sábado, 7 de maio de 2011

TEMPESTADES DE AREIA


Outro dia, muito surpreso, meu marido vem me contar que ocorreu uma tempestade de areia na China, em plena capital Pequim ! Lembrei então, de que já tinha visto na tv um documentário sobre uma catastrófica tempestade de areia que atingiu os EUA na década de 30. Pesquisadora compulsiva, lá vou eu a cata de mais informações sobre o assunto.

E descobri que elas, as tempestades de areia, são mais comuns do que eu podia imaginar, já que somente as visualizava no Saara ! Descobri que até Brasília já havia sido visitada por uma dessas tempestades ! E também verifiquei que na China a situação é bastante grave, com o risco de que
sejam soterradas 24 mil pequenas cidades e 30 mil quilômetros de rodovias nas próximas décadas. Apesar de serem fenômenos naturais, as tempestades de areia podem acontecer com mais freqüência por causa da ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia.

Procurei na net informações sobre a famosa tempestade de areia nos EUA e repasso para vocês, entre assustada e pensativa, imaginando o que o Homem está semeando para sua vida...

"O dia de repente se tornou noite, era como uma parede escura no horizonte ocultando o sol. E de uma hora para outra tudo ficou escuro e coberto de poeira".

No início da década de 30 um fenômeno climático de proporções catastróficas atingiu as grandes pradarias dos Estados Unidos. As chamadas Nevascas Negras atingiram com maior intensidade a região Centro Oeste do país, mas seus efeitos puderam ser sentidos até a Costa Leste. A área ocupada pelos Estados mais afetados passou a ser conhecida como Dust Bowl (bacia de poeira), eram eles o norte do Texas, Oklahoma, Novo Mexico, Colorado e Kansas.

O fenômeno foi resultado direto da ação do homem sobre o ambiente. Foi provocado por anos de práticas de manejo do solo que o deixaram susceptível às forças do vento que provocaram seca induzida pelo alto nível de partículas de solo suspensas no ar. O solo, despojado de umidade, era levantado pelo vento em grandes nuvens de pó e areia tão espessas que escondiam o sol durante vários dias. Estes dias eram referidos como "brisas negras" ou "vento negro".

Na foto: Brasília encoberta pela areia.

Como isso começou ?

As pradarias do oeste americano a partir da metade do século XIX começaram a ser ocupadas por famílias que recorriam a agricultura. A área que era um deserto semi-árido passou a ser cultivada. As South Plains eram um verdadeiro paraíso com uma vasta paisagem verdejante coberta de campos de plantio. A abundância trouxe a prosperidade e atraiu cada vez mais imigrantes. No início do século XX, as fazendas cobriam toda a paisagem.

Mas esse período de prosperidade não iria durar para sempre. Ele fazia parte de um ciclo de chuvas abundantes que estava chegando ao fim. No verão de 1930, uma severa seca atingiu toda a região. Os campos já preparados para o plantio ficaram secos e as plantações morreram. Pior do que isso, o solo sofreu uma gradual erosão pelo vento e foi cozido pelo sol causticante.

A seca transformou o solo em uma camada fina de poeira negra semelhante a farinha ou pó de gesso. Quilômetros e mais quilômetros de campos cobertos de poeira. Quando o vento soprou sobre esses campos, a poeira acumulada se levantou formando enormes nuvens negras que viajavam velozmente engolindo tudo em seu caminho.

As tempestades sopravam continuamente, arremessando toneladas de poeira para a atmosfera do planeta. As nuvens viajavam a uma velocidade de 200 km/h, crescendo a medida que engoliam fazendas e plantações. As South Plains foram varridas, o trabalho de décadas arruinado em poucas horas.

As maiores nuvens podiam atingir dimensões colossais com milhas de extensão e centenas de metros de altura. A nevasca composta de poeira fina encobria tudo, reduzindo a visibilidade a pouco mais de um metro. Cidades engolidas pela nevasca eram cobertas de areia e poeira que entrava por frestas e se depositava em cada canto: nos quartos, sobre os pratos, na comida, na água.

As fazendas pecuárias foram completamente devastadas. O gado morria sufocado com a poeira. Mas ninguém foi mais afetado que os pequenos produtores que viviam no coração do Dust Bowl.

Mais de 500 mil pessoas ficaram desabrigadas em decorrência do fenômeno. Entre 1931 e 1935 mais de 2.5 milhões de pessoas fugiram da área afetada, no maior êxodo dos EUA.


