Sempre fui diferente dos padrões costumeiros, seja na forma de sentir, na timidez crônica, ou mesmo no jeito rebelde-dócil quando seguia as regras familiares sem brigas ou revoltas.
Desse jeito fui seguindo minha vida, lendo muito e pesquisando profundamente tudo o que me interessava.
Li, aceitei, acredito ! Logicamente, sigo as informações adquiridas, após testar e comprovar sua veracidade.
Qual a razão desse blá-blá-blá sem pé nem cabeça ?
Em relação à Natureza, de tanto que eu li, passei a agir diferente das pessoas normais. E aí começou o problema: os outros não entendem o que estou dizendo, não aceitam, e eu começo a ficar irritada, precisando por em prática aquela famosa frase de Jesus - Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem...
Quantas e quantas vezes eu já expliquei que quando se corta mato, apara grama ou retira galhos de árvores, esse material é matéria orgânica preciosa e deve ser colocado em algum lugar para alí se transformar em um rico adubo para as plantas, e não queimá-lo ou mandá-lo para o lixo, como normalmente as pessoas fazem..
Queimando, está poluindo o ambiente, jogando fora está desperdiçando algo muito útil.
Infindáveis vezes esclareci que o lixo deve ser separado, mesmo que não exista coleta seletiva em sua cidade, pois os pobres catadores que reviram as latas de lixo em busca do seu ganha-pão (que tristeza...), encontrarão os reciclados limpos...
Se não diminuirmos o lixo, se não cuidarmos dele, um dia poderemos acordar com o lixo na nossa porta, ou, como diz o Cacique Seattle, acordaremos sufocados por nossos próprios dejetos.
E tantas mais vezes fiz discurso contra as queimadas que, na época seca, assolam o país, criando devastação e prejudicando a saúde das pessoas. Talvez elas também possam criar aqueles desertos assustadores de uma postagem anterior !!!
E o vizinho que queima fios para retirar o plástico e vender o metal ? Já disse-lhe do mal que faz a fumaça do plástico queimado. E ele acreditou em mim ? NÃO, pois continua a fazer sua terrível fogueirinha !!!
Já ouviram falar na Síndrome de Cassandra ? Cassandra era uma personagem da mitologia grega que tinha um dom - prever o futuro - e uma maldição - não ter credibilidade para poder ajudar as pessoas !
Muitas vezes eu me sinto como a Cassandra...
Veja aqui:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/geopolitica-exterminador-no-futuro-missao-asfarc/22310/...
Essa postagem bem podia ser para a Teia Ambiental, mas a vontade deu hoje, diante de um fato que presenciei.
As fotos são da Praça Brasil.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Flora
ResponderExcluirContinue batalhando, amiga. Muitas vezes é pior que pregar aos peixinhos, mas como diz o povo, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"...
Beijinhos
Lourdes
Palmas, para você, Flora Maria. É difícil as pessoas se darem conta do grande desrespeito que cometem com tudo e com p planeta. Gostei muito. Meu abraço!
ResponderExcluirOi,Flora!
ResponderExcluirCompreendo bem o teu "desabafo",minha amiga...E posso te dizer que também já passei por essa experiência,tipo "Cassandra", por várias vezes.E sei bem como dói na gente o desrespeito à natureza e a tentativa de nadar "contra a maré"...E o pior é ver as pessoas cometerem verdadeiros absurdos e ter muitas vezes de ficar quieta. É muito difícil mesmo. Aqui na rua onde moramos,por exemplo, vejo a especulação imobiliária invadindo tudo,e a natureza ao redor desaparecendo...E quando a gente alerta para esses problemas,ninguém compreende...O dinheiro é,infelizmente, o deus de muitas pessoas!
Mas não vamos desanimar não... Sei que,graças à Deus, ainda têm muita gente boa disposta a repensar a sua atitude diante da saúde do nosso belo planeta azul,e quem sabe um dia,muitos unirão as suas forças e farão diferença,no melhor sentido, para o mundo em que vivemos...E como também disse Jesus,"Vós sois a luz do mundo!" Que Deus nos ajude muito e ilumine os caminhos de todos nós...
Beijo pra ti!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
Ei Flora
ResponderExcluirAlguém com uma consciência ecológica tão exacerbada, com tanto amor e respeito à natureza, fica indignada com atos de tamanho vandalismo.
Entendo perfeitamente seu desabafo e compartilho dele.
Belas imagens.
Bjo
oi amiga
ResponderExcluirPor mais que se fale, que se ensine infelismente ainda existe pessoas com uma ignorancia tão grande quanto ao futuro de nosso planeta que chega a dar pena.
