sexta-feira, 22 de outubro de 2010

" TORNAS-TE ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS"

Foi uma surpresa e um susto, quando recebi um telefonema de uma pessoa, Lenilda, que estava em São Lourenço e que havia me procurado na loja para dar-me um abraço.

Quem era aquela pessoa, eu pensava enquanto conversava ao telefone ? E ela me dizia que morava em Recife, capital do estado de Pernambuco, lá no Nordeste brasileiro e muito longe de São Lourenço. Veio à São Paulo e não podia perder a oportunidade de me conhecer e visitar a tão falada cidade.

Afirmava que não era artesã, mas que tinha feito um presente para mim (na realidade, dois !), como forma de expressar seu carinho e agradecimento pelo que meu blog havia sido para ela !

Que susto ! Como posso eu, uma simples mortal, e artesã simplória, ser tão importante para alguém ?

O fato é que ela estava aqui e não tinha me encontrado na loja, pois estive lá de manhã e ela só conseguiu localizar a loja à tarde.
E eu continuava sem saber quem era aquela pessoa...
Ela explicou que, apesar de acompanhar meu blog assiduamente, somente fez um comentário como anônimo.
Aos poucos fui juntando os fios da meada...

E agora ? Pensei em dizer-lhe para pegar um taxi e vir até aqui em casa, mas a obra da ponte da Estação (que está ficando muito boa e mais tarde relatarei o sucedido) impede que façamos a travessia de carro, obrigando que uma grande volta seja dada.
Eu estava cansada, mas resolvi ir encontrá-la, e telefonei para marcar, pois tive o cuidado de perguntar em que hotel ela estava hospedada.

Já era noite, e combinamos o encontro na loja, pois lá ela tinha deixado a lembrança que trouxe para me oferecer.
Antes de sair eu entrei no seu Orkut e identifiquei-a nas fotos. Assim foi fácil, e já de longe eu reconheci a Lenilda !

Ela e o marido já estavam me esperando. Abri a loja e começamos a conversar, após o abraço inicial.
Quanta coisa para contar no tempo pequeno, pois eu voltaria para casa com meu filho, aproveitando a companhia do Roberto e da Roberta !

Ela (e ele) já me conhecem bem, através das postagens, mas eu fiquei conhecendo naquele instante o casal tão simpático e gentil que viajou 3 horas de avião mais umas 6 de ônibus trazendo o presente que para mim valeu mais do que muitas barras de ouro !

Nos 2 estandartes - grandes ! - eles retrataram um pouco da tradição da sua terra. Em um, as imagens de uma feira e o ateliê Flora da Serra está presente ! No outro, a festa junina- tão forte no Nordeste brasileiro - e o carnaval nordestino com os bonequinhos vestidos em trajes tradicionais, inclusive as dançarinas de frevo com suas sombrinhas coloridas. Uma graça, um encanto !
Só não chorei de emoção para manter a pose ! Que responsabilidade assumimos quando entramos, via internet, na vida das pessoas e interagimos com seres que vivem tão distante da nossa casa !
Que alegria saber que podemos fazer o bem, mesmo à distância, e mesmo sem saber que estamos fazendo.
Nem preciso dizer o quanto valeu para mim esse susto e essa surpresa...
O Pequeno Príncipe foi citado por eles, inclusive na frase em que diz que "se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz", pois assim eles me esperavam.

Agora eu ficarei eternamente cativa dessa amizade...


Em tempo I : o nome do marido da Lenilda é Jaime, e uma das filhas do casal também é Flora. E a mãe do Jaime também...

Em tempo II : um estandarte já está na minha varanda, e o outro no cantinho da biblioteca da minha sala, onde eu ponho o artesanato que ganhei das amigas.

27 comentários:

  1. Que coisinhas tão giras! Até parece que têm vida :))

    ResponderExcluir
  2. Flora que acontecimento mais enternecedor. Eu sou bastante sensivel a essas demonstrações de carinho. Para mim também valem mais que ouro.

