domingo, 11 de setembro de 2011

LUAR DO SERTÃO

..."se a lua nasce por detrás da verde mata mais parece um sol de prata prateando a solidão".
Desde bem jovem, eu ficava, assim como "a onça lá na verde capoeira", por horas , admirando a beleza prateada
.

Quando vinha passar as férias de julho aqui em São Lourenço, nas noites gélidas e enluaradas de inverno, encantáva-me com o esplendor da rainha da noite , que podia ser visto facilmente, no céu ainda não encoberto pelos edifícios.

Andava pela calçada do Grande Hotel (onde ficávamos hospedados), tremendo de frio, mas feliz por poder contemplar o luar do sertão, pois para mim São Lourenço representava o contato mais próximo com a natureza, a terra, o sertão...


Tempos idos...

Tempos de ternas lembranças de uma pequena cidade silenciosa, perfumada e enluarada na distante década de 1950.

Hoje morando num sítio, tenho todo o céu a minha disposição para apreciar o luar do sertão, e lá fico eu, tremendo de frio no inverno mineiro, ainda encantada com a magia da lua cheia.


LUAR DO SERTÃO - Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco (1914)


Não há, oh gente, oh não, luar como este do sertão (refrão)

Oh que saudade do luar da minha terra, lá na serra branquejando, folhas secas pelo chão.
Esse luar cá da cidade, tão escuro, não tem aquela saudade do luar lá do sertão.
Se a lua nasce por detrás da verde mata, mais parece um sol de prata prateando a solidão.
E a gente pega na viola que ponteia e a canção é a lua cheia a nos nascer do coração.

Coisa mais bela neste mundo não existe do que ouvir-se um galo triste no sertão se faz luar.
Parece até que a alma da lua é que descanta escondida na garganta desse galo a soluçar.



A gente fria dessa terra sem poesia não se importa com essa lua nem faz caso do luar.
Enquanto a onça lá na verde capoeira leva uma hora inteira vendo a lua derivar.

Ah quem me dera, que eu morresse lá na serra, abraçado a minha terra e dormindo de uma vez
Ser enterrado numa grota pequenina onde à tarde a sururina chora a sua viuvez.

XXX

A letra é bem maior, mas preferi reduzir um pouco.


(Luar do Sertão é uma das minhas músicas preferidas, e fiquei contente quando ela foi a segunda colocada no concurso nacional que escolheu as 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos, só perdendo para Carinhoso que ficou em primeiro lugar)

7 comentários:

  1. Viajei no túnel do tempo lendo sua postagem. Uma beleza.
    Coincidentemente, hoje é noite de lua cheia aqui. Linda!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de vir até aqui. Sinto-me em casa. Suas fotos da lua ficaram lindas e relembrar as canções sobre luar também.

    Abraços e parabéns!

    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    aqui também temos admirado muito a lua...
    Mas não tem como ser diferente. Saímos no portão e damos de cara com ela deixando um brilho lindo sobre o mar! Momentos dignos de uma boa foto! Mas acabo hipnotizada com essa riqueza da natureza, obra prima do criador e esqueço da foto!
    Graças a Deus nos damos conta das maravilhas ao nosso redor, né amiga?!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Flora querida,

    Minhas grandes paixões: o Sol e a Lua....
    A Lua com seu magnetismo nos leva a flutuar na nossa imaginação.
    Lua Linda dos românticos e Lua Perfeita para os ciclos da Natureza.
    Assim viajamos com nossos pensamentos, vislumbrando a imagem de uma perfeita Lua.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  5. Que saudosista seu texto!
    A vida é bem assim, um ir e vir de lembranças e vivências atuais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Querida Flora!
    Como não me emocionar diante desta prateada e cheia lua do teu pedaço de céu mineiro? Tudo tão lindo e inspirador...
    Sei que desta minha enluarada admiração, tornei-me suspeita... Os encantos da lua já me enredaram tanto, que como mágica das estrelas, me veio a doce inspiração até para o nome do meu próprio blog... Ah, "Se essa lua fosse minha"...
    Bem verdade que as luzes da cidade tentam ofuscar a lua prateada e sua linda corte estrelada, mas mesmo assim, ela continua senhora das noites românticas que flutuam sobre os arranha-céus das grandes metrópoles.
    E o que dizer desta maravilha que é esta canção, "Luar do sertão" ? Melodia celestial, certamente soprada por algum anjo que voa pelos céus mágicos destes nossos brasileiros sertões enluarados... Pura poesia!
    Que a lua nos inspire cada vez mais, e ilumine os nossos corações!

    Parabéns,amiga Flora, por mais este lindo post!

    Beijo grande pra ti!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  7. Olá, Flora!
    Realmente uma noite de luar é maravilhoso. Eu como gosto de olha a lua, sou suspeita.
    Flora , quando se mora em uma casa grande, como deve ser a sua, se tem ambiente para tudo, adoraria ter um ateliê, mas não é o caso... então preciso manter uma certa arrumação, pois casa pequena qualquer coisa fora de ordem fica com cara de mudança. Apesar de ser um cantinho, é aberto para todos.
    Beijoca Primaveril no muro

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!