segunda-feira, 7 de março de 2011

SILÊNCIO, POR FAVOR !!! - Ou, Todos Estão Surdos.

Que melhor tema para a TEIA AMBIENTAL de Março, em pleno Carnaval, do que POLUIÇÃO SONORA ???
Mas, para amenizar o sofrimento coloquei fotos lindas do Parque das Águas nesse sábado de Carnaval de chuvinha fina, no finalzinho da tarde, quando o silêncio, e o sossego reinavam absolutos por lá.

OS DANOS À NATUREZA

Na natureza, com exceção das trovoadas, das grandes cachoeiras e das explosões vulcânicas, poucos ruídos atingem 85 decibéis

- De acordo com uma pesquisa publicada no jornal Trends in Ecology and Evolution, a poluição sonora está se tornando a principal ameaça ao bem-estar dos animais selvagens.

- Várias espécies de pássaros que se comunicam pelo som evitam áreas de barulho, como em torno de rodovias.

- A reprodução de espécies que dependem da comunicação sonora também está sendo prejudicada.

-Na Amazônia, insetos terrestres que caçam usando o som também evitam áreas em que foram construídas estradas.

- O barulho provocado nos oceanos por navios comerciais e sonares militares está ameaçando cada vez mais a sobrevivência de baleias e golfinhos.

Para a Organização Mundial de Saúde, a poluição sonora é uma das três prioridades ecológicas da próxima década.

A poluição sonora é um dos tipos de poluição mais subestimados, e, no entanto, é um dos mais danosos.

Ela acontece quando o ruído, que é um som desagradável ou indesejável, perturba um ambiente natural de tranquilidade.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 decibéis, o que equivale a uma conversa alta. Acima disso, sofre-se estresse, e acima de 85 decibéis, como o ruído de um cortador de grama, há risco de comprometimento auditivo.

Para estipular o risco da poluição sonora há dois fatores essenciais: o nível do ruído e o tempo de exposição.

Com o crescimento das grandes cidades, o trânsito está em primeiro lugar nas reclamações por barulho. Também entram na lista os CULTOS RELIGIOSOS, bares e casas noturnas, CARROS DE SOM, aeroportos, indústrias, eletrodomésticos e o ambiente de trabalho.

.Há amparo judicial para aqueles que querem combater a poluição sonora. Ela enquadra-se como crime ambiental, com base no artigo 54 da Lei de Crimes ambientais. Há também a Lei 7.347/85, para garantia do direito ao sossego público, e em 1990 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu a Resolução 002, que instituiu o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora.

Fonte: http://www.inteiroambiente.com/emquestao/133-polsom

POLUIÇÃO SONORA – CRIME AMBIENTAL

Nos dias altamente estressantes em que se vive, o silêncio deve ser compreendido como um direito do cidadão, diferentemente do que vem ocorrendo.

A poluição sonora é simplesmente aquela provocada pelo elevado nível de ruídos em determinado local.

É importante se tratar da distinção entre som e ruído.

Som é qualquer variação de pressão (no ar, na água...) que o ouvido humano possa captar, enquanto ruído é o som ou o conjunto de sons indesejáveis.

Os ruídos excessivos provocam perturbação da saúde mental. Além do que, poluição sonora ofende o meio ambiente, afeta o interesse difuso e coletivo, à medida em que os níveis excessivos de sons e ruídos causam deterioração na qualidade de vida, na relação entre as pessoas, sobretudo quando acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano ou prejudiciais ao repouso noturno e ao sossego público, em especial nos grandes centros urbanos.

Fonte: http://protetoresambientaisrn.blogspot.com/2010/09/poluicao-sonora-crime-ambiental.html

RUÍDOS ENSURDECEDORES

O barulho, até aquele que você nem se dá conta, mina aos poucos sua saúde. Os prejuízos aparecem no sono, no desempenho diário e, acredite, até na vida sexual.

Nascemos com 15 mil células sensoriais em cada orelha, mais especificamente na cóclea (uma estrutura em forma de caracol). Ali existem as células ciliadas ou sensoriais, responsáveis pela transformação da energia vibratória em impulso elétrico e sua condução ao cérebro por meio do nervo auditivo

Cada vez que o som excede os 90 dB, tem início o processo de deterioração das células ciliadas. À medida que ocorre a agressão, ela se acumula e há perda gradativa. O mau funcionamento progressivo resulta em morte celular. E não há possibilidade de regeneração. Quanto maior a intensidade do ruído, pior para a audição. Quanto mais tempo exposto, mais rapidamente se pode evoluir para a surdez.

