terça-feira, 29 de novembro de 2011

A FAUNA E A FLORA (eu !)

Faz tempo não falo aqui dos "nossos irmãozinhos menores"- como dizia São Francisco - os animais, mas eles estão presentes em todos os meus dias, alegrando ou atrapalhando minha vida!

Dizem que a curiosidade matou o gato, e foi nisso que pensei quando vi o Gato meter a cabeça dentro do cupinzeiro no pasto !
Esse gato, também chamado de Intruso, apareceu aqui no sítio e foi ficando, disputando e brigando com os da casa, mas acabou nos vencendo pelo cansaço e garantiu seu lugar na família.
Ele é grandão, tem lindos olhos verdes e está sempre me seguindo. Assim foi nesse dia, quando subi a montanha para fotografar a paisagem.

Os lagartos são nossos visitantes nos meses quentes e, já íntimos da casa, todos os dias chegam para comer a ração dos gatos.
Colocamos casca de mamão e bananas muito maduras e eles também comem.
Não acho bom que animais silvestres comam ração industrializada mas, o que fazer ? Se eles saem do seu ambiente natural e chegam até aqui em casa, deve estar faltando alguma coisa em seu habitat.

Essa pequenina perereca causou furor quando apareceu durante nossa exposição de artesanato no Parque das Águas !
Minhas amigas, senhoras já de uma certa idade, correram para longe da pobrezinha e inofensiva criatura.
Eu, a corajosa, peguei uma vassoura e fui, delicadamente para não machucá-la, empurrando-a porta afora para o jardim que, na realidade, é seu lugar.

Show é o pica pau de penacho amarelo que, de tempos em tempos, brinda-nos com sua colorida presença !
Conseguir fotografá-lo é que é o problema.

Os saguis passeiam todos os dias pelo nosso bosquinho, em fila indiana, de galho em galho, indo para não sei onde.
Outro dia vi 7 , sendo os 2 últimos bem miudinhos. Apesar de visita constante, é sempre uma alegria apreciar a caminhada desses bichinhos. Aqui em casa, quem os vê primeiro, avisa aos outros para irem apreciar o desfile.
Fotos de perto ainda não consegui. Eles percebem nossa presença e ficam parados nos olhando, mas não chegam muito próximo de nós.

Que jóia é esse besouro dourado ! Peça rara, ganhou uma foto e o destaque no blog !

Essas lagartas surgem todos os anos por aqui. De repente, uma grande quantidade de casulos aparecem nas paredes externas e, se tivermos paciência e tempo, veremos a lagarta sair só um pouquinho de dentro e ir caminhando parede acima - ou abaixo.
Se viram lindas borboletas eu não sei !

Claro que não é nada agradável quando o gado do vizinho rompe a cerca e vem devorar minha plantação de abóbora, meu capim-limão e meus pés de mandioca !!!

Detesto quando os lindos tatus - que só andam na escuridão da noite - esburacam meus canteiros e destroem as mudinhas que semeei à pouco e estavam começando a crescer !!!

Mas, apesar de tudo, gosto muito desse contato com os nossos bichinhos de estimação !

20 comentários:

  1. Olá Flora
    Tenho pânico de perereca, e este lagartão aí comendo ração do cachorro, ai, que medo.
    Gosto mesmo dos pássaros, lindos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga...

    que vidão nós temos,né?!!!
    Sempre amei a vida no campo! E aqui além do mar, tenho muitas áreas de reserva pertinho de casa. Os "bixinhos" daqui são da família dos daí,rsrsrs!
    Os diferentes são os caranguejos que aparecem vez ou outra. Minha mãe tem pavor!
    Mas e esse lagarto folgado, amiga? Grande assim nunca apareceu. Aqui são aqueles de parede que parecem filhotes de jacaré.
    O besouro é um luxo! Dourado prontinho pro Natal, rsrsrsrs!!!