No princípio as pessoas acreditavam que as tempestades seriam passageiras, mas elas prosseguiram sem parar ao longo de metade da década de 30. Seus efeitos continuaram sendo sentidos até o início dos anos 40. Muitas pessoas jamais se recuperaram: a poeira das nevascas foi responsável pelo surgimento de doenças. Alergias e irritações de pele eram bastante comuns. Pessoas cegadas temporaria e permanentemente pela poeira também somavam milhares. Mas nada era mais perigoso que a Pneumonia do Dust Bowl. A poeira aspirada se alojava nos pulmões e muitas vezes acabava se solidificando em pedras, o resultado: falência respiratória crônica.

Para se proteger das nevascas as pessoas vedavam janelas e batentes com gaze molhada misturada com cimento. Na região do Dust Bowl as pessoas costumavam usar panos na face ou "máscaras de poeira" para escapar da substância irritante que entrava nos olhos, nariz e boca. O governo federal reaproveitou estoques de máscaras usadas na Grande Guerra e distribuiu milhões de kits para os habitantes

Muitas pessoas usavam máscaras diariamente desde a hora que acordavam até a hora de dormir, as retirando apenas para comer.

Cidades inteiras eram fustigadas pelas tempestades e seus habitantes não podiam fazer nada a não ser se esconder e esperar. Algumas tempestades podiam terminar rapidamente, outras podiam durar horas... ou dias.

Em março de 1932, os habitantes de Kansas enfrentaram 20 dias consecutivos de tempestade e escuridão. O ano de 1933, contabilizou 193 dias de tempestade. A tempestade podia bloquear o sol e fazer com que a temperatura caíssem até 40 graus Farenheit em apenas uma hora.

Foto: na China atual, a criatividade da mulher chinesa, durante uma tempestade de areia.

Em 14 de Abril de 1935, o Dust Bowl experimentou a sua maior provação. O dia que ficou conhecido como Black Sunday (Domingo Negro) começou bonito e com um sol agradável que motivou as pessoas a sair de suas casas. Muitos resolveram fazer picnics ou visitar parentes e amigos. Mal sabiam que mais de 20 tempestades estavam prestes a se formar simultâneamente na mais forte tempestade da época.

As primeiras nuvens foram avistadas ao meio dia e rapidamente os ventos começaram a varrer a região erguendo uma quantidade de poeira capaz de preencher o equivalente a 50 estádios dos Yankees de Nova York. As pessoas fugiam e se refugiavam em celeiros, carros e porões. Aqueles que foram colhidos pela tempestade experimentaram um verdadeiro inferno na Terra. Muitos desapareceram...


O violência dessa tempestade foi tamanha que dois dias depois as nuvens atingiram a costa leste do país e as cidades de Chicago, Nova York e a capital do país Washington D.C. Na Nova Inglaterra areia vermelha de Oklahoma caia do céu como se fosse flocos de milho. Ironicamente foi só a partir dos eventos do Domingo Negro que a situação catastrófica dos habitantes do Dust Bowl começou a chamar a atenção do restante do país.

A miséria e a fome já se espalhava como uma epidemia pelo meio oeste americano cada vez mais abandonado pelos habitantes originais. Muitos jornalistas cobriram o fenômeno e foram responsáveis por fotografias inacreditáveis que demonstravam as dimensões da catástrofe.

A administração do presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu um programa emergencial de socorro para as famílias na área da tragédia. O programa também previa o remanejamento da população das áreas críticas para outras menos afetadas e o início de um programa pioneiro para conservação do solo.



No início dos anos 1940, as Nevascas Negras finalmente começaram a perder força. Foram necessários dez anos para que a natureza reparasse os danos sofridos pelo solo. Os anos 40 também foram de superação, com o fim da Grande Depressão. O Programa New Deal de Roosevelt buscou ensinar aos fazendeiros técnicas para prevenir a erosão do solo a partir de rotação dos campos e irrigação adequada.

A lição do Dust Bowl, no entanto, jamais foi esquecida. Nas palavras de Will Bryce: "Foi uma época difícil, de incerteza e desespero. Muitos diziam que era o fim do mundo e como não acreditar? Quando o dia vira noite, você sente um medo profundo e acredita que a esperança se foi... em um mar de poeira".


Como em tudo pode haver beleza, vejam que bela foto encontrei !

Já não bastava Furacão, Terremoto, Tsunami, Erupões Vulcânicas...

Que nossa Teia Ambiental sirva para mostrar os erros e os acertos do Homem. E que cada um de nós possa contribuir para uma vida planetária melhor.