    É incrivel como o blog é uma janela para o mundo e como podemos tocar o coração de muita gente apenas através dos artigos.

    Não é à toa que tudo vibra, e as palavras vibrantes ressoam em frequências semelhantes. Não é só o seu nome Flora que é familiar a esse casal, é também sua maneira de ser e de se exprimir. Tudo no blog soa a verdadeiro e vem do mais fundo da sua alma. Vc é uma pessoa genuina, assim como os seus actos.

    E o mesmo se aplica ao Mestre Gilberto. Por isso não tive qualquer problema em confiar no curso, na morada, no pagamento... Dá para ter a certeza que a verdade é a vossa luz.

    Parabéns pelas oferendas, são lindissimas.
    Feitas com muito amor. Sem dúvida!
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que bonito ! Imagino como você deve ter
    ficado feliz ! Mas, lembre-se, que se isso
    aconteceu é porque você merece.
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Que legal, mãe! :-)))

    Mas olha... um conselho de quem saiu a vc: da próxima vez, chora... a gente tem mania de manter a pose e não chorar em público, mas às vezes isso é tão terapeutico e gratificante...;-)

    beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Sua filha tem toda razão ! Chorar de emoção
    faz bem e é lindo.
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  6. Flora,
    Que fantástico isso! O Brasil é enorme, no entanto, as distâncias são encurtadas através do sentimento das pessoas. Aliás, não só o Brasil, olhe aí a querida Rute atravessando o mar e tornando-se tão próxima!
    Não sei quem chegou primeiro, se eu a visitei ou foi você que veio a mim. O fato é que nosso contato virtual (quem sabe um dia pessoal) é de uma singeleza... Nosso elo inicial talvez tenha sido a flora, pela qual somos apaixonadas, mas fomos descobrindo mais e mais afinidades, pela simplicidade, pela beleza, pela culinária (lado vegetariano, naturalmente!).
    Quero dar os parabéns à Lenilda e seu marido, por essa atitude tão bonita e pelo artesanato!
    Amiga, o blog tem nos permitido tantas emoções, não é?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Gina,
    temos de agradecer a você e à sua irmã, o facto de nos ter unido todos nesta amizade além-mar.
    Uma blogagem colectiva que proporcionou criar laços e despertar a nossa espiritualidade. Encontrar ressonâncias em Portugal e no Brasil.

    Ainda lembro o dia em que vc, Gina, via email me disse assim: Vou dar-lhe a conhecer 2 pessoas fantásticas, marido e mulher que têm 2 blogs mesmo ao seu estilo ecológico, vegetariano...

    Sou muito grata por tudo o que recebo do Universo. Não há oceano que nos separe!
    Os meus agradecimentos pela vossa sincera amizade.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Flora e Gilberto (se me permite),
    Vocês não imaginam como estou emocionada!
    Acho que devemos nos atrever em apresentar uns aos outros. Percebi logo que vocês são tão queridos, entre si e no relacionamento com os outros, têm tantas coisas boas, que tocam o coração das pessoas.
    Ainda que nossos blogs tenham uma temática central diversa, gostamos desse contato extra, que nos aconchega, nos emociona.

    Rute,
    Você tornou minha noite muito mais feliz!
    Não é a primeira vez que nos acontecem essas réplicas e tréplicas. Essa interatividade nos mostra que o ser humano pode ser surpreendente. Vale a pena investir no lado bom das pessoas!

    Obrigada, de coração!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gaspas:
    São muito lindinhas as miniaturas, as bonequinhas e, principalmente a criatividade e carinho com que foram feitos esses estandartes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rute:
    Assim você me deixa sem palavras !
    Só posso agradecer sua confiança e carinho, e saiba que você é muito querida por mim e pelo "mestre", amiga e parceira de ideais vegetarianos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vera:

    Fiquei muito sensibilizada...
    Nâo vaidosa, mas feliz e agradecida.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cláudia:
    Pois é, você já sabe como nós somos: às vezes parecemos frias e insensíveis, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vera:

    Eu sei, e estou procurando demonstrar cada vez mais os sentimentos. Chorar de alegria é muito bom !
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Nem me diga, Gina, pois tenho feito contatos extremamente gratificantes com pessoas tão diferentes e que moram tão longe !
    Também não lembro como nos conhecemos, mas gostei "de cara" do seu blog ! Juntar comida com plantas, é muito bom.
    Sinto-me honrada com sua amizade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Vou me introduzir nessa mensagem sua para a Gina, amiga Rute, pois adorei saber dessa história do casal que tem blogs ecológicos !

