Morei no Grajaú, de 1972 até 1991, quando mudei para Minas Gerais.
Do jeito que eu gosto, o Grajaú é meu bairro querido, aquele em que sentia-me feliz, cercada de muito verde e casas lindas.
"Tradicional bairro extremamente arborizado, fica localizado na chamada Grande Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro."(Wikipedia)
"A Pedra do Andaraí, também conhecida como Bico do Papagaio é o principal acidente topográfico da região que ajuda a identificar o bairro Grajaú."
"O bairro possui ruas arborizadas e tranquilas".
As 2 ruas principais possuem 2 pistas e um canteiro central totalmente plantado de tamarineiras que com os ventos de setembro deixam cair seus frutos no chão, esperando para serem colhidos.
" Nobres residências, sendo algumas casas edificadas no início do século XX preservam parte de suas características originais, embora dividindo a paisagem com alguns edifícios de décadas mais recentes."
Todas as ruas do bairro são arborizadas e possuem canteiros na calçada.
Quando eu morava no Grajaú dizia que só sairia de lá para uma cidade pequena. E foi o que fizemos !
Bairro pequeno, aconchegante, e muito bonito, o Grajaú é um pedacinho do paraíso.
"A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também faz parte dos atrativos da localidade".
Fica localizada na praça principal do bairro.
Seu interior é belíssimo, com as paredes totalmente cobertas de pinturas.
Pesquisei bastante na net e só encontrei fotos de casamentos, por isso fiquem conhecendo a igreja toda florida, enfeitada para uma cerimônia !
Imagem de N. Sª do Perpétuo Socorro.
"Pouco se sabe a respeito da autoria artística do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, apesar de conhecidíssimo pelos católicos do mundo inteiro. Segundo especialistas, há forte indício que o artista seja grego, pois as inscrições estão neste idioma. Esta pintura deve ter sido executada no período compreendido entre os séculos XIII e XIV".
Colégio da Companhia de Maria, onde meus filhos estudaram.
O Grajaú é um bairro predominantemente residencial.
A principal característica do bairro, fundado em 1912, são suas ruas repletas de casas da metade do século XX. Hoje, há muitos edifícios e sua população é estimada em 40 mil habitantes.
Essa foto é minha e não está boa, mas dá para ver a praça principal, com as montanhas atrás e muitas árvores.
Fotografei do apartamento em que morava, na década de 70.
Hoje a praça está um pouco diferente, mas continua bela.
Dentro do bairro localiza-se a Reserva Florestal do Grajaú, criada em 1978 como uma reserva ambiental e que, no final de 2002 foi enquadrado na categoria de parque.
Morar num bairro que possui uma Reserva Florestal não é coisa comum ! E eu morei nesse bairro!
Aqui outra praça do Grajaú.
Uma coisa que sempre me encantou no bairro é a sua capacidade de ser lindo com qualquer tempo e deliciosamente nostálgico e romântico em dias de chuva, com a vegetação verdinha e brilhante.
Quando "descobri" o Grajaú, fiquei imediatamente apaixonada ! Foi uma grande alegria morar lá. Andar por suas ruas tão arborizadas e admirar as lindas casas, já era um belo passeio diário.
PS: Em outubro fiquei sabendo que existe no Grajaú o ENCHENDO LINGUIÇA, um bar de grande sucesso por sua qualidade e originalidade. E os proprietários são filhos de amigos nossos do tempo que moravamos nesse lindo bairro ! Vejam aqui:
http://www.enchendolinguica.com.br/rio/index.htm
As fotos foram retiradas da net, e cito alguns enderêços:
http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/2008/05/graja.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Graja%C3%BA_%28bairro_do_Rio_de_Janeiro%29
http://www.flickr.com/photos/nandaoli/
Cíntia Segadas
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bairro gostoso Gina. Infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer o Rio, é maravilhoso pelo que dizem, mas nunca deu certo de ir para o Rio embora seja pertinho de São Paulo, e fiquei feliz de conhecer esse bairro, não calculava que era tão lindo, adoro ruas arborizadas, geralmente são tranquilas e gostosas. É uma pena que vc teve que mudar, mas se foi para melhor, então valeu a pena. Adorei seu post... Beijinhos Gina....uma excelente semana
ResponderExcluirFlora,
ResponderExcluirNa minha opinião é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro.