Quem se expõe a ruídos absurdos como os gerados pela pista de danceterias, trios elétricos ou shows de rock cuja medida ultrapassa em muito o suportável pelo ouvido humano também precisa ficar ligado. Da puberdade à condição de adulto jovem, somente o excesso ruidoso é bem-vindo. O problema é a ruína que causa ao aparelho auditivo. Caixas de som podem atingir intensidades sonoras da ordem de 120 dB, que se aproximam do limiar da dor.

Não há dados sobre o grau de abalo no aparelho auditivo dos brasileiros, mas, segundo estudo publicado no jornal Pediatrics, mais de cinco milhões de jovens norte-americanos têm alguma perda de audição causada principalmente por ruídos deflagrados por fontes tais como concertos de rock, uso regular de walkman e aparelhos eletrônicos com ponto de ouvido. Os pesquisadores ficaram alarmados com o fato de, para pelo menos 250 mil desses adolescentes, a deficiência poder ser de moderada a profunda e de caráter definitivo

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/24/artigo16229-2.asp
O PERIGO DA POLUIÇÃO SONORA

A poluição sonora difere bastante da poluição do ar e da água quanto aos seguintes aspectos:

a) O ruído é produzido em toda parte e, portanto, não é fácil controla-lo na fonte como ocorre na poluição do ar e da água;

b) Embora o ruído produza efeitos cumulativos no organismo, do mesmo modo que outras modalidades de poluição, diferencia-se por não deixar resíduo no ambiente tão logo seja interrompido;

c) Diferindo da poluição do ar e da água, o ruído é apenas percebido nas proximidades da fonte;

d) Não há interesse maior pelo ruído nem motivação para combate-lo; o povo é mais capaz de reclamar e exigir ação política acerca da poluição do ar e da água do que a respeito do ruído;

e) O ruído, ao que parece, não tem mais efeitos genéricos, como acontece com certas formas de poluição do ar e da água, a exemplo da poluição radioativa. Entretanto o incomodo, a frustração, a agressão ao aparelho auditivo e o cansaço geral causados pela poluição sonora podem afetar as futuras gerações

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-sonora/poluicao-sonora-9.php

Depois de ler tudo isso, confirmo minha opinião de que o ser humano é um suicida em potencial !
"Cava a própria sepultura" com a maior tranquilidade, imune às advertências que lhe são feitas.
Talvez seja a "síndrome de Super Homem", uma confiança extrema na própria força...

Só me resta repetir a frase da música do Roberto Carlos: TODOS ESTÃO SURDOS !

26 comentários:

  1. Todos aqueles que possuem um sete proeminente no seu mapa não se dão bem com barulho.
    O seu sete está bem escondidinho num cantinho da alma, mas não perde a força que tem, e faz com que sofra a todo momento com os ruídos do mundo moderno.
    Eu tenho cá o meu sete, mais exposto, é verdade, mas um pouco mais controlado. Eu nasci com um sensor na alma que desliga tudo que não me interessa ou pode causar-me desconforto.
    É claro que rádio alto às 9 da manhã, mesmo com uma desculpa religiosa, que é para ouvir o Padre Marcelo, não há cristão que agüente! Pastor berrando em nossos ouvidos suas pregações lamentosas ou exorcizando as forças do mal, por mais que sejamos tolerantes, tem horas que a paciência se esgota. Os raps, os funks e os sei lá que barulhentos que azucrinam os nossos ouvidos, com a desculpa que é música jovem, o que se faz com esse lixo musical?
    Eu entendo o seu desespero, minha querida. Mas, vou emprestar-lhe o meu interruptor de liga-desliga, para se isolar do mundo lá fora. Com ele, a gente só ouve o que quer e quando quer.
    Enquanto não se adapta a ele, vai ter de controlar a sua sensibilidade auditiva, pondo algodão nos ouvidos.
    Viver é assim mesmo! Há mundos melhores, mas tudo tem o seu tempo.
    Um beijo, meu benzinho.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii por favor, dá pra exportar o interruptor aqui pra Portugal????

    Sofro, sofro muito com ruido!

    Há uns tempos para cá não tolero som, seja de que forma for. Amo o silêncio. Só mesmo na aldeia é que consigo encontrar-me com ele, o magnânimo silêncio. Aquele que tudo cura, tudo equilibra, serena, ... ai como eu anseio por ir viver para o campo! Nossa!

    Aqui onde vivo a poluição sonora aumentou drasticamente nos últimos 5 anos. Os carros não param, os funcionarios que limpam as ruas usam um soprador electrico suuuper barulhento que se ouve no 4ºandar, há vizinhos novos no prédio que colocam música alta, gritam, brigam, ai Ceús! me acuda!

