Para quem não sabe, a Primavera já começou faz tempo, lá pelo final de julho, início de agosto, quando a Natureza começa a despertar do seu sono invernal !
A beleza da Quaresmeira, Árvore-Símbolo de São Lourenço, numa rua do Solar dos Lagos.
Não canso de colocar essa foto aqui...
Segundo a tradição Celta, em 1º de agosto era comemorado Imbolc, também conhecido como Oimelc, ou Candlemas ("Candelária").
Candlemas é o Festival do Fogo que celebra a chegada da Primavera anunciando o despertar da terra e o crescente poder do sol. Veja aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_do_Ano
Celebramos agora Ostara, quando as noites e dias são iguais.
Em Ostara o Sol aumenta em poder e a terra começa a florescer. Mas por aqui, essa floração já começou em final de julho !!!
A sempre bela Dombéia no meu jardim.
E qual é a melhor maneira de festejar essa explosão de beleza que a terra nos proporciona ? Admirando as árvores e suas flores !
Fiquei muito contente quando descobri esse Ipê Branco junto ao lago do Parque das Águas !
Pelas ruas da cidade, a Escumilha Africana é um show de flores !
Veja aqui:
http://pousodolourenco.blogspot.com/2009/11/ruas-floridas.html
Muito lindo é o Jacarandá-Mimoso que fica no bem cuidado jardim do Palacete Cardoso, a Casa das Irmãs. Aproveite para conhecer o Palacete e sua história aqui:
http://pousodolourenco.blogspot.com/2008/08/patrimnio-palacete-cardoso.html
Agora é tempo de Sibipiruna e as grandes árvores estão floridas pela cidade.
Existem pessoas que não gostam dela, reclamando de seu tamanho e das folhinhas minúsculas que "sujam" as calçadas. Como se folhas sujassem alguma coisa...
Mas da ótima sombra que elas dão, ninguém reclama !
A delicada Extremosa dá o ar de sua graça no Verão. Essa da foto fica no Bairro Estação, bem em frente à Sorveteria R Bom.
Outro esplendor do Verão é a Espatódea, que muitos condenam por ser exótica e não nativa.
Mas ela é tão linda...
Esses 2 enormes exemplares ficam em frente à Câmara Municipal.
Árvore-Símbolo do Brasil, o Ipê-Amarelo é o próprio sol iluminando o Inverno em agosto !
Ipê-Rosa e suas delicadas flores contra o azul do céu de Inverno. Esse está no Parque das Águas.
Quando plantei esse Guapuruvu, não sabia que era ele que estava plantando ! Sempre ganhei muitas plantas e enganei-me nesse caso.
Muitos anos se passaram e aquela pequena planta crescia lentamente, comprida, com um só tronco fino que deixava cair umas varas muito bonitas em certa época do ano.
De repente, observo que vários troncos haviam nascido e, para minha surpresa, apareceram flores amarelas também !
Que árvore seria aquela ? Também encontrei umas "fichas" pelo chão e aí, após alguma pesquisa, descobri que eu tinha um (aliás são 2) Guapuruvus, árvore enorme e frondosa !!!
A Paineira é uma árvore-monumento, belíssima nas 4 estações do ano !
A da foto já foi retratada aqui inúmeras vezes e fica no bairro Estação.
A Roda do Ano segue, e nós com ela.
As Estações vão passando, a Terra vai mostrando suas belezas e o que nós precisamos fazer é apenas cuidar para que essas maravilhas estejam sempre aqui para alegrar nossa vida.
FELIZ PRIMAVERA, AMIGOS !!!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que balsamo é vir aqui espreitar suas fotos Flora!
ResponderExcluirFiquei apaixonada pela Quaresmeira. Se eu vivesse em São Lourenço esse local perto da Quaresmeira seria meu lugar de culto e meditação.
Deixa adivinhar, meu Mestre faz isso? Fica plantado olhando a Quaresmeira, não?
Você já sei que faz ;)
Beijinhos querida.
Rute
aqui em BH, a espatódea é conhecida como mijo de gato,e a sibipuruna não sei se é da mesma espécie que temos florida por aqui nestes dias. vou fotografar e postar, então você diz se é a mesma, ok?
ResponderExcluirOlá, Flora!Adorei suas fotos, as árvores são maravilhosas. Tenho muitas saudades do ipê amarelo, é tão bonito. A natureza é linda, em qualquer parte do mundo e conforme as estações do ano, a beleza é diferente, mas enche-nos a alma de qualquer forma.
ResponderExcluirBeijinhos, daqui do Outono!