Tenho uma grande amiga que mora lá, e deu uma saudade, quando vi essa foto da casinha branca e azul. Essas casasainda fazem parte da beleza do bairro.
Vou enviar esse link pra minha amiga. Ela não tem blog, mas vai amar essa homenagem.
Tenha um lindo dia.
Olá Flora
ResponderExcluirNão imaginava que o Rio tivesse um bairro assim. Imaginava um grande aglomerado de prédios e pouca vegetação mas, esse bairro deve ser muito agradável e deve ter sido muito bom lá residir.
Beijinhos
Lourdes
Oi, Josy:
ResponderExcluirO Grajaú é uma jóia rara !
O Rio que todos conhecem é o que fica à beira-mar e seus bairros são os mais valorizados.
A Zona Sul é a de melhor condição social e possui belos bairros, mesmo os que são distantes do mar.
Mas o Grajaú está na Zona Norte, não tão valorizada mas que possui bairros muito bons como o Grajaú e a Tijuca que são abençoados pelas montanhas e florestas que tem.
Beijo
Oi, Lucinha:
ResponderExcluirConsidero o Grajaú e a Urca os 2 bairros mais charmosos do Rio por serem pequeninos, aconchegantes e com uma Natureza especial.
Quando eu morava lá não cansava de admirar a beleza do lugar, e de agradecer por poder usufruir dela.
Beijo
Oi, Lourdes:
ResponderExcluirO Rio tem bairros muito bonitos, especialmente na Zona Sul, como a Gavéa, o Jardim Botânico e Urca, que possuem bela vegetação.Conheça aqui a Urca:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urca
Na Zona Norte, O Grajaú e a Tijuca, que fica logo ao lado, são muito arborizados. Na Tijuca temos uma grande floresta urbana.
Veja aqui informações sobre essa bela floresta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_da_Tijuca
No centro da cidade temos um bairro delicioso, lindo e arborizado, localizado numa colina que é Santa Teresa. Veja aqui essa beleza de bairro que ainda tem um bondinho para subir e descer suas ladeiras:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_%28bairro_do_Rio_de_Janeiro%29
Acho que deu para ter uma idéia agora, não é ?
Obrigada pela visita.
Beijo
Olá minha amiga,
ResponderExcluiresse bairro é lindo!
Aprecio imenso sitios com muito verde. Só de olhar a pessoa já se sente com mais saúde.
Temos aqui perto um sitio chamado Sintra que tem um parque-reserva e é como você fala, lindo em qualquer estação do ano, por vezes nostálgico, húmido...
Mas para mim, a natureza é sempre apaixonante.
Beijinhos.
Rute
Minha querida Rute:
ResponderExcluirA sua Sintra é um dos lugares mágicos do mundo, e conheço-a de nome faz muito tempo !
Meus parentes já falavam dela, sempre enaltecendo suas belezas.
Meu querido Grajaú é mesmo um lugar muito gostoso, onde vivemos momentos encantadores cercados por tanta vegetação.
Beijo
Flora
ResponderExcluirUfa!que agora consegui acessar seu blog,mas não estou conseguindo abrir varios blogs.Me parece que estão dizendo que os blogs foram infectados em massa.
Credo que horror...
Quanto ao bairro do post que lindo,eu conheço o Rio,mas não inteiro.Quando vejo esses casarões antigos,fico encantada com eles.Aqui em Campinas,havia muitos da época dos Barões,mas acredita que demoliram quase todos?
Campinas é uma cidade antiga,mas últimamente tenho visto coisas acontecerem aqui na vista de todo mundo,e não há lei para impedir essas demolições ,acredita?
Bjs
Oi, Sonia:
ResponderExcluirParece que os blogs enlouqueceram !!!
O Grajaú é um bairro belíssimo, escondido aos pés das montanhas da zona norte do Rio.
Quanto às demolições, já chorei muito ao ver casas lindas sendo derrubadas. Inclusive no Grajaú e especialmente uma, cheia de vitrais belos que foi ao chão para dar lugar a um alto edifício !
Beijo