quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A MORTE DA ESPERANÇA

Esta fase da Blogagem Coletiva Fases da Vida tem como tema a última etapa do que conhecemos como "vida".
Preferindo deixar de lado essa visão física da morte, preocupo-me mais com outras mortes que são, muitas vezes, mais dolorosas e tristes.

As fotos, entretanto, são do meu passeio à Teresópolis, mostrando a beleza que continua existindo ao nosso redor.


Ver morrer a Esperança é acabar com a possibilidade de tudo que possa existir mais além, seja em forma física, seja nos nossos sonhos e anseios.

E como é triste perceber os rumos que a Humanidade está seguindo...

Quando abrimos os jornais e lemos as notícias do dia - coisa que eu nem faço, mas o marido acaba me contando o que aconteceu ! - sentimos uma total falta de Esperança num possível futuro digno, decente, saudável e feliz para os terráqueos.

Nossa ! Como estou mórbida !!! Totalmente dentro do tema, não é mesmo ?

Muito tenho lido, pesquisado, descoberto, e a cada nova informação penso que gostaria muito de continuar com minha ignorância original, acreditando em tudo que nos foi ensinado pela Igreja, pelo Estado, pela Escola...

Nada é verdadeiro, segundo os ensinamentos atuais:
- Cabral não descobriu o Brasil
- a física quântica diz que não há verdade absoluta
- não é mais sadio quem come mais
- vacina é mais uma ameaça que proteção
- chocolate não faz mal (que bom!!!)
- dinheiro não compra saúde nem felicidade
- estudo não é garantia de sucesso
- etc, etc, etc.


O que pensar quando, num dia de seca absoluta onde o ar está ressecado, assim como a vegetação também, um vizinho coloca fogo no mato, causando uma enorme fumaça que entrou pela minha casa - que fica bem distante - invadiu meu quintal e toda área ao redor, e ninguém faz coisa alguma para apagar esse fogo !!!!

O que pensar quando, ao comentar com outro vizinho sobre o que estava acontecendo ele apenas diz que não tem problema...

O que pensar quando, ao perguntar para outra pessoa que havia passado perto da tal casa da fogueira, o que era aquilo, ouço ela dizer tranquilamente que estavam queimando mato...
O mais triste é que ela, assim como a grande maioria da população, não sabe que mato não se queima ! Ali está o adubo necessário para a terra. É só deixar quietinho num canto que vira uma rica terra vegetal !


Será que eu é que tenho problemas ??? Será que estou vendo "assombração ao meio-dia"? A Humanidade está corrupta, violenta, acabando com o ar que respira e com a água que alimenta e dá vida.

Acho bom parar por aqui, pois são tantas as situações em que vemos a morte da Esperança...

MAS...
A Esperança é a última que morre !!!
E enquanto há vida, há Esperança.

E a Morte não existe, somente uma passagem para outro estágio, outro plano, outra consciência !

30 comentários:

  1. Sua reflexão tomou um rumo bonito também em defesa da vida vegetal, em defesa da esperança. Muito legal a sua ótica. Parabéns! Foi bacana ler algo diferente! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Flora, você abordou o tema de um jeito muito original e interessante, muito legal sua defesa da esperança! Eu acrescentaria também minha preocupação com a morte do respeito, dos valores, da compaixão...que a gente posa dar uma sobrevida a esses conceitos tão importantes :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto ha vida ha esperança a morte é a renovação o espírito é eterno! Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Amei o desfecho, não desanime. Gosto muito de você por gostar de mato. Sua sensibilidade é muito gratificante para a natureza. Você faz o que chamamos de magia simpática. Ama e não é ouvida, mas emana tanta energia de seu amor que graças a você, eu aqui em Sao Paulo comecei a me importar com queimadas. Pode não perceber, mas voc~e está no caminho certo, tortuoso, dificil, mas é certo.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Flora,
    Comecei a ler seu relato achando que estava muito sem esperança. Ainda bem que no final resgatou a esperança! Dizem que ela é verde, como a flora (sem as queimadas), mas ainda assim, depois do fogo ou das lavas de um vulcão, renasce fértil.
    Fica-nos uma boa lição através do seu argumento.
    Assim como a morte não é o fim, será que a coletiva acaba aqui...?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Querida Flora
    "...um ramo de jasmins todo orvalhado"...
    (Amara)

    A morte da esperança é, com efeito, uma morte em vida....
    A esperança é última que morre... logo, cheguei a conclusão de que ela não morre... pode apenas adormecer como a Bela Adormecida da história de conto de fada...
    Um dia sempre vem o Príncipe da Paz retirar-nos do sono profundo e nos restaurar... concedendo-nos VIDA PLENA...
    Seja feliz e abençoada!!!

    "Simpatia são dois galhos
    Banhados de bons orvalhos"...
    (Ieda)
    Um maravilhoso mês de setembro, repleto de gotículas de orvalho!!!
    Bjm de coração a coração pra VC...