    Amei o post!
    Bjinhos no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Flora querida,

    Que imagens deslumbrantes!!!
    Alguns bichos te confesso que não tenho coragem de mexer.....como a perereca....e que lagarto é esse?!!!
    Estou tão acostumada com os calangos daqui que não são muito grandes, e me assustei com o tamanho deste lagarto.
    Agora o pica pau e o besourinho são duas gracinhas....rsrsss
    Outro dia consegui tirar algumas fotos de uma coruja que ficou no meu muro, ficaram belíssimas!
    Eu sei que é bem o que você falou: É muito bom conviver com nossos amigos, mas tem dias que eles dão algumas dores de cabeça.....rsrsrsss
    Linda postagem, adorei!!!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Flora querida falou em animais, corri pra vê-los, adoro animais, todos, lógicamente que os peçonhentos tenho medo, mas mesmo assim, gosto deles, eles não tem culpa de serem peçonhentos. Adoro os saguis, são muito fofinhos e arteiros, de vez em qdo aprece por aqui, os passaros são lindos, esse besouro é uma jóia rara mesmo. Lindo. Que contato gostoso com a fauna não é? Mesmo alguns dando pequenas dores de cabeça, eles me encantam. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes acabam fazendo uma sujeirada também...mas estes bichos são bem interessantes...Nós como também vivemos mais no meio do mato, sempre tem algo diferente para apreciarmos como eles interagem no nosso meio...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Oi Florinha, tambem gosto de observar os bichinhos, menos as lagartas porque tenho verdadeiro PAVOR. Nao gosto de vê-las nem em fotos...rsrs, sei que sao inofencivas, mas vai saber, cada doido com sua mania...rsrs
    BJIM E OTIMA TARDE

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gaspas:
    Para quem gosta, os bichos são uns amores !!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria Célia:

    Quando eu era mais nova até tinha medo de alguns bichos. Com a idade isso foi mudando e, depois que mudei para o sítio, passei a gostar de todos!

    Adoro quando começo a ouvir o coaxar dos sapos, no tempo das chuvas, e a perereca é uma gracinha!

    Os lagartos já perderam o medo - pois eles é que tem medo dos homens ! - e gosto de vê-los chegando tão perto de nós.

    É muito bom sentir que ainda podemos viver em harmonia com a fauna silvestre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kátia:

    Temos muita sorte, amiga, mas nem todas as pessoas gostam desse convívio tão natural com a fauna.

    Você mora num paraíso marinho, e deve ser uma delícia conviver com esse mundo aquático !

    Aqui aparecem lagartos de vários tamanhos, e os pequeninos são engraçadinhos !

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lú:

    Os bichos é que tem medo dos Homens !
    Dificilmente conseguimos chegar perto deles.
    Esses lagartos, aos poucos, foram ficando menos ariscos e gosto de ver quando eles ficam deitados ao sol, junto dos gatos.

    Ruím é ter que aturar pernilongos nos picando ou zumbindo no ouvido. Ou carrapato agarrado no corpo, quando andamos pelo mato.
    E as formigas cortadeiras devorando nossas plantas.

    Mas, ainda assim, eles estão cumprindo suas missões...

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Josy:

    Concordo com você, pois também acho que cada animal tem seu valor, beleza e missão a cumprir.

    Certo dia encontrei aqui no sítio uma cobra dourada, muito bonita. Eu e meu marido ficamos olhando ela caminhar por entre as plantas e ir embora, sem coragem de matá-la. Eu não mataria de jeito nenhum, mesmo que ela fosse feia !

    Se nem sabíamos se era venenosa, por que acabar com sua vida ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bel:
    Morar em sítio é uma forma bem diferente de viver, não é mesmo ?
    Gosto muito, com todo o trabalho que dá !
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Alice:

    Sei bem o que é isso pois, quando eu era jovem, tinha pavor de borboletas grandes ! Na realidade era de mariposas, aquelas pretas enormes.