Continuemos falando, ensinando, mostrando na prática como se deve cuidar da natureza...ainda tenho esperança!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Oi amiga,
ResponderExcluirsaudade de vc!!!
Olha, esse seu desabafo é o meu também. Aquela vizinha complicada, coloca fogo em tudo! Essa semana ela colocou fogo em vários terrenos em volta das nossas casas! Muita fuligem subindo...um horror. E eu gosto tanto do verde! Agora tá tudo queimado e feio.
Pena certas pessoas serem tão ignorantes!
Bjinho sentí sua falta, viu?!!
Oi Flora,
ResponderExcluircá em Portugal é proibido fazer queimadas. Se alguém fizer isso, são logo multados. Há muitos anos que é assim. Mais de 10 anos!
Claro que no interior, onde o "policiamento" é menor, sempre há quem desobedeça à lei.
Na cidade, existem contentores especiais para lixo organico. Especialmente junto a locais de feira semanal. Uma vez que no fim da feira sempre há muitos residuos vegetais pelo chão.
Beijinhos,
e vá com calma lendo cada uma das participações. Eu adorei ler! Nem sei como consegui em apenas 3 dias. Bom, mas meu computador é rápido.
Rute
Oi Flora querida, compartilho de sua tristeza ao ver tanto descaso com a natureza, mas a gente deve fazer o que esta ao alcançe, nao desanimar. Continuemos tentando.
ResponderExcluirBjs
Alice
Pois é,Flora...
ResponderExcluirPresencio,diariamente,o desperdício de água,com pessoas lavando calçadas,demoradamente, e com mangueira!É de fato, necessário?
Lixo, então...já vi carrões de "gente importante" que deixa seus filhos jogarem lixo pela janela!! O que eles estão aprendendo, com isso? Nas ruas,então, nem se fala...´
Ñ bastam campanhas,TODOS tem que se conscientizar, e ñ pensar que as coisas acontecem só com os outros,né?
Ñ sei se vc assistiu,mas na semana passada,um telejornal mostrou uma série com o que é feito com o lixo, na Holanda! Apenas 5% vai p/o lixão!
Do outro lado do mundo, em Cingapura, as leis são rígidas ( e cumpridas) pra quem jogar lixo nas ruas. Exemplos maravilhosos e possíveis! Por que ñ copiar o que é bom?
Depois acontecem tragédias,e todo mundo chora. Ñ basta criticar a política...cada um deve fazer a sua parte;ñ acha?
Oi, Lourdes:
ResponderExcluirEsse é exatamente meu ditado preferido !!!
Não desisto não.
Beijo
Muito obrigada, Maria Luíza !
ResponderExcluirTudo tem jeito nessa vida e, essa consciência pode ser adquirida por todos.
Beijo
Oi, Teresa:
ResponderExcluirObrigada pelo belo comentário, pois são essas palavras que nos incentivam e apoiam.
Unidos venceremos !
Beijo
Obrigada, Maria Célia, por suas palavras !
ResponderExcluirSei que todos podem passar a agir com mais cuidado e respeito pela Terra, mas sei também que cada um tem seu momento de despertar, e temos que ter paciência e esperar.
Beijo
Oi, Tina:
ResponderExcluirEu também tenho esperança - pois ela é a última que morre - mas podíamos evitar muito sofrimento para nós mesmos pois, quem sofre é o Homem e não a Terra !
Beijo
Ai, Kátia, nesses casos, só rezando e pedindo muita luz para esses seres que ainda não percebem o mal que estão fazendo para eles próprios !!!
ResponderExcluirBeijo
Oi, Rute:
ResponderExcluirComo costumamos dizer por aqui, Europa é Primeiro Mundo e ainda percebemos uma grande diferença de atitudes em relação ao nosso "jovem e inexperiente" Brasil. Por aqui, até quando é proibido, dá-se um "jeitinho", aquele famoso "jeitinho brasileiro" para burlar a lei.
É com muita tristeza que tenho que reconhecer isso...
Mas tenho fé que um dia isso mudará !
Beijo
Oi, Alice:
ResponderExcluirÉ isso mesmo ! E eu gosto de citar o exemplo do beija-flor que tenta apagar o incêndio da floresta levando um pouquinho de água no seu bico...
Ele faz o que pode.
Beijo
Oi, Izabel:
ResponderExcluirOutro dia eu falei para uma pessoa se ela já tinha pensado que, se ninguém jogasse lixo na rua, não precisaria varredores...
Um dia eu vinha andando pela Pedro II, quando vi uma jovem jogar o papel do picolé no chão. Eu estava naqueles dias em que a boca não consegue ficar fechada e disse-lhe para não fazer isso, pois estava sujando nossa cidade.
E ela retrucou que não morava aqui !!!!!
Beijo