segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DEZEMBRO - Milagres de Natal I - A VIDA


  Minha nora Roberta costuma dizer que em Dezembro, quando a situação está complicada,  tudo parecendo  sombrio e difícil, acontece um MILAGRE DE NATAL, e tudo se resolve !
Aproveitei a idéia para minhas postagens de Dezembro, e a primeira é o início de tudo: a Vida.

Busquei formas de Vida para colocar aqui, e a foto que mais representou a Vida para mim em 2012 foi a exuberante florada do Ipê amarelo em frente da casa da minha amiga Luciana:http://www.flickr.com/photos/lucotinha/  Foi o Ipê mais bonito de S.Lourenço, sendo visitado por moradores que ficavam encantados com tanta beleza e tanta Vida !


 Minha Vida começou em Dezembro, exatamente amanhã, dia 11, num ano muito distante - 1944.  E aí estou eu, no dia do batizado, aos 6 meses de idade, compenetrada e já mostrando a pessoa preocupada que viria a ser...
Preocupada, mas muito feliz, sentindo intensamente todas as emoções, alegrias, surpresas e encantamentos que a Vida pode proporcionar !


Meu pai assim escreveu no verso de um retrato meu, mostrando todo o amor que sentia pela primeira filha.
Seu desejo "Deus te faça feliz" se cumpriu totalmente. 
Obrigada, papai...

Flores, pessoas e... filhotes de gatos !!! A Vida em movimento, em graça e alegria.  Como é bom acompanhar as peripécias dessas fofuras !

Fui em busca de outras expressões de Vida nos blogs amigos, e encontrei no da Lourdes - O AÇOR - uma postagem onde ela fala dos seus 61 anos de Vida:
 http://oacor.blogspot.com.br/2011/04/e-ja-la-vao-61.html

E peguei em outra postagem uma foto dela ainda bebê.  É a Vida seguindo em frente


Falar em Vida, e Vida longa,  é lembrar de  Oscar Niemeyer, arquiteto famoso que faleceu agora, dia 5 de dezembro, às vésperas de completar 105 anos de Vida !
 E que Vida produtiva teve esse homem ! Vejam a postagem da Anabela Jardim sobre ele:
  http://anabelajardim.blogspot.com.br/2012/12/curvas-de-niemeyer-em-belo-horizonte.html

Na  foto preferi mostrar  um Niemeyer jovem, no início da sua Vida, junto da esposa e da filha, na década de 30. E vejam que belas palavras para representar seu pensamento:

 "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.  O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.  De curvas é feito todo o Universo, o Universo curvo de Einstein"          

No blog da minha amiga Rute - Publicar para Partilhar - encontrei essa beleza de representação da Vida por chegar:
Em Portugal, estar "de esperanças" significa estar grávida. 

E assim ela diz: "Gerar um filho é experiênciar o ato de criação, esperar um milagre, dar forma ao amor conjugal." 
Vejam aqui a bonita postagem da Rute:
http://publicarparapartilhar.blogspot.com.br/2012/05/de-esperancas-na-teia-ambiental.html

Dezembro faz aflorar sentimentos, recordações... Pelo menos em mim ! 
E, aos pouquinhos vai mostrando seus "milagres". Que não precisam ser vivenciados somente em Dezembro, mas por todo o ano, por toda a Vida...

E agora eu pergunto para vocês, amigos leitores: quais são as suas representações de Vida ?

E aguardem para breve o meu próximo "milagre de Natal"...

14 comentários:

