terça-feira, 15 de março de 2011

O NASCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA

Participando da Blogagem Coletiva Fases da Vida = Nascimento, resolvi mostrar um outro tipo de nascimento por que passei.

Nascimentos temos vários ao longo da nossa vida. Uns suaves, outros traumáticos, esses diversos Nascimentos marcam nossa história e formam o ser que passo -a -passo vai sendo criado.

Eu tive vários “Nascimentos” e um dos mais importantes foi o nascimento da minha consciência ecológica, lá pelos idos dos anos 70. Junto com a “crise” dos 30 anos – e crise é crescimento – eu comecei a perceber o mundo ao meu redor, iniciando um processo de olhar além do meu mundinho particular = marido, filhos, casa, família. Na minha "crise dos 30 anos", comecei a questionar minha participação no mundo. Seria eu somente uma mulher que cuida da família, educa os filhos, faz comida ? Não deixaria minha marca, não faria nada pela humanidade ?

Lembro que uma notícia que me impactou foi a de que o “lixão” do Rio de Janeiro estava completamente saturado e era necessário encontrar outro local para o lixo nosso de cada dia. Creio que eu, assim como uma grande parte da população, nunca tinha pensado o que acontecia com o lixo que era retirado da minha casa. Aquilo não era problema meu ! ( O lixo, em algum momento, foi para outro lugar e o problema ficou resolvido)

Muito interessante foi ler, após já ter feito essa postagem, que o Aterro Sanitário do Rio já está saturado e vai ter que mudar mais uma vez de lugar.

Dessa forma eu “Nasci” para a preocupação ambiental !

Hoje, pesquisando sobre o assunto, confirmo que os anos 70 foram um período em que se começou a pensar sobre a ocupação que o Homem estava dando ao planeta. E perplexa hoje leio o seguinte: Em 1972, a Delegação Brasileira na Conferência de Estocolmo declara que o país está "aberto à poluição, porque o que se precisa é dólares, desenvolvimento e empregos".

Juntamente com essa nascente preocupação ambiental caminhava a tristeza que sentia ao verem sendo derrubadas lindas casas antigas para no lugar surgirem grandes edifícios de apartamentos.

Sem falar no "crime" que foi a demolição do Palácio Monroe, autorizada em 1975.

Acho que o primeiro choro desse Nascimento veio ao acompanhar essas atitudes "loucas" do Ser Humano seja destruindo a Natureza, seja acabando com sua História.

A nova Flora Maria que nascia tinha mais alma, mas também sofria muito mais. As dores desse Nascimento foram mais sofridas do que as do Nascimento físico pois esse novo Nascimento leva a um caminhar solitário, muitas vezes censurado, não aceito e não entendido. Mais fácil teria não ter acontecido esse Nascimento...

Mas essas formas de vida são diferentes das que são programadas (ou não...) pelo pai e pela mãe. Essas formas de vida nascem sem que alguém assim determine. Vem lá de dentro de você, criadas por uma vontade própria que independe do seu gosto ou desejo. Nascem e pronto !

Agora é agüentar essa nova forma de vida com suas alegrias e suas preocupações constantes.

É aceitar que nasceu algo que vai acompanhá-lo eternamente ou até que outro Nascimento surja e ocupe o lugar do anterior.

Assim vamos nascendo, dia após dia, querendo ou não, por bem ou por mal...

Foto: eu, alguns meses após ter tido um filho natimorto.