    De fato, essa Teia que vai se formando, fica cada dia mais forte, e isso é muito bom.
    Já conheci a Rosélia-Orvalho do Ceú. Agora falta a Gina e você !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Que posso eu dizer, Gina, diante de tanto derramamento de emoções ?
    Imagine como estou, após receber a visita do casal pernambucano e de ler palavras tão gentis e elogiosas ?
    Que Deus me proteja da vaidade e do exibicionismo...

    Beijos, muitos beijos e abraços agradecidos.

    ResponderExcluir
  17. Flora,
    Estou aprendendo a externar minha simpatia pelas pessoas. Acho que há oportunidades que podem ser perdidas, se não o fazemos. Que diferença pode fazer um elogio, um incentivo!
    Mas também entendo essa questão da vaidade e do exibicionismo, porque também luto contra elas. Até admito que fico meio sem graça quando me elogiam. São as contradições do ser e a moderação pode ser a saída, mas estou saindo da casca, digamos assim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Flora
    Que ternura! Estou até emocionada com o acontecimento que nos relatou. Não há dúvida. A internet possibilita que de vez em quando sintamos que, afinal nem tudo é mau e há momentos inesquecíveis, que nos sensibilizam, só possíveis porque ela existe.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  19. Olá, Flora!
    Como é bom certos carinhos, no mundo virtual também. O pai de uma amiga minha, sempre diz, temos na vida aquilo que merecemos. Parabéns!
    O mural é lindo!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  20. Oá,Flora querida
    Parece que o ritmo da net resolveu tomar pique total... estou num tal de liga pra cá, desvirtualiza pra lá... menina!!!
    É preciso força e fé...
    Para isso:
    venho porpor-lhe algo no meu post de amanhã...
    Conto com sua participação amiga e indispensável.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  21. Oi flor!
    Sou nova por aqui, ainda não deu tempo para ver tudo, mas o pouco que vi amei!
    Vc é muito talentosa, nossa, qtas fofurices vc faz!
    Te encontrei no blog da linda Hazel que eu adoro.
    Agora serei tbm sua seguidora com o maior prazer. Lindo este seu último post, como existem pessoas abençoadas, realmente, não podemos imaginar a grande teia que nos uni neste imenso universo virtual.
    Abençoada seja querida Flora.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Gina:
    Achei interessante o termo que você usou: saindo da casca. Minha mãe costumava dizer que eu e minha irmã parecíamos caramujos, sempre dentro da casca !
    Hoje posso dizer que já dou minhas voltinhas fora da casca !

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lourdes:
    Foi um momento muito especial para mim...
    É tão bom receber e ofertar carinho, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Primaveril:

    Eu também acredito que temos o que merecemos, que colhemos o que plantamos, mas muitas vezes não percebemos isso... Quando as coisas dão errado é sinal de que alguma coisa precisa ser corrigida, não é mesmo ? Algum sinal estamos recebendo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, Orvalho:

    Obrigada pelo convite. Já fui espiar sua postagem.
    Gostei muito da anterior, sobre Quociente Espiritual (QS).

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Mônica:
    Obrigada pela visita !
    Já fui conhecer seu lindo blog e gostei muito das suas postagens mágicas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Oi, Alexandre:
    Que agradável surpresa essa sua visita !
    Seu blog é muito bom, e a postagem sobre o jardim das begônias foi até citado aqui, tão lindo eu achei aquele lugar ! Foi procurando informações sobre as begônias que encontrei você.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!