24 comentários:

  1. Ai que medo Flora!
    Pensava que tempestade de areia só no Deserto, embora saiba que as areas deserticas estão a aumentar devido ao desmatamento e à falta de água.
    Tomei conhecimento há uns anos atrás de projetos relacionados com o renascer de terrenos mortos (desertos), através da permacultura. Veja aqui: Greening the desert. Sempre é uma luz no fundo do tunel...
    A Teia está ficando muito diversificada e tudo graças à vossa ideia brilhante de colocar tema livre!! As pessoas estão se sentido mais à vontade para aderir, porque não estão presas a temas.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Flora querida,

    Que Saudades!!!
    Depois de postar minha participação na nossa querida e importante "Teia Ambiental", vim te visitar.
    Continuarei ausente por alguns dias (estou arrumando minhas coisas ainda), mas logo estarei de volta.

    Nossa! não sabia de tamanha gravidade e das grandes conseqüências que são causadas pelas tempestades de areia, é de assustar!!!
    Fiquei muito impressionada em saber que isto já aconteceu aqui em Brasília.
    Informação é TUDO!
    Quem sabe assim, muitas consciencias sejam tocadas, porque com pequenas mudanças de atitudes conseguimos grandes transformações.
    E a Natureza clama por isto, o tempo urge e logo não teremos uma muitas chances.
    Parabéns querida, muito importante e informativa sua postagem.

    Que seus dias sejam muito abençoados.
    Um grandíssimo beijo em seu coração e até breve!

    ResponderExcluir
  3. Flora querida obrigada pelo comentário em meu blog. Fiquei feliz que gostou. Agora, fiquei perplexa qdo li esse seu post, desconhecia o assunto e pensar que isso já aconteceu aqui no Brasil, por tudo isso, é importante que continue sendo realizadas campanhas ambientais que alertem e conscientizem as pessoas, que precisam dar valor para o ecossistema do qual fazem parte, e valorizarem sua própria qualidade de vida e de seus futuros filhos e netos.
    Parabéns Flora, muito valioso seu post... Um ótimo final de semana pra vc e sua familia

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: Feliz Dia das Mães querida ao lado dos seus familiares...bjos

    ResponderExcluir
  5. Flora

    Tenho uma amiga que mora no Japão,essa semana ela me falou sobre essa tempestade de areia que cobriu varias cidades de lá.
    Disse que a tempestade veio da China e foi um sufoco para todo mundo.As crianças não puderam nem irem à escola e muitas passaram mal.As pessoas foram obrigadas a usarem máscaras na rua,de tão forte que foi..
    Veja que catástrofe foi novamente no Japão.
    Feliz Dia das Mães...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, Flora:
    Desta vez, a sua Teia assustou os leitores.
    Para quem está acostumado aos seus temas sensíveis e belos, essa tempestade de areia deve ter tirado o sono de muita gente.
    A sua pesquisa foi brilhante e a sua abordagem muito boa. O resultado está aí para quem ainda desconhecia até onde se pode chegar nessa insana destruição que o homem está levando a efeito no planeta.
    Mais um ótimo trabalho.
    Beijos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. A história serve para alertar-nos. Infelizmente nossa memória histórica é pequenininha. A ganância cega as pessoas, que preferem ignorar os alertas q a natureza vem dando. O problema é q todos nós estaremos juntos na hora da revolta. Muita paz!

    ResponderExcluir
  8. Ei Flora, tudo bem?
    Que horror estas tempestades de areia. Achei que só acontecessem no deserto do Saara, mas em Brasília?
    Dá medo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Realmente essa foi de assustar. A gente
    vai fazendo a nossa parte (eu sempre acho
    que faço pouco...), mas será que os
    governos não se "mancam" ? Nunca anunciam
    medidas realmente efetivas para diminuir as
    agressões que sofre nosso planeta.
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Oi Flora!!!

    nossa acho que ficaria apavorada se tivesse que encarar uma tempestade dessas!!!

    Enfim, passei aqui para, avisar e convidar você para uma visita ao blog http://minhamaefaziaassim.blogspot.com/, é algo que comecei com inspiração em minha mãe, e aviso seu delicioso e encantador blog já está lá registrado, espero que goste!!!!

    Beijinhos,
    Nancy

    ResponderExcluir
  11. Menina, como aprendi por aqui...e de maneira assustadora.Imaginar que a Natureza deveria ser um oásis de benesses e por culpa de nós humanos,na grande maioria das vezes, se tranforma num manancial de dor e tristeza,é de dar pena e se questionar:até onde e até quando?!Parabéns pela rica postagem.
    abçs e muita paz para ti e os teus.

    ResponderExcluir
  12. É, Rute...