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto Flora, rumou para um sentimento nobre, a esperança,da qual nunca devemos perder. Amei seu texto, é sempre um aprendizado para os que fecham osolhos para a realidade que está aí, estampada todos os dias em nossas vidas. Parabéns....bjokas

    ResponderExcluir
  8. Bom texto e com final brilhante,pois a morte não existe mesmo.
    "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir continuamente ESTA É A LEI"
    Sigamos em frente!!!Bjs

    ResponderExcluir
  9. Flora querida,

    Meu Deus! Acho que somos Almas pensantes irmãs, pois compartilho de todos os sentimentos que você traduziu em sua postagem......

    A Humanidade está morrendo!!!
    Também não consigo acompanhar os noticiários, pois fico indignada e muito nervosa com tanto descaso com o próximo e a Natureza.
    Sem contar com as notícias horríveis de violência, com atos bárbaros que chegamos a duvidar que partiu do ser humano.
    E ás vezes penso como é boa a vida daquele sertanejo que mora bem longe da cidade grande, e muitas vezes vivendo naquele seu mundinho com toda a natureza á sua volta, não tem conhecimento sobre estes assuntos mundiais....e com isto não sofre com o estresse e a ansiedade que são as doenças do século.
    Agora o mais triste é termos que conviver com pessoas que ainda vivem na ignorância total, que se sentem como se fossem os únicos habitantes de um planeta que insiste em mostrar que não estão separados.
    Compreendo muito bem sua indignação com os vizinhos que estão adormecidos e não conseguem compreender o mal que estão fazendo para o planeta, pois convivo diáriamente com muitos aqui onde moro.
    Mas devemos ter Fé e a Esperança de que ainda poderemos viver tempos melhores.
    A Natureza nos mostra.
    Pois não é que andando na esquina de casa e olhando todo aquele campo que queimou aonde eu postei as fotos na Teia Ambiental, enxerguei algumas folhas verdinhas nascendo no meio daquele preto triste!
    Nossa Mãe Terra sempre mostrando seu Amor e sua Força, então vamos nos espelhar nela não é?

    Adorei sua participação, um beijo enooooorme em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  10. A Humanidade está cheia de problemas!.. Portugal está cheio de problemas!... O país está a desaparecer a "olhos vistos"!.. O P(?)primeiro-ministro de Portugal(!), ontem, ficou todo contente porque o Banco Central Europeu emprestou (com juros) mais uns Euros para podermos respirar até Dezembro (?)... O ministro da educação discursou na abertura do ano lectivo de uma escola e afirmou que vai continuar a cortar as verbas para a educação!.. O ministro da saúde que é médico, entende que deverão ser reduzidas as hemodiálises (Os hemofílicos que morram!)... As fábricas fecham, enquanto os operários com meses por receber, estão de "férias", e os empresários aproveitam levam as máquinas durante a noite tal como assaltantes!...
    Haverá alguma esperança para este desgraçado país?

    ResponderExcluir
  11. Flora, sua postagem é tão linda! Pura reflexão. O que você falou do outro não estar nem aí acontece em todo o lugar. Os conceitos mudaram sim. O ser humano não perceber que a água vai acabar quando leva horas lavando o asfalto, aquele como o seu vizinho, foge da verdade ao queimar, se esquecendo da camada de ozônio, e todos os outros que não percebem que o mundo está morrendo por nossa culpa, por pura falta de respeito a natureza. Há poucos dias assisti aqui em minha casa uma tragédia, as minhas cunhadas mandaram cortar uma porção de árvores do quintal, umas o cupim destruiu mas, outras não. Tentei argumentar, não adinatou, eu quase enfartei, mas a minha voz só é pouco. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Flora!

    Fiquei embevecida com o seu texto... Quantos desmandos! Quantos descasos!
    De fato, o morrer da esperança seria o fim da vida...

    Excelente participação

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  13. Flora,
    vc reuniu na força da palavra Esperança, expressão e imagens que reforçam a busca permanente por sua existência, a da esperança;de que a humanidade se veja em todas as atitudes praticadas contra si_ a natureza_da qual é parte.Vc não está, de forma alguma, exagerando teus desalentos. O acontecido aí contigo, ocorreu em iguais proporções aqui no fim de agosto.Tivemos de chamar os bombeiros.
    Ainda assim, quero crer numa crescente consciência ecológica a disseminar-se mundo afora.
    Adorei otema usado por vc p/ a BC: Enquanto há vida, há esperança!
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  14. Flora,
    amo esta diversidade de temas que o tema central acaba gerando. Tal como a Natureza tão diversa, tão majestosa... Uma diversidade que é preciso preservar.
    Felizmente que existe você para dar um ar verde à Morte, apesar de:
    Verde era a esperança, veio o "burro" e comeu!
    (neste caso acho que o burro é o Homem!).

