segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ADORO BEGÔNIAS !

Ainda estou me acertando com as Begônias ! Apesar de gostar muito delas, parece que a recíproca não é (era) verdadeira. Lembro quando eu e minha sogra ganhamos vasinhos com belas begônias floridas e a minha logo foi definhando e morreu, enquanto a da d. Isabel manteve-se viçosa e florida por muito tempo.

Mas desde que mudei para São Lourenço, minha pendência com as Begônias foi sendo resolvida !
Ainda faltam alguns pequenos detalhes pois, ao longo dos anos, elas ficam bonitas, morrem, renascem, dão muitas flores ou poucas.
Já tive a Begônia Asa-de-Anjo, grande, no jardim. Atualmente está pequena, em fase de desenvolvimento. Já tive outra arbustiva, de folhas rajadas, em tamanho grande, mas atualmente está em crescimento.

Outro problema que eu tenho é a identificação das plantas. Li que existem mais de 1500 espécies de Begônias, portanto não é fácil saber quem é quem.
Quando penso que descobri o nome de uma determinada planta, encontro fotos aparentemente iguais, com nomes diferentes !
Esse grande exemplar - que ganhei da minha amiga, e artesã, Alcione - deve ser uma Begônia Rex, mas não tenho certeza...
Suas flores duraram muito tempo e ela é tão grande que foi difícil encontrar um lugar para colocá-la.

A de folha redonda, li em algum lugar que é uma X erythrophylla.

Essa belezinha de folhas escuras e pequenas deve ser a Bow-arriola, e é conhecida como Begônia Preta.

Hoje descobri na net que a verdinha e espaçosa é uma Begônia Rex ! Será ?
Ganhei algumas mudas da minha amiga, e também artesã, Eli, e elas foram se multiplicando.

Mas em 21 de abril de 2017, minha amiga Gina, do blog Nacozinha, informou-me que essa begônia é   a Begonia bowerae, vari. Major.  Obrigada, Gina !

Com jeito de coisa antiga, pois minha mãe sempre teve essa Begônia em casa, esse exemplar parece ser bem resistente. O nome ? Nem imagino...

Outro dia, minha amiga e artesã Beatriz, ofereceu-me essa Begônia, que eu já tive há tempos atrás, mas perdi.

No jardim estão as arbustivas, ainda pequenas, mas sendo tratadas com muito carinho e dedicação, pois pretendo ter uma linda coleção de Begônias, essa plantinha tão querida.

Vejam aqui o show de Begônias que encontrei no Japão.

21 comentários:

  1. Flora, eu adoro begônias, tenho algumas em casa, mas não as conheço pelo nome...
    Tudo de melhor sempre e que sua semana seja linda e perfeita!

    ResponderExcluir
  2. Querida Flora, gostei da idéia do "cantinho das Begônias", pois elas são muito sensíveis e melindrosas, e qualquer mudança elas ficam sentidas. As minhas estão abrigadas embaixo de outras plantas maiores. Quanto aos nomes, eu generalizo, pois é muito difícil identificá-las...
    O clima de São Lourenço é perfeito, elas estão lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto muito de begônias e, igual a
    você, também não tenho tido muita sorte (embora
    pareça que agora você está conseguindo !). Algumas vezes, elas morrem e muito tempo depois renascem... do nada. Minhã mãe também gostava muito das begônias (acho que isso passa de mãe para filha, né ? rsrsrs). Tomara que a gente descubra, afinal, do que essas coisinhas tão lindas gostam mesmo !
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dora:
    Com a minha mudança para SL, passei a dedicar-me bastante ao estudo das plantas e fui aprendendo o nome científico de algumas.
    Mas não é fácil conhecer essa "infinidade infinita" de espécies !

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Zélia:
    Gosto de colocar as plantas juntas pois, além de ficar bonito, eu li que elas gostam dessa proximidade.
    Como eu disse na postagem, ainda estou me acertando com elas. Em um ano, tempos atrás, elas estavam radiosas, magníficas. Em outro ano elas foram devoradas por formigas ! Como eram muitas, eu tinha levado para o jardim, onde foram atacadas. Trouxe para a varanda e elas foram se recuperando, mas ainda não atingiram aquele esplendor antigo.

    Histórias de plantas...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vera:

    Minha mãe tinha muitas plantas mas, na sua maioria, folhagens. Aquela begônia-begônia, tradicional e antiga que era tão comum nas residências, nem ela, nem eu conseguimos ter.
    Mas eu vou conseguir !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Anabela, pela visita.
    Nesse universo vegetal, fica até difícil dizer qual espécie é mais bonita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Muito lindas suas begonia, eu tenho algumas de esa especie, só q nao sao da espécie rex,e sim rhizomatous, a rex é a de folhas coloridas e grandes, tenho minhas fotos no facebook, procure por Prats begonias.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita, Anônimo !

    Eu fico impressionada com a diversidade da flora e sei que é impossível conhecer todas as plantas!
    Vamos aprendendo cada dia mais um pouquinho, não é mesmo ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Estou começando agora minha coleção de begônias adorei seus exemplares apesar de tbém naum saber os nomes;gostaria se vc conhecea begônia escargot e poderia me indicar quem tem OBRIGADA. ceciliabelll@hotmail.com

    ResponderExcluir

  11. Oi, Cecilia:

    Eu não conhecia a Begônia Escargot e fiquei encantada com ela !!!
    Aí fui procurar na net e não encontrei no Brasil, somente em sites estrangeiros. Só encontrei esse blog que fala sobre ela:

    http://blogdapaisagista.blogspot.com.br/2010/06/begonia-escargot.html

    Vou continuar procurando...

    Obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu encontrei aq no rio grande do sul comprei mas não tive sorte mas vou ir comprar denovo ela é muito linda eu amooooo

      Excluir
    2. Oi, Amante das Begônias, já comprou a begônia escargo ?

      Excluir
  12. Adorei......os comentários as fotos....também tenho as begonhas....2 especies na verdade...estão na sombra....e sempre florecem

    ResponderExcluir
  13. Oi, Margaret:
    As begônias são plantas encantadoras ! Queria ter exemplares das 1500 espécies!!!
    Mas, atualmente, já perdi algumas dessas das fotos da postagem: a begônia preta e a da última foto. Que pena...

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  14. Olá Flora! A begonia que você não imagina o nome se chama Begônia estrela, nome botânico Begonia heracleifolia "nigricans". Também tenho um vaso com elas... elas são enormes. Quem me ajudou a descobrir o nome foi a Lucia do canal youtube Vida no Jardim.

    Abraços
    Karine
    Karinepramos@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Karine:
    Muito obrigada pela informação ! Tenho essa begônia há muito tempo. Minha mãe já tinha, por isso acho-a uma begônia antiga. Adorei saber seu nome científico!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, vc tem instagram?
    Me acha la @boladonamilgrau
    Quero ver mais das suas begonias, q sao mto lindas!

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!