    Tal e qual como vc fala na postagem, nem pessoas que conversam alto e rápido eu aguento mais. Fico cansada por demais!
    Gosto de ficar a sós com meus pensamentos. Mas meu 7 não encontro no mapa, talvez o Mestre descubra ele pra mim ;)
    Beijos silenciosos, xiuuuuu...
    Rute
    P.s.(falando baixinho)-Não preciso nem dizer né: Adorei sua postagem. E viu como fui linda em cumprir a data!! Até eu estou orgulhosa com o rigor, ih ih ih.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga da Teia,

    Excelente mensagem!
    Inclusive minha postagem anterior á Teia falava sobre "O Som".
    Se nós seres humanos já estamos tão cansados com tanta poluição sonora, imagine nossos animais, aves, peixes, etc.... que tem uma sensibilidade muito maior do que nós (sensibilidade que também está na Alma deles, pois não são tão destrutivos como o ser humano).
    Estamos vivendo num caos urbano, eu particularmente preciso de meus momentos de silêncio, porque começo até a passar mal.
    E morar no campo com a Natureza é o meu maior sonho, que futuramente pretendo realizar.

    Parabéns pela mensagem transmitida, foi muito bem colocada.

    Muita Luz e Paz em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flora ! Bem oportuna a sua matéria e o
    final é perfeito. Eu também cada vez mais me
    convenço de que o ser humano tem, sim, ten-
    dências suicidas. Para fazer o que anda fazendo
    com o nosso mundo tem que ser meio suicida. Eu
    detesto barulho. Para você ter uma idéia, odeio
    a época de Reveillon exatamente por causa da
    estupidez das bombas, cabeças de nego etc.
    Se a mim me assustam, imagina o que não fazem
    com os pobres dos bichinhos que, teimosamente,
    ainda vivem nas cidades.
    Bem apesar de tudo parece que o Gilberto tem
    idéias mais positivas e de esperança. Tomara
    que ele tenha razão e que venham os mundos
    melhores. Enquanto isso ficamos nesse nosso
    mundinho cheio de coisas tão lindas, mas
    também de coisas terríveis, como nós bem
    sabemos.
    Feliz Dia Internacional da Mulher. Parabéns
    para nós ! Beijos !
    Vera

    ResponderExcluir
  5. EU FIQUEI EM SAMPA NESTE CARNAVAL...

    UAU..SE FOSSE SEMPRE ASSIM ESTA CIDADE...

    TUDO CALMO, TUDO NO LUGAR...E UM SILÊNCIO, NUNCA VISTO POR AQUI...

    BELÍSSIMA E OPORTUNA PARTICIPAÇÃO NA TEIA DESTE MES...

    BEIJOS... E FELIZ DIA DAS MULHERES....

    ResponderExcluir
  6. Querida Flora,
    se em Minas, no campo, você reclama da POLUIÇÃO SONORA...acho que você SURTARIA aqui no Nordeste;
    pois, na mesma proporção, o que o nordestino tem de hospitaleiro e expansivo, tem de BARULHENTO!!!
    Cééééééééus, acho que por aqui a gente vive com os decibéis acima dos 100... é mole?!
    VIVA A MULHER!!!!
    VIVA!!
    VIVA!!
    E QUE O NOSSO SILÊNCIO SEJA CADA VEZ MAIS COMPREENDIDO E RESPEITADO PELOS HOMENS.

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga querida
    A poluição sonora cresce assustadoramente e continua sendo negligenciada pela maioria das pessoas, sem dúvida um mal pouco levado a sério.
    Continuo aqui, no meu cantinho, no silêncio e tranquilidade, quando vou à cidade muita coisa me incomoda, mas o barulho do trânsito , e a praça de alimentação do shopping são o que mais me irritam rsrsrs
    bjs
    Tina ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  8. Boa postagem! A poluição sonora realmente está aumentando a cada Carnaval, isso sem falar no cotidiano.O pior dos instrumentos são os carros de som que apesar das leis proibirem, circulam livremente e ninguém faz nada ...

    ResponderExcluir
  9. http://anabelaemblogagenscoletivas.blogspot.com/

    Veja a Teia ambiental 2011

    ResponderExcluir
  10. Meu benzinho Gilberto:

    Como eu queria ter esse seu "interruptor" !

    E também ter as asas do Batfino, aquele morcego dos desenhos animados dos anos 60 que dizia:"Minhas asas são como uma couraça de aço"!
    Dessa forma poderia ficar protegida desses pequenos incômodos.

    Voltando para a realidade, tudo isso serve para testar nossa paciência, tolerância e compreensão.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Você foi lindíssima, Rute, ao cumprir a data !

    Sua postagem sobre as fraldas descartáveis foi excelente e acho que temos que encontrar solução para esse problema sujo !!!

    Caso contrário, acabaremos como disse o Cacique Seatle:
    "Continua sujando a sua própria cama e há de morrer, uma noite, sufocado nos seus próprios dejetos".