Eu fico sim, Rute, suspirando pela Quaresmeira e pelas outras flores também. Passo muito tempo do meu dia lá fora, junto da Natureza.
ResponderExcluirMas seu Mestre é mais interiorizado e "vê" essas belezas com os olhos da alma !
Coincidentemente, o verbo do meu sígno - Sagitário - é Ver, e eu preciso olhar as belezas que existem.
Já o sígno do Gilberto - Peixes - tem como verbo Crer.
Faz sentido, não é mesmo ?
Beijo
Oi, Anabela:
ResponderExcluirDeve ser a Sibipiruna sim, pois ela é bem comum nas cidades. Vou olhar sua postagem.
Beijo
É mesmo, Lina, a beleza da Natureza está em todas as estações do ano, cada uma à sua maneira.
ResponderExcluirBeijo
Querida Flora!
ResponderExcluirFiquei aqui encantada, admirando suavemente a beleza de todas estas belíssimas árvores... Maravilhas da ntureza! Achei todas tão lindas e exuberantes... Difícil dizer qual é a mais bela,não é? O mais interessante é que estive ainda hoje visitando um dos blogs da Anabela ("Diário") e comentando sobre o excelente post dela ( sobre o dia da árvore), estava dizendo o quanto muitas pessoas convivem tanto tempo com as árvores e nem percebem o grande valor destes maravilhosos seres vivos... E vendo-as assim,tão floridas e magníficas, fico mais admirada do descaso que muita gente têm por elas... Ah, se as pessoas parassem um pouco da correria de viver e tivessem um tempinho para contemplar melhor estes belos seres! A beleza das árvores é um presente imenso de Deus para nós, e como eu disse antes, elas merecem todo o nosso respeito e carinho.
Uma linda primavera pra ti,Flora!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
lindas árvores... aqui em Sampa, a Sibipiruna está linda...sua copa é imensa... agasalha todos os pássaros da região e suas ninhadas...
ResponderExcluiradorei as fotos...
Uma primavera lindaaaaaaaa...cheia de luz, cor e perfume pra vc amiga...
tem selinho da primavera pra vc... vai lá escolha o que mais gostar...bjs...
aqui...
http://traduzindo-emocoes.blogspot.com/p/primavera.html
Cá estou eu novamente para ler a resposta.
ResponderExcluirNão conhecia o paralelo signos-verbos.
Eu sou Libra e realmente amo a vida, meu verbo é AMAR:
«Este signo é regido por Vénus, o planeta do amor e da beleza, origem do temperamento libriano —constantemente apaixonado e ligado aos sentimentos. Mais do que amar, Libra ama o próprio amor e precisa sentir que está amando para ficar de bem com a vida.»
Também acho que o seu VER e o CRER do Gilberto tem tudo a ver com vocês. Olha aqui a explicação:
«VER – Filósofo e observador, este signo é perfeitamente representado pelo verbo ver, que caracteriza sua natureza inteligente, sempre em busca de novos horizontes e conhecimentos. Sagitário analisa e tira conclusões das coisas a partir do que vê à sua volta, sem grandes encucações, mas com um grau muito grande de acerto.»
«CRER – Peixes representa a fé e o poder espiritual e o verbo crer expressa isso muito bem. O pisciano, fascinado pelos mistérios do mundo, tem o dom de ver as coisas em sua totalidade, por isso é capaz de entender a harmonia que existe neste universo aparentemente caótico. E ele sabe que uma força divina é responsável por essa harmonia.»
Uma curiosidade:
Meu marido é Peixes e esse aí é mesmo, VER para CRER. Caso contrário, não acredita em nada que não seja palpável, comprovável e visivel :)
Beijinhos domingueiros.
Rute
Oi, Teresa:
ResponderExcluirEu também fico meditando sobre isso: existe tanta beleza ao nosso redor, e tantos não enxergam.
Muitas vezes ouço pessoas dizendo que não nada para ver em determinado lugar, e eu estou vendo tanta coisa interessante nesse mesmo lugar que outros desvalorizam.
Enfim, cada um é cada um, e ainda bem que eu sou do jeito que sou, pois sinto-me muito feliz assim ! E sei que você também tem esse dom de admirar a Natureza e viver feliz dessa forma.
Beijo
Oi, Zininha:
ResponderExcluirPois sabe que existem pessoas que reclamam da Sibipiruna e não percebem a utilidade que ela tem para os pássaros e a bela sombra que dá para os Homens ?
Obrigada pelo selinho.
Beijo
Oi, Rute:
ResponderExcluirAdorei quando descobri esses verbos dos sígnos e encontrei verdade neles !
Beijo