FASES DA VIDA é uma blogagem coletiva organizada por:

-Rute (Publicar para Partilhar)

-Gina (Naco Zinha)

-Rosélia (Espiritual-Idade)


56 comentários:

  1. Flora,
    As crianças das fotos são lindas. Que olhar! Acho que são a mesma menina em etapas distintas, não?
    Quero ressaltar o aspecto que você resolveu levantar: o nascimento da consciência. É interessante como, a partir do momento que conhecemos os fatos, nos tornamos responsáveis por tentar mudar a ordem das coisas. Isso tem tudo a ver com você. Essa é nova Flora!
    Outro detalhe do seu post que me chamou atenção foi a questão do filho natimorto. Tenho alguns casos na família. Uma tia deu à luz o primeiro filho natimorto, o segundo faleceu com 3 dias. Mas ela ainda teve 3 filhos depois disso. É, sem dúvida, uma experiência dolorosa.
    Eu mesma tive um aborto entre a filha e o filho. Essas perdas são sofridas, mas fazem parte da nossa caminhada.
    Obrigada, querida, por estar conosco nesse dia, trazendo o nascimento da sua consciência ecológica.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Flora querida
    Meu desejo de hoje é que uma chuva de bênçãos seja derramada sobre VC e outra chuva de pétalas de rosas orvalhadas...

    Tinha certea absoluta de que abordaria o nosso meio ambiente...
    Vc é sempre coerentte no que diz e faz... pelo que percebi até hoje...
    Ficou interessantíssimo... cada qual com sua linha de ação em seu Blog...
    Gostei demais da diversidade com que fomos atingidos hoje de cheio no Tema Nascimento...
    Me emocionei... sorri... e agora: fico em sintonia com a ecologia por aqui... parece que para culminar tamanha beleza do dia que vivenciamos...
    Vc chegou em boa hora, amiga!!!!
    Parabéns pela consciência despertada e formosura das fotos postadas...
    Que olhinhos azuis lindinhos!!!

    Carinhos fraternos em forma de orvalho sôbre pétalas de rosas...

    Uma santa e abençoada Quaresma para VC.
    Bjs natalícios

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa reflexão sobre nossos vários nascimentos, dia após dia vamos nascendo para um mundo novo em meio a esse mundo velho.

    ResponderExcluir
  4. Querida Gina:

    A modelo da foto é minha sobrinha-neta Clara, a coisa mais fofa que vi nos últimos tempos, mas só em fotos pois ela mora muito distante daqui !

    Nascimentos são momentos de luz mas também de sofrimentos pois o novo nos assusta !

    Também tive um aborto espontâneo, antes do natimorto até que, finalmente, nasceu meu segundo filho !
    Experiências da vida...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Querida Orvalho:

    Quando tantas pessoas dão testemunhos, a diversidade é impressionante !
    Cada qual tem sua forma de analisar o tema e a riqueza de opções é enorme. Uma só palavra, mil versões.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. É mesmo, Anabela... A cada dia nascemos e morremos um pouquinho.

    E como não pensar em meio-ambiente diante dessa imensa catástrofe ambiental que está comovendo o mundo ?

    O planeta não é mais o mesmo depois dessa desgraça. Estamos nascendo novamente, e espero que com uma nova consciência ambiental.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bela a sua reflexão e o seu renascer para a vida e a sua foto.Sinto pelo filho natimorto.bjs e muita paz.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Flora!

    Essa é minha primeira visita ao seu Blog, em razão da Blogagem Coletiva Fases da Vida. Fiquei encantada com seu texto, pois, achei incrível esse nascimento diferente, mas, tão bonito quanto o nascimento físico. Tenho o maior respeito pelos ambientalistas, e creio que o planeta não encontra-se pior, por causa deles. Essa consciencia sobre a Ecologia é importantíssima, e todos nós deveríamos despertar pra ela. Não por modismo, mas, por urgente necessidade.

    Um grande abraço, e parabéns!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  9. Belíssima reflexão, participação, Flora. Uma ótima semana para você, beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  10. Flora querida,