  1. Emocionante, como sempre. Que delícia vir aqui!
    Feliz aniversário, Flora!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, como sempre Flora ! Dá muito prazer de vir ao seu blog.
    Obrigada sempre !
    Muitos beijos pelo aniversário e que Deus continue fazendo de
    você uma pessoa feliz.
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  3. Do milagre do Natal, só tenho a agradecer o seu presente. O aniversário é seu o presente é nosso. Parabéns pelo seu aniversário, por ser está pessoa diferente, com um olhar cheio de amor pras pequenas e pras grandes coisas que estão a sua volta. Amei me encontrar com a flora através da Flora. Que Deus lhe abençoe e lhe dê muita saúde.
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  4. Pois é Flora, eu realmente acredito no "milagre de natal" e talvez por eu acreditar tanto, ele sempre acontece!
    Me lembro sempre de no ano passado(2011) mais ou menos nessa mesma época eu grávida e já com problemas de saúde, conversando com vc e dizendo que não podia estragar o natal da família(que a anos não se reunia toda para o natal). Parecia uma coisa boba, mas só nós sabemos o quanto foi difícil e tudo que passamos até chegar esse dia. E o milagre aconteceu e conseguimos chegar até lá e passar um natal maravilhoso ao lado de todos. E no dia 26 não teve mais jeito e fomos para o hospital. E depois disso,que palavra melhor pra descrever a chegada da Rafinha?! Mesmo diante de tudo que nós passaríamos e passamos, ela é o milagre "em forma de gente". E esse ano passaremos o natal com "um milagre entre nós".
    Eu continuo esperando e pedindo outros milagres. E acreditando com fé que eles acontecerão!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Vim te desejar um feliz aniversário! Que Deus te ilumine e te faça a cada dia mais feliz!

    ResponderExcluir
  6. Flora,
    Dezembro é um mês maravilhoso. Conheço pessoas muito queridas que aniversariam nesse mês.
    Por falar nisso, aceite meus parabéns, ainda que atrasados. É uma doce felicidade ter a sua amizade e algumas paixões em comum. Tudo e bom pra você!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Querida Flora,
    não sei porquê mas senti um chamado para vir aqui hoje. Eu sei que estou atrasada, porém mais vale tarde que nunca. Feliz aniversário! Desejo-lhe muitos anos de vida com saúde e sapiência. Seu post ficou com aspeto de bouquet de flores, colocando várias rosas (textos) de outras pessoas no arranjo. Super original. Obrigada por colocar minhas esperanças igualmente :)
    Beijinhos para todos aí em casa. Como está grandona a Rafaella.
    Rute
    (adorei o que seu pai escreveu no verso da foto. Quanto amor nas palavras dele. Poucos homens têm sensibilidade para escrever assim.)

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, querido Alvâni, e saiba que fico imensamente feliz com seus comentários !
    (Já falei isso inúmeras vezes, mas é sempre bom relembrar...)

    Muito obrigada pelos votos de feliz aniversário !
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Vera, pelo carinho.
    É muito bom receber seus comentários.

    Retribuo os votos felizes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito feliz com sua visita e comentário, Mara !
    Eu sempre agradeço por sentir a vida da maneira que sinto, mesmo sabendo que às vezes o sofrimento é maior, pela carga de emoção que vivencio. Se nasci assim, é para ser assim, não é mesmo ?

    Muito obrigada pelas palavras tão gentis e carinhosas !
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Querida Roberta:

    Os milagres acontecem para quem acredita, assim como dizem que as fadas aparecem para quem crê que elas existem.
    Nosso Dezembro deste ano está sendo abençoado com nosso pequenino e lindo milagre que é a Rafaella, essa menininha tão querida que tantas alegrias nos tem dado ao longo do ano.

    Nossa pequena família está mais feliz e completa!

    E vamos continuar acreditando em milagres, para que eles sempre existam em nossas vidas !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada, Anabela, pelos votos de feliz aniversário.

    E que v. tenha tido um muito feliz Natal e que o ano novo venha repleto de alegrias.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada, Gina !

    É muito bom encontrar pessoas que compartilhem gostos e paixões, principalmente quando essas paixões não são tão comuns no mundo de hoje.
    Amar plantas, flores e jardins, faz nossa vida mais feliz.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rute:

    Meu pai foi mesmo um homem especial, de rara sensibilidade. Fico muito feliz por ter herdado um pouco dessa sensibilidade dele.

    Em Dezembro, "meu mês", fico excepcionalmente emotiva. E essa emotividade me faz querer fazer postagens especiais, e nelas colocar também algumas participações de amigos.
    Esse já é o terceiro ano em que faço isso. Dá bastante trabalho, mas gosto muito de fazer essas Postagens de Dezembro.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!