terça-feira, 6 de julho de 2010

FÉRIAS DE JULHO EM SÃO LOURENÇO - 1958

Durante o ano inteirinho, eu e meus irmãos, aguardávamos ansiosamente a hora de passar as férias de julho em São Lourenço !
E agora, morando aqui, todos os anos no mês de julho eu relembro aquela época, enquanto caminho pelas quadras por onde meus pés caminharam naqueles tempos idos...

Em 1958, havia um encanto no ar, um clima de mistério, magia e romance nas manhãs encobertas pela neblina, e esse encantamento alimentava minha imaginação durante o restante do ano.
Sair do Grande Hotel para ir ao Parque das Águas, só quando o sol aparecia, o que às vezes era somente as 10 horas !
E a garrafinha empalhada era ingrediente indispensável nesse passeio.

Noites frias, dias ensolarados e alegres.
Parece que foi ontem e já lá se vão 52 anos...

Acredito que essa foto foi feita num domingo, após a missa, pois normalmente o traje para passear no Parque era calça comprida, porém para ir à missa, jamais !

Tantos anos se passaram mas não esqueço que foi a Linda, essa mocinha à direita na foto, que me "apresentou" aos encantos do Elvis Presley, quando corria para pegar o rádio de pilha e ouvir seu ídolo. Aos 13 anos, voltei de São Lourenço, iniciada no gosto pelo rock. Mas somente os mais românticos e suaves, pois nunca gostei de barulho.

Velhos tempos, belos dias...

(Veja mais 1958 aqui.)

Em 2010 São Lourenço está realizando seu primeiro FESTIVAL DE INVERNO.
Veja no site a excelente programação, e aproveite para vir conhecer ou rever os encantos do inverno da Serra da Mantiqueira.
www.festivaldesaolourenco.com.br


(Veja aqui, mais Férias de Julho em São Lourenço)

16 comentários:

  1. Recordar é viver, Flora. Belas lembranças, lindas fotografias!! Obrigada pela visita. Não sou gaúcha de nascimento. Nasci no Mato Grosso do Sul. O meu marido é que é daqui de Porto Alegre. Vivemos, atualmente, aqui. Por isso tornei-me "matucha" (sul-mato-grossense com gaúcha) de coração!! Um grande beijo, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  2. Flora

    Eu sou como vc...sonhadora.
    Também me vejo todos os dias a pensar,naquele tempo em que éramos tão felizes,despreocupadas,não havia violência,e podíamos nos finas de semana ir fazer o "Footing"(será que assim que escreve?rsss) na praça da Igreja.Meninos de um lado e meninas do outro,lembra-se?
    Ah! éramos felizes e não sabíamos...passear em Caxambu,Águas da Prata,São lourenço,então nem se fala,porque se não era cidade de praia,eram estâncias Clímáticas,não é mesmo?Poços de Caldas que delícia...
    Linda lembrança,amiga Flora...
    Saudades de vc...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belas fotos, Flora ! Lindas
    lembranças. Viajei junto com você...
    E parece (parece mesmo !) que foi ontem, né ?
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Oi, Suziley:

    Passei um calorão em Porto Alegre, mas fiquei apaixonada pela Serra Gaúcha !
    Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Ana Rech, etc, etc, são lugares encantadores e cheios de tradições.

    Que vontade de ir ao Sul novamente...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga Sonia:
    No meu caso, lá no Rio - cidade grande - não existia a pracinha na frente da igreja, mas também se passeava pelas calçadas. Os rapazes ficavam encostados na parede das lojas, e as mocinhas "saracoteando" de um lado para o outro!

    Eu não gostava muito desses "passeios", mas viajar para São Lourenço era a melhor coisa que acontecia no ano !

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vera:

    Menina, como o tempo voa !
    Ainda me sinto como a mocinha de 13 anos, tímida e sonhadora. Continuo encantada com a lua cheia, as flores, e suspiro vendo belos filmes de amor...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá Flora, achei você no blog da orvalho, vim fazer uma visita e fiquei por aqui
    Parabéns pelo blog, beijos em seu coração!

    ResponderExcluir
  8. Essas fotos antigas estão ótimas! Divirto-me vendo as roupas da época. E essas garrafinhas empalhadas, não conheci.
    Usava-se roupa godê e godê disco. Pelo menos era assim que minha mãe falava. Era muito pano para pouco corpo, não?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Flora
    Gostei de ver as fotos a preto e branco que aqui deixou, associadas a um tempo de coisas simples, pessoas generosas e música com algum ritmo, mas sobretudo muuuuita melodia.
    O ruído do mundo actual não trouxe mais alegria às pessoas. Apenas um stress demolidor!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cigana:
    Obrigada pela visita !

    Já estive passeando pelo seu blog.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gina:

    Essas garrafas empalhada são usadas até hoje aqui em São Lourenço, para buscar água no Parque das Águas. É um artesanato tradicional das estâncias hidro minerais.

    As saias eram chamadas de godê guarda-chuva, quando o tecido era cortado num círculo completo.
    Ou somente godê, quando era menor.
    Muito pano mesmo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, José:

    Obrigada pela visita !

    Realmente, vivemos num mundo de ruídos tremendos.
    Parece que as pessoas estão ficando surdas e precisando, cada vez mais, de mais altura do som.

    Onde vamos parar ?

    ResponderExcluir
  13. Lá vão as meninas ao Domingo, todas engraçadas de calças compridas (naqueles tempos) e... Eu do outro lado do Oceano Atlântico, em Benguela, a suspirar... Contentava-me a ler e ver a "Manchete" brasileira do tempo do Justino (Vargas??), com ideias bravas (salvo erro o homem da vassoura). Estarei a fazer confusão no nome do Presidente brasileiro (tinha bigode!!). Nessa revista arregalava os olhos a ver as misses brasileiras... na capa da Manchete, Ah! Ah! Ah!
    Bom fim de semana.
    P.S. A revista ainda existe?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Micael:
    O presidente a que se refere é o Jânio Quadros, o homem da vassoura ! Ficou somente 9 meses na presidência, renunciando estranhamente.
    O Vargas era o Getúlio, de épocas anteriores, e que foi também ditador.

    As misses eram um sucesso e as meninas sonhavam em ficar assim tão belas algum dia...
    Pobre de mim e da grande maioria das meninas, pois essas belezas existem em pouca quantidade.
    Imagino o fascínio que aquelas pernas e corpos perfeitos causavam mundo afora...

    A revista Manchete era excelente, e - acabei de pesquisar agora no Google - foi publicada de 1952 até 2000.

    Obrigada pela visita e pelo, sempre, interessante comentário.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. OI, amiga
    Vc também aprecia fotos antigas,né?
    Eu as associo às pessoas e ao que representam pra mim, creio que somos parecidas...
    Votos de um excelente fim de semana e muita paz!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Orvalho:
    Eu gosto de fotos, antigas ou modernas.
    Vendo as antigas somos transportados para o passado e lembramos de pessoas e momentos da nossa vida.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!