"O preto é uma não-cor, pois é a ausência delas. O negro é a cor do solo, e é ligado às trevas, à noite, ao inconsciente, ao desconhecido, à terra. Entretanto, isso não quer dizer que seja uma cor má".

"Para algumas pessoas existe a crença (característica da cultura ocidental) de que é ruim usarmos o preto. Um dos motivos mais fortes para a fixação dessa crença é o fato de que as antigas curandeiras e parteiras das aldeias européias usavam as roupas pardas e negras características das populações pobres e sem recursos de higiene.
Quando, a partir da Idade Média, os padres e os médicos ligados às classes dominantes desencadearam a violenta campanha de destruição dessas concorrentes profissionais, a única forma de desacreditá-las junto ao povo foi associá-las - e ao seu modo de se apresentar - ao demônio cristão, ao qual ficou ligada a cor negra como símbolo do mal".
Foto: lindo menino negro com expressivos olhos pretos. (net)

"O preto é a cor dos Orixás da morte e do destino, como Omulu e Exu.
O negro puxa para a terra e dá uma sensação de peso e de imobilidade.
Um objeto preto não reflete qualquer luz para o ambiente, mas absorve todas as cores - ele é como uma esponja que chupa energia do exterior. Essa energia precisa ser armazenada de alguma forma".
Foto: a turmalina preta (net), protege de energias negativas. Leia mais aqui:
http://cristaldecura.blogspot.com/2011/01/turmalina-preta.html
"Ao ser incorporada aos átomos do objeto, o aumento de energia é sentido como calor. Experimente usar uma blusa preta, mesmo que seja de tecido fino, para andar ao sol. Você sentirá mais calor do que se estivesse usando uma blusa clara mais grossa, pois toda a luz solar que atinge você é absorvida pela roupa. No Inverno, essa característica da roupa preta pode ser muito útil".
Foto: casaco de veludo astracã, que era da minha avó e ficou para mim.

"Um uso comum do preto como concentrador de energia é feito nos sistemas de captação de energia solar para aquecimento de água ou em fornos solares. Em ambos os casos, o encanamento de água (ou o recipiente para o alimento a cozinhar ou secar) fica contido dentro de uma caixa metálica revestida de material isolante (lã de vidro e madeira) e com uma tampa de vidro. Para nada desperdiçar da energia que atravessa o vidro, o metal é pintado de preto. Como o material isolante não deixa o calor irradiar para o ambiente, ele se concentra no interior da caixa, onde a temperatura pode atingir níveis suficientes para assar um pão".
Foto: jabuticaba, fruta pretinha.

"E qual seria a razão do possível efeito da lingerie preta sobre a vida sexual dos casais ? Uma hipótese a esse respeito é que, como a roupa preta acumula mais energia do que qualquer outra, a mulher, ao vestí-la, se sente mais quente e ativa; para o homem, a roupa preta pode indicar que a mulher está assim e, por isso, ele também se sente mais bem disposto e excitado. Desta forma, juntam-se os efeitos físico e psicológico para que a roupa preta seja excitante para quem a usa e para quem a vê".
Foto: belíssimos cabelos negros. (net)

"É importante compreender os prós e os contras do preto. Sendo a "cor" que absorve o máximo de energia, a roupa preta é adequada para determinadas situações em que a pessoa precisa absorver e acumular muita energia. Este é o caso de operações mágicas em que a pessoa precisa concentrar muita energia para compensar a que perde em projeções e curas. Estes magos costumam usar roupas pretas e tapetes ou calçados de material isolante para não dispersar energia pelos pés".
Foto: o gato Preto.

"Talvez a tradição do uso de roupas pretas no luto, nas regiões frias da Europa, tenha se originado da percepção intuitiva de que essa cor compensaria o estado de depressão e esgotamento causado pela tristeza da perda.
Entretando, o preto é uma faca de dois gumes. Usando o preto, a pessoa fica totalmente sem barreiras; absorve tudo o que vier do ambiente, seja benéfico ou não. A maneira como esse problema é resolvido pelas pessoas experientes no uso da energia corporal e ambiente, é criando uma barreira seletiva, um filtro energético, canalizando a vontade pessoal ou do grupo para impedir a absorção de forças indesejáveis".
" Em geral, este processo de concentração da vontade é simbolizado pela visualização de um círculo protetor de luz dourada, prateada ou branca, que é criado antes de a pessoa começar seu trabalho energético e desfeito no final da atividade".
Foto: a imponência de um cisne negro. (net)
Texto baseado no livro de Eneida Duarte Gaspar - CROMOTERAPIA, Cores para a vida e para a saúde.