    Dá medo sim, quando pensamos no que está acontecendo - e já aconteceu - no mundo !

    Fui olhar o vídeo, mas é em inglês, e não falo a língua. Aliás, apesar de achá-la a mais bonita do mundo, tenho sérias restrições ao uso compulsivo da mesma. Por que temos que entender a língua dos outros e os outros não precisam entender a nossa ??? Por que usar termos em outras línguas, quando temos na nossa?
    Recuso-me a dizer folder, se sempre chamamos folheto ou prospecto !!! Desculpe a rebeldia sagitariana...

    Quanto à Teia livre, algumas pessoas ficaram perdidas, mas eu até comentei que é só olhar os noticiários que veremos muita coisa - boa e ruím - acontecendo no planeta ! Assunto é o que não falta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lú:

    Realmente, fiquei muito impressionada com o poder de destruição e morte dessas tempestades de areia!
    São coisas tão distantes da nossa vidinha normal, mas existem por aí, e os desertos estão crescendo.

    Volte logo, viu ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Josy:

    A Teia Ambiental serve para isso mesmo: passar informações e despertar consciências adormecidas !

    Muito bom poder contar com pessoas como você nessa rede de conspiradores do bem !

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Josy, e que tenha passado um excelente Dia das Mães !

    ResponderExcluir
  16. Oi, sonia:

    Que loucura está esse mundo !!!
    Às vezes fico pensando se o que está acontecendo é que agora nós sabemos das notícias do planeta inteiro, e antes não tínhamos noção do que se passava...

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Meu querido e incentivador Gilberto:

    E é para assustar mesmo, pois talvez assim o Homem adquira um pouco mais de consciência sobre a preservação da vida na terra !

    Nem só de beleza vive a humanidade...
    Vejo na Teia uma grande oportunidade para trocarmos informações, e aumentarmos nossa participação nos rumos do planeta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Denise:

    Esse é que é o grande problema !!! Estamos todos no mesmo barco e sofremos juntos, os justos e os pecadores. Fazer o que ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Célia:

    Eu também fui surpreendida com essa notícia ! Mas, como no Brasil já estamos experimentando tremores de terra e tornados, não é de se estranhar que as tempestades de areia também cheguem por aqui...

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Vera:

    Se cada um fizer um pouquinho, já está de bom tamanho...
    Os governantes não pensam no meio-ambiente !

    Onde chegaremos ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nancy:

    é muito assustador sim !!!

    Já fui visitar o blog, inspirado na sua mãe. Muito legal !
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Soninha:

    Vivendo e aprendendo...
    Quanta coisa descobrimos nessa nossa rica vida virtual ! Assusta bastante imaginar que a Terra parece uma nave desgovernada comandada por um grupo de loucos...

    Que Deus nos ajude !

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. OLÁ! PASSEI POR AQUI E VI ESSAS CENAS ASSUSTADORAS DE POEIRAS. REALMENTE QUEM VIVE ISSO DEVE SOFORER MUITO. MAS ACREDITO QUE TUDO ISSO TEM POR DETRAS UMA LIÇAO, DESPRENDIMENTO DAS COISA MATERIAIS. O EGOISMO É GRANDE. E DEUS PERMITE (ISSO NAO VEM DELE E SIM DO INIMIGO DELE)PARA QUE O SER HUMANO VOLTE SEUS OLHOS PARA CIMA E PENSE UM POUCO MAIS EM CRISTO SEU CRIADOR E EM SEUS SEMELHANTES. NAO IREMOS LEVAR NADA DAQUI. TUDO ISSO AQUI DAQUI A POUCO VIRARÁ FUMAÇA, E EU TAMBEM SE TIVER APEGADA A ESSAS COISA MATERIAI E VIVENDO COMO SE O MUNDO FOSSE SÓ MEU E DOS MEUS PARENTES. QUERIDOS! BAIXE NA INTERNET. "NOVA ORDEM MUNDIAL. SINAL DE DEUS E SINAL DA BESTA. DECRETO DOMINICAL E ECUMENISMO" SAO UMA SERIE DE ACONTECIMENTOS QUE EM BREVE OCORRERAO. FIQUEM POR DENTRO DESSES ACONTECIMENTOS PARA NAO SEREM PEGOS DE SURPRESA. LEIAM TB. A BIBLIA,POIS É ELA O UNICO CAMINHO SEGURO PARA NOSSA SALVAÇAO. LEIAM MATEUS 24 E 25. DOIS CAPITULOS E SE PREPAREM PARA A BREVE VOLTA DE JESUS. "QUEM AVISA AMIGA É" ABRAÇO.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!