
    Já pensou nisso ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. hummm... na china eles conseguem rs
    http://a-vontade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!