sábado, 5 de novembro de 2011

ENCHENDO LINGUIÇA !!!


Estou muito afastada daqui meus amigos, por falta de tempo (2 exposições de artesanato chegando), e por estar sem computador.

Então, para tapear um pouco, trouxe uma postagem antiga do meu outro blog, Pouso do Lourenço.
Aproveito para oferecer essa postagem improvisada para a Gina, que mora nessa maravilhosa Curitiba citada aqui, e para a Lenilda, lá do nordeste, que diz que me visita sempre mas não deixa nem um comentário no blog !
Beijos para as duas.

sábado, 8 de novembro de 2008

MARQUISES DE VIDRO

Passei umas boas horas da noite deste sábado pesquisanto marquises de vidro e não encontrei o que queria... Quando conheci Curitiba - cidade modelo e uma das minhas preferidas - fiquei maravilhada com as lindas marquises de vidro existentes em lojas no centro da cidade. Mas na fracassada pesquisa de hoje não consegui encontrar fotos.

Há alguns anos descobri essa preciosidade aqui em S. Lourenço, e creio que é a única existente (ou resistente ?)
A da foto abaixo bisbilhotei num corredor lateral de uma residência.
Na pesquisa sobre Curitiba encontrei muitas construções atuais usando o vidro, e entre outras estão a Rua 24 horas e o esplendorosíssimo Palácio de Cristal do Jardim Botânico que, infelizmente, não conheço pessoalmente, pois não existia durante minha última visita a essa cidade-jardim em 1989.

O vidro dá leveza e transparência aos ambientes, além de ser um material 100% reciclável.
As lindas marquises foram muito usadas nos anos 1800 e início de 1900, numa época em que não havia perigo em se ter telhado de vidro...

12 comentários:

  1. Oi Florinha, final de ano chegando as coisas ficam mais corridas por aqui tambem.
    Pra dizer a verdade nao tinha conhecimento sobre as marquises de vidro, gostei de saber.
    Bjim e otimo domingo

    ResponderExcluir
  2. Olá Flora!

    Adoro vidro, não só telheiros de vidro como também paredes de vidro. Mas é como vc diz, é um perigo. Porém já existem vidros inquebráveis carissimos. Caso contrário é sempre necessário grade no vidro.

    Aproveito para informar que tenho o post da Teia prontinho. Sairá ao 1ºminuto de dia 7. Deixei programado.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma extensão em vidro na minha sala que fica no andar superior, pegando uma parte do terraço. O vidro vira para cima do peitoril fechando a sala. Ganhei espaço e claridade. Se fizesse de outra forma ficaria um ambiente bastante pesado. Mas não é bem vidro - não lembro o nome, um vidro modificado-autolimpante com filtro solar.

    Uma pena que não esteja acessando a internet, mesmo assim vou lhe deixar um convite para que possa saber do que aconteceu em sua ausência.

    No dia 08 de Novembro, terça-feira, acontecerá a 3ª Edição do BookCrossing Blogueiro e nessa postagem faço a chamada. Gostaria de contar com a sua presença e/ou divulgação.
    No blogue explico porque a chamada ficou para a última hora.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Flora
    Todas nós temos momentos em que nos falta o tempo e temos que por algumas das nossas rotinas em "espera".
    Nos últimos tempos tem-me acontecido com frequência.
    Cá ficamos à espera de novidades das exposições.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. Flora,
    a transparência do vidro é mágica.Claro, que nem tudo é perfeito, precisamos ser cuidadosos com seu uso.Mas, uma marquise assim só mesmo em Curitiba, pois aqui no Rio teria vida breve.
    Hoje postei p/ Teia, falando sobre o descaso com nossas praias. Tendo tempo, passa lá!
    Sucesso nas exposições.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Querida Flora!
    Ô,minha amiga... Sei que às vezes é mesmo bem difícil a gente ter um tempinho extra,né? E com o final do ano chegando, começa uma certa correria e a vontade de realizar tantas atividades! Confesso que eu também fico bem enrolada,pois com 2 meninos em fase escolar e com idades diferentes (7 e 15 anos!),tem horas que é bem complicado (Rs...)
    Mas olhe,sabe que eu também achei muito lindas estas marquizes de vidro? Charmosas e ecológicas!Poderiam até fazer aqui no Rio... Mas nas grandes cidades sei que isso é bem difícil... Que pena!
    Ainda estou querendo muito participar da "Teia Ambiental"...Assim que eu me organizar melhor,né? Quem sabe no mês de dezembro eu consigo?
    Beijinhos pra ti e quando puder,nos dê notícias!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Alice pela visita e comentário.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. OI, Rute, muito bom saber da sua participação na Teia tão cedinho. A minha só saiu tarde da noite !

    Gosto muito de peças de vidro também, para decoração e utilitários, como bem disse na série As Coisas Que Eu Gosto, de dezembro de 2010. Veja aqui:
    http://floradaserra.blogspot.com/2010/12/papeis-tecidos-vidros-os-meus-e-os-dos.html

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Luma Rosa, pela visita. Irei visitar seu blog.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lourdes:
    Farei postagem sobre esses eventos que prometem grande movimento na cidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu:
    Postei tarde da noite para a
    Teia, mas já visitei e comentei nos blogs participantes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. OI, Teresa:
    Aguardo sua participação na Teia em dezembro, viu ?
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!