    Hoje convivo tranquilamente com elas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. OI FLORA,ADOREI VER ESSES BICHINHOS,AQULE BESOURO DOURADO ARRASOU...TU SABES QUE A PRIMEIRA VEZ QUE VI UM LAGARTO(EU DEVERIA TER UNS NOVE ANOS,VINHA DA ESCOLA)CHEGUEI EM CASA TODA EUFÓRICA E ASSUSTADA PENSAVA QUE ERA UM JACARÉ KKKK PODE UMA COISA DESSAS,CUSTARAM A ME CONVENCER DO CONTRÁRIO...

    ResponderExcluir
  15. Flora querida ! Muitos lindos o seu texto e
    suas fotos. Sou fã incondicional dos
    animais e não viveria sem tê-los por perto.
    Tenho 10 gatinhos e os passarinhos que, soltos,
    alimento todos os dias. Você tem mais sorte
    do que eu pois o zoo aí é mais variado.
    rsrsrs
    Beijinhos.
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mari:

    Imagina eu, carioca da gema, que não tinha contato nenhum com a fauna nativa !!!
    Mas gosto muito disso.

    Hoje vi um lagarto grande com o rabo cortado, tadinho ! Mas eles se recuperam, acho eu, tal qual a lagartixa.
    Será que alguém deu uma enxadada nele ?
    Tem muita gente que não gosta de bichos...

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Vera:

    Eu gosto muito de bichos, nativos ou domésticos e temos muitos gatos e os animais nativos.

    A fauna aqui é bem variada sim. Tem até lebres do mato, que eu ainda não consegui ver, mas o restante da família sim !

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi,Flora!
    Também adoro estar pertinho da natureza e poder viver pertinho dos animais. Sei que aqui no Rio, está ficando cada vez mais raro a gente ter a oportunidade dessa experiência. Devido à grande especulação imobiliária,e a falta de uma política séria de planejamento urbano, as áreas verdes e ruas de casas com quintais,estão sendo engolidas pelo "progresso" desordenado,que destrói e espalha o seu cruel "reino de cimento"... Casas antigas e ruas tranquilas se transformam em aglomerados de condomínios de pequenos e caros apartamentos. Sendo assim, não há mais espaço para as plantas e muito menos para os animais... E os bichinhos que mais vemos sao apenas os cachorrinhos "pudlles" dos seus habitantes entediados... Uma verdadeira pena!
    Onde moramos,aqui na zona oeste, ainda temos o privilégio da tranquilidade da mata,embora não saibamos até quando... Mas é realmente uma grande alegria a gente poder ver ainda os micos estrelas passeando na nossa árvore,os sapos,os esquilos, gambás,papagaios,e muitas aves que frequentemente nos visitam... E ainda na semana passada, tivemos a inesperada visita de um "ouriço caixeiro" bem aqui no nosso quintal!
    Por isso,minha amiga, fico muito contente em saber que você também gosta de receber essas "visitinhas" desses nossos adoráveis bichinhos, que mesmo às vezes nos causando confusão, sempre espalham a alegria e o encantamento da natureza em nossas vidas!

    Beijos e um abraço grande pra ti,querida amiga da natureza!
    Teresa
    Teresa

    ResponderExcluir
  19. Oi, Teresa:

    O Homem foi modificando seu habitat natural sem perceber, achando que Homem nasceu para viver na cidade e não no campo !!!

    É no campo que está tudo que precisamos: ar puro, água, alimento, silêncio, paz, e o convívio com a fauna e a flora.

    "Não sei por que cargas d'água" (adoro esses termos antigos !) o Homem preferiu o tumulto da vida urbana, distante da Natureza.

    E ainda existe o meio-termo, que é como eu vivo: na cidade, porém num sítio, tendo água, plantas e animais silvestres por perto !
    Acredito que essa é a solução ideal: "nem tanto ao mar, nem tanto à terra".

    É muito bom conviver com pessoas que também gostam desse tipo de vida, amiga !

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!