Como já foi dito e redito aqui, eu gosto muito de casas, castelos, palácios, hotéis, obras criadas pelo homem e que, muitas vezes, tem uma beleza quase divina.
O castelo que lhes apresento é na realidade um falso castelo, visto que nunca foi habitado por nobres.
Fez parte porém das minhas fantasias de criança, pois podia ser visto ao longe, durante o trajeto feito de ônibus do meu bairro para o centro da cidade do Rio de Janeiro.
Nunca entrei nesse meu castelo carioca, mas sempre admirei muitíssimo sua construção com jeito das Histórias das Mil e Uma Noites.
"CASTELO DE MANGUINHOS", ou "PAVILHÃO MOURISCO", assim é conhecido o magnífico edifício localizado no bairro de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro.
Idealizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz, o prédio é a sede da Fundação de Pesquisa Científica que leva o seu nome e traduz toda a importância de Oswaldo Cruz para a ciência brasileira."
"Em 1905, Oswaldo Cruz encarregou o engenheiro e arquiteto português Luís Moraes Júnior de construir ali um imponente edifício - que viria a ser o centro do conjunto arquitetônico de Manguinhos - com base num desenho tosco que o sanitarista fez de próprio punho e lhe entregou.
Mas o prédio só ficaria pronto em 1918, um ano depois da morte de Oswaldo Cruz.
"O estilo arquitetônico então em voga era o eclético neomourisco. "É o mais bonito", justificava o diretor do Instituto.
Com quatro pavimentos, o Pavilhão Mourisco, também chamado de Castelo de Manguinhos tem 50 metros de altura por 45 de largura.
Em sua construção foram utilizados materiais nobres trazidos de vários países europeus.
As varandas, por exemplo, são revestidas de azulejos portuguêses, e o piso de mosaicos franceses.
A escadaria principal, de ferro forjado, tem degraus em mármore de Carrara.
http://www.museudavida.fiocruz.br
"O elevador, alemão, instalado em 1909, é hoje em dia o mais antigo em funcionamento no Rio de Janeiro.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1981, o Castelo de Manguinhos é uma das raras edificações em estilo neomourisco ainda existentes na cidade."
"A referência decorativa à linguagem neomourisca dos edifícios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) veio do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, na Espanha.
O acervo da biblioteca de Manguinhos possui, desde 1906 um livro de Albert F. Calvert (1872-1946), editado no mesmo ano, onde o autor transcreve os estudos do arquiteto britânico Owen Jones (1809-1874) sobre as experiências decorativas mouras de Granada, primeiramente publicados em 1837.
Tal aquisição revela o esforço de Oswaldo Cruz em captar essa estética e em transmiti-la ao arquiteto da obra.
De fato, a linguagem árabe usada por Moraes em Manguinhos segue fielmente os detalhes construtivos e decorativos mostrados no livro."
À Oswaldo Cruz - além dos benefícios prestados por esse médico, sanitarista, cientista, bacteriologista e epidemiologista - devemos esse belíssimo castelo.
Conheça um pouco desse homem admirável aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz
(As lindas imagens e as informações do texto foram encontradas na net)
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OLÁ.
ResponderExcluirESTOU BEM AMIGA, MEIO ENROLADA COM O TEMPO E VIDA, MAS ISSO FAZ PARTE DO APRENDIZADO DIÁRIO.
MUITO LINDO O CASTELO QUE NOS APRESENTA, TAMBÉM FICO ADMIRADA DE VER COMO FAZIAM CONSTRUÇÕES MAGNIFICAS, SE LEVARMOS EM CONTA AS DIFICULDADES QUE TINHAM NA ÉPOCA,
AMEI AINDA MIAS A ORQUIDIA DA POSTAGEM ANTERIOR, EU PLANTEI POR AQUI ALGUMAS BROMÉLIAS, NUMA PARTE DO PEQUENO JARDIM, QUE NÃO TEM SOL E ELAS PARECEM QUE ESTÃO COMEÇANDO A SE ADAPTAR BEM. SE FLORIREM EU MOSTRO AS FOTOS DEPOIS,
AMO AS ORQUIDIAS TAMBÉM MAS POR AQUI NÃO TEM MAIS ESPAÇO PARA NADA, MAS SEMPRE QUE DÁ COMPRO MAIS ALGUMA COISA.....
BEIJOS DE MUITA LUZ
Fiquei feliz em receber notícias suas, Rosan !
ResponderExcluirCom esse contato quase diário pela net, acabamos criando vínculos com as pessoas e sentindo falta de suas postagens e comentários, não é mesmo ?
As plantas são uma grande alegria na vida de quem as admira. Espaço eu tenho bastante por aqui, o que falta é tempo para cuidar de tudo e dinheiro para comprar todas as plantas que eu gostaria de ter !
Beijo
Olá, querida
ResponderExcluirDesse castelo foi uma vacina quando morava fora do Brasil que curou uma alergia...
Bonito seu post por divulgar um local também de pesquisas...
Bjs de paz e um excelente final de Domingo.
Oi, Rosan:
ResponderExcluirEsse Castelo é muito bonito mesmo ! Admirei o cuidado com que ele foi construído, pensado nos mínimos detalhes.
Estou muito feliz com minhas orquídeas e bromélias! Elas estão se multiplicando, crescendo e embelezando cada vez mais o jardim.
Beijo
Oi, Orvalho:
ResponderExcluirConheço esse Castelo há muitos anos, mas conheci sua história somente agora, quando fui pesquisar para fazer a postagem.
Valorizei ainda mais o trabalho do Oswaldo Cruz !
Beijo
Oi, Orvalho:
ResponderExcluirO Instituto Oswaldo Cruz faz um belo trabalho de pesquisa.
Beijo
Olá Flora,
ResponderExcluirO Castelo da Fiocruz pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 16:30h – Visitas com agendamento prévio para grupos.
Sábados, das 10h às 16h – Visitação livre
Público-alvo: Visitantes de modo geral, sem limite de idade
http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&sid=209
Abraços,
Sandra Helena Camargo
Muito obrigada pelas informações, Sandra !
ResponderExcluirEsse castelo é mesmo uma beleza.
Abraço
Eu trabalho no Castelo! Chamado de Espaço Passado e Presente do Museu da Vida, onde se encontra a presidência de toda a Fiocruz. Caso queira mais informações, ou melhor: Visitar o Castelo,será bem vinda!;) Beijo
ResponderExcluirQue delícia trabalhar num lugar tão bonito, Vanessa!
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário.
Eu morei tantos anos e no Rio e nunca visitei o Castelo Mourisco.
Quem sabe um dia...
Beijo