terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DEZEMBRO - Milagre de Natal VI - O TRABALHO

 A sexta postagem do tema Dezembro é sobre o Trabalho, e encontrei uma definição muito interessante do que é isso que, para muitas pessoas, é "a luta pela sobrevivência", mas eu vejo como algo muito mais importante, bonito e compensador.

 "Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado."

Tenho muito orgulho de ser artesã ! É com satisfação que quando preencho formulários, coloco no lugar da profissão: ARTESÃ !!!

"Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima".
"Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado."

Também ficaria muito feliz em escrever: COZINHEIRA ! Sinto que estou me aprimorando cada vez mais nas artes culinárias e isso me dá muito prazer.


"Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais."

Posso também escrever: JARDINEIRA ! Lidar com plantas é a minha maior paixão, e quantas alegrias essas minhas amigas me proporcionam.  Também tristezas, quando as encontro atacadas por formigas ou outros bichinhos devoradores...

  "Hoje, mais do que em épocas anteriores, o ser humano se vê diante do conflito entre submissão às regras do novo mercado de trabalho e suas próprias necessidade".

Dizer que sou DECORADORA é exagero, mas adoro esse Trabalho de embelezar ambientes !  E preparar uma mesa enfeitada para as refeições é outra atividade extremamente gratificante.

 "O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porquê, uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo."

Quando conseguimos aliar o "ganhar dinheiro" ao "fazer o que gosto", a vida fica mais fácil de ser vivida.

 "A noção de que o trabalho é uma das formas mais profundas de expressão humana em contrapartida a de que seria apenas um ato de sobrevivência, não é nova, e está profundamente arraigada em hipóteses criadas, testadas e sedimentadas pelo indivíduo no decorrer de sua história."


E os trabalhos voluntários, aqueles em que nos dedicamos de corpo e alma, simplesmente para ajudar alguém ou contribuir para algo importante ? Para muitos, isso não é trabalho, e não tem valor...

Quase esqueci de dizer que tenho outro Trabalho: BLOGUEIRA !!! 

"Como forma de expressão do homem, o trabalho pode ser comparado à arte. É a manifestação de algo interno que se apresenta na concretização do esforço despendido, expondo crenças, atitudes e valores." 

"Dona de casa",  ou "Mãe", são os trabalhos mais importantes e menos valorizados deste planeta !!!
Talvez por essa razão as mulheres deixaram suas casas e seus filhos entregues nas mãos de terceiros e saíram para a rua em busca de valorização e um salário !


  "Qual o reflexo para as organizações atuais da presença ou ausência de significado do trabalho para seus integrantes?"

  Lavar, passar, limpar, cozinhar, arrumar, na casa da gente não tem valor ! Mas se isso é feito na casa dos outros, e em troca de um salário, aí sim, passa a ser valorizado !Que coisa estranha...
"Será possível ainda a aliança consigo mesmo e o produto, ou a cisão é inevitável? Qual o reflexo para as organizações atuais da presença ou ausência de significado do trabalho para seus integrantes?"

Prazer ou sacrifício (sacro ofício...) ?

O texto entre haspas veio daqui: http://www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v11/Significado/significado.html


Nas fotos, meu trabalho artesanal. Escolhi mostrar a linha Chita Mineira. Gosto muito também de trabalhar com juta, e papel reciclado.


Vamos espiar o que as amigas blogueiras fazem/pensam sobre Trabalho ?

( Escolhi postagens que mostram Trabalhos diferentes, especiais e muito interessantes,  para ilustrar o tema)

1)Minha amiga de além-mar, Hazel, mostra seus Trabalhos mágicos aqui:  http://www.casaclaridade.com/p/loja-da-bruxa.html

2)A Katia Bonfadini, dona de um blog encantador, também tem sua loja ! Veja aqui seu Trabalho:  http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/p/loja-da-bonfa.html


3)Minha amiga Angelisa, de Cambuquira, também tem um Trabalho muito prazeroso. Vejam aqui:  http://cantinhodasmandalas.blogspot.com.br/p/oficina-de-mandalas.html

 "TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE, E VOCÊ
NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA"!

Nizan Guanaes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nizan_Guanaes)

 

8 comentários:

  1. Muito grata pelo link, Flora! Foi muito generoso da sua parte.
    Realmente, aqueles sapatos de duende foram das coisas mais trabalhosas que já fiz. Levaram horas e horas e horas... mas valeu a pena!

    Os seus trabalhos reflectem o seu amor e dedicação e a cor e a alegria contagiante do Brasil! Gosto muito!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    ser artesã também é o meu orgulho! Sempre falo com as crianças que temos que amar nosso trabalho pra que ele seja bem feito. O amor sem dúvida faz a diferença em tudo!

    Mil bjinhos pra vc e um Ano novo abençoado!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hazel, resolvi mostrar o Trabalho da forma que gosto mais - aquele que é feito artesanalmente, com criatividade e amor, e sua Loja da Bruxa demonstra muito bem essa arte !

    Obrigada pela visita.
    Beij

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Kátia: tudo que é feito com amor e dedicação tem um enorme valor !
    Fazer uma faxina bem feita vale tanto quanto planejar um edifício, quando encaramos pelo lado do Trabalho como realização.

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a forma como você aborda cada tema, sempre valorizando as amigas e seus trabalhos.
    Tudo isso tem um valor imenso, pena que nem todos valorizem. Considero uma grande terapia, antes de mais nada.
    Seus trabalhos são muito delicados, pude comprovar isso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, Anabela, pelos votos felizes !
    Para você também, um ano novo muito feliz, com saúde, paz, amor e realizações.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gina:
    Sabe que eu adoro fazer essas postagens trabalhosas de Dezembro ?
    Sou mesmo muito estranha pois fico arranjando trabalho para mim em momentos em que a agitação é maior e o tempo menor...

    Amo citar postagens que gostei nos blogs amigos!
    Dá um trabalhão procurar nos blogs, mas é muito compensador. E o mais interessante é que as idéias vem surgindo, e é "em cima da hora"!
    Em 2010,2011 e agora em 2012 fiz essas postagens de Dezembro. E a recompensa é a satisfação de fazer, mesmo que esse trabalho não seja reconhecido.

    Obrigada pela visita e pelo comentário incentivador.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!