    Por falar em chocolate...
    Noutro dia li assim:
    Sabe que o chocolate não engorda?
    Quem engorda é você!!!!
    (risos).

    Beijinhos.
    Rute
    P.s.-Já está postada a nova fase.
    Desta vez é mesmo a última :)

    ResponderExcluir
  15. Flora, eu acredito q a morte não existe, q apenas mudamos de plano, de forma física. Quanto a morte da esperança, tenho minhas dúvidas. Apesar de vermos diariamente tanta coisa errada: corrupção, violência, desmandos, destruição do meio ambiente; ainda lutamos pelas coisas q acreditamos. Ainda preferimos esta nesse planeta. Então, de fato, estamos vivendo uma época de grandes transformações, onde, brevemente não haverá lugar para essas más ações q presenciamos hoje. Acredito no progresso, na melhora das pessoas e q um dia esse planeta será um bom lugar para se viver. Muita paz!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Maria Luíza !
    Cada um segue uma linha, e a minha é sempre voltada para a Natureza.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Adri:
    Muito oportuno seu comentário ! Existem outras mortes muito tristes sim. A morte da ética, do respeito ao próximo, aos mais velhos. A morte da vergonha, do pudor, das tradições, dos bons costumes, da educação, etc, etc, etc.

    Ainda bem que no caso dessas mortes, ainda é possível o renascimento !

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sun Flower:
    Assim como temos o lado negativo, também existe a esperança de uma nova vida.
    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Fiquei muito sensibilizada com seu comentário, Elaine !

    São essas coisas que nos fazem continuar com nossos ideais nessa vida.
    Quando eu morava no Rio, apesar de sempre ser ligada na Natureza, estava distante da vida no campo, e não sabia o que sei hoje.

    Meu marido costuma dizer que somos semeadores de idéias. E eu sei que sim, pois é esse nosso caminho. Muitas vezes difícil, mas é o único caminho possível para nós !

    Muito obrigada pelas palavras carinhosas !
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Gina:
    Verde é minha cor preferida, e é o símbolo da Esperança. Por que será que escolheram o verde da Natureza para simbolizar a Esperança ?

    Apesar de muitas vezes ficar desanimada, eu não desisto não, e sempre acredito que tudo pode ser mudado para melhor. Basta querer !

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi, Orvalho:

    Acho muito bonito esse simbolismo da Esperança não morrer. É a comprovação de que tudo pode continuar, assim como a vida, seja em que plano for.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Josy:

    Não existe melhor forma de viver do que pensando que sempre há solução para todos os problemas !
    É a Esperança que nos dá alento.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Zilda:

    Assim como a Roda do Ano - que não tem início nem fim, mas um constante recomeçar - também a vida é um ir e vir.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lu:
    É muito bom encontrar almas semelhantes, amiga !
    Temos que reconhecer que não são muitas as pessoas que cruzam nossa vida com esses pensamentos e preocupações...

    Às vezes dá um desânimo...
    Mas logo acontece algo, como foi com a folhinha verde no meio do campo queimado, e aí a Esperança ressurge forte, para nos mostrar que nem tudo está perdido !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Não desanime, Micael, pois tudo tem sua razão de ser e de cada crise renascemos com novas idéias e decisões melhores !

    Todos os países já passaram - e vão continuar passando ! - por problemas, até o todo poderoso EUA !
    Imagine que a vida no planeta Terra é como numa escola onde estamos estudando para aprender e passar de ano. Se não aprendemos a lição, vamos repetindo, repetindo, repetindo...
    A Humanidade está há milhares (ou milhões ?) de anos estudando.
    Um dia aprende !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Entendo sim, Virgínia, esse sentimento de impotência que sentimos em muitas situações nessa vida.
    Por vezes chega a doer, ver tanta ignorância ao nosso redor. Nessas horas eu lembro daquela frase do Cristo: "Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem".

    Mas enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Oi, Socorro:
    Mas como a Esperança não morre, a vida continua, não é mesmo ?
    E que possamos construir, a cada dia, uma vida melhor !
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oi, Calu:

    Só o fato de existirem pessoas preocupadas em escrever postagens sobre o Meio-Ambiente e outras comentarem essas postagens, já demonstra que existe sim, Esperança para a Humanidade !!!

    Os desanimos fazem parte das nossas experiências, para que possamos sair mais revigorados após.

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Minha querida e irreverente Rute:

    Se o burro comeu, a Esperança continuou seu caminho, já pensou nisso ? E acabou virando adubo para fazer a terra mais verde !!!

    Viu como tudo tem solução ?

    Essa piada do chocolate é muito boa !
    E ele mais ainda...

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Suas palavras são um bálsamo, Denise, para aliviar as dores da Humanidade !

    Também compartilho suas idéias e esperanças, e sei que tudo que nos acontece faz parte de um plano superior.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!