    O ruído é um problema maior do que eu imaginava, pois pensava que era apenas questão de incômodo, e não de saúde !
    Daí a importância de divulgar.

    Continuo sendo uma eco-chata, com muito orgulho e disposição, fazendo a minha parte.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lú:

    Já li sua postagem sobre o Som e gostei muito !

    Quanto a sua participação na Teia Ambiental foi muito importante divulgar mais essa tristeza que é a diminuição dos botos-vermelhos.

    Achei muito interessante a informação de que apenas as trovoadas, as grandes cachoeiras e as explosões vulcânicas fazem muito barulho !
    Já o Homem é "mestre" em produzir ruídos desagradáveis ! E está se aperfeiçoando cada vez mais...

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vera:

    Esses ruídos das "festas" são bem incômodos, e os fogos barulhentos são terríveis !
    Um dia eu fui reclamar com uma pessoa, que fazia parte da organização de um evento político, pois soltaram fogos e as garças que já estavam se recolhendo começaram a voar assustadas !!!

    Reclamei por reclamar, pois ninguém estava preocupado com os bichinhos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Zininha:

    Eu estive certa vez em São Paulo, em pleno Carnaval é foi uma experiência muito interessante ver a "gigante" adormecida !
    Foi muito bom...

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Rosangela:

    Imagino o barulhão que fazem por aí ! Ô povo animado !
    Deve ser o calor...
    Aqui nós tivemos um Carnaval molhado, com chuva todos os dias, e nada melhor do que uma chuvinha para acalmar os ânimos. Mas o barulho foi alto lá no centro da cidade !

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tina:

    Como diz o texto, a poluição sonora não é levada à sério, pois não aparece !

    Felizes os que podem morar num lugar silencioso e escolher o momento em que estão dispostos a ouvir um som...

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Anabela:
    Realmente, o barulho está aumentando cada vez mais!
    Aqui em S. Lourenço tentaram acabar com os carros de som, mas os interessados fizeram uma grande pressão nos vereadores e a lei não saiu.
    Infelizmente...

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anabela:
    Muito boa sua postagem da Teia Ambiental sobre o Lixo do Carnaval !
    Parece mentira a quantidade de latinhas que são jogadas no mar, lá na Bahia, e o lixo no Rio, após os desfiles !
    Se cada pessoa pensasse que ela é que teria de recolhê-lo, talvez não jogasse tão displicentemente seu lixo no chão...

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá, Flora!
    Quando passa por mim um carro com som estridente, daqueles de tremer até o nosso carro, fico impressionada com o fato do ocupante do carro não se importar de ficar surdo mais cedo ou não respeitar os outros.
    Já tivemos problemas também com carro de som contratado para homenagear aniversariantes vizinhos. O carro chegou por volta de meia noite!
    Muito oportuno o tema que você escolheu para a Teia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. É Gina, é mesmo impressionante a falta de respeito que o Homem tem para com seus semelhantes...

    Eu gosto muito de perguntar o que a pessoa faria se fosse ela que acordasse do seu sono de descanso com um barulhão desses ! Normalmente as pessoas não param para pensar nisso...

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Flora!!!

    Como sempre fotos belissimas...um colirio!!!
    detesto barulho seja ele de qualquer ordem,passei o ano novo debaixo da cama com minha gata quase enfartando de medo dos fogos.
    Sou a favor do respeito ao próximo(animais ou humanos).

    Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi Flora
    Parabéns, excelente texto/assunto. Eta povo pra gostar de um barulhão, parece que não consegue viver sem barulho. Aqui na minha cidade é terrível, aqueles babacas que passam com o som do carro no último volume, pra cidade toda ouvir, umas músicas horrorosas, acham que estão abafando.
    Aproveitando, as fotos do parque estão simplesmente deslumbrantes.
    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cristina:

    Fico imaginando a falta de compaixão dos Homens quando fazem essa barulheira - desnecessária - que assusta tanto os animais !
    Já bastariam os ruídos naturais, ou os que são provocados, mas com um uso mais utilitário.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Célia:

    É muito irritante o barulho esses carros e, felizmente, não existem muitos que andam assim por aqui, mas os carros de som são terríveis para meus pobres ouvidos sensíveis !

    O Parque é muito lindo e não canso de fotografá-lo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Querida amiga e vizinha, estou passando por aqui para retribuir o carinho deixado em palavras lá em nossa CASA!
    Trouxe novidades para todos!
    Fique com Deus e que seu dia seja maravilhoso!
    Bj e obrigada por ter cuidado tão bem de tudo!

    ResponderExcluir
  26. Obrigada, Casa Decorada, pela visita e comentário.
    É muito bom ter uma vizinha como você !
    Volte sempre, viu ?

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!