    Sua postagem me tocou profundamente.
    Principalmente quando dissestes que com este nascimento começaram os sofrimentos.
    Te confesso que faz pouco tempo (uns 5 anos) que estou despertando para a realidade ambiental.
    Antes disto sempre me questionava que chegaria o dia em que não haveria mais lugar para jogar os lixos e também o dia em que não teria mais aonde colocar tantos carros.
    Sou uma pessoa que procuro crescer e evoluir espiritualmente, passei por grandes transformações na minha vida através da espiritualidade, e minhas amizades são sempre desenvolvidas através dela, as pessoas que me conhecem (pessoalmente) se sentem tão íntimas que se abrem de uma certa forma comigo, que meu marido fica impressionado.
    Por isto que em Maio do ano passado criei meu blog com sua temática voltada á Espiritualidade.
    Mas de uns meses para cá, estou muito ligada ao nosso Planeta e sentindo muito tudo o que está acontecendo com ele e principalmente o que estão fazendo com ele.
    Até que conheci o blog do irmão Gilberto bem no dia em que ele tinha postado um texto para a "Teia Ambiental".
    E como coincidências não existem, percebi que estava ali uma oportunidade, de poder expressar tudo que está acontecendo com nosso planeta, e entrei na Teia.
    Sou uma pessoa que procuro tomar atitudes no meu dia a dia, que beneficiam nossa Natureza.
    E estou conscientizando meus filhos para que no futuro sejam pessoas de atitudes e que não aceitem qualquer desrespeito ao nosso planeta.
    Mas como você mesma disse, quando discernimos a magnitude dos problemas, dos descasos, dos desrespeitos e principalmente a falta de Amor com a Natureza e o Planeta, sofremos muito mais.
    Mas vamos fazer a nossa parte, conscientizando todos á nossa volta e divulgando TUDO através de nossos espaços.
    Como disse o irmão Gilberto: quem sabe a filha ou a esposa de alguém lá do alto escalão leia nossas palavras e começa a exigir providências.
    Mas falei demais não.....
    Adorei sua postagem, pois você intercalou assuntos das duas postagens coletivas.

    Que bebê lindo da foto, que sorriso encantador.
    E você mesmo num momento triste, estava com um semblante muito bonito.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  11. Flora,

    Nem sei o que dizer, mas esse texto me tocou muito.
    Não sou ambientalista, gostaria de ser, mas muito me falta pra chegar. Tenho tentando mudar muitos hábitos em minha vida, pela consciência ecológica, mas ainda falta muito o que mudar.
    Há bem pouco tempo atrás, após vir morar aqui NZ, que acordei para esse assunto. Isso aconteceu ao ver um pequeno país, que se preocupa com a ecologia, faz campanhas de conscientização a população etc...Não querendo criticar meu país, pois eu o amo muito. Não entendo porque pouco se fala nisso e se dá tanta importância à banalidades. Onde é que isso vai parar?
    Aprendi muito com esse post, amei essas fotos lindas e volto pra ver outros posts com calma.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Olá Flora,
    gostei muito da tua participação. A minha consciência ambiental também já nasceu por volta dos 30 anos. :-D

    Fiquei muito sensibilizada com a tua foto, pois sei a dureza que deve tar sido, para ti, esse período.

    Muitos beijinhoss

    ResponderExcluir
  13. Sua postagem é tão impressionante como aqueles lindos olhos azuis! Que olhos mais lindos e tão expressivos! Neles vemos a fotografia da pureza. Parabéns! Vou seguí-la, pois adorei estar aqui!

    ResponderExcluir
  14. Grande chamada de atenção para todos nós.
    Há tempos que "nasci" para este tema, mas tenho crescido muito devagarinho comparando com a Flora. De vez em quando levo uns abanões e já cresço um bocadinho mais. No entanto, estamos a tingir limite e vamos ter que mudar radicalmente o nosso estilo de vida.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto, Flora. Deixou-me muito
    emocionada. Peço sempre a Deus que mais e
    mais pessoas se "toquem" e vejam que temos
    que mudar nosso estilo de vida para que
    o nosso planeta continue nos dando abrigo.
    Pessoas como você ajudam muito nessa
    intenção.
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  16. CONCORDO COM VOCÊ!
    SÓ NOS RESTA "ARREGAÇAR AS MANGAS" E BOTAR AS MÃOS ( E OS PÉS!) NA TERRA!!!!!!!!
    Impedida de sair semeando as sementes das frutas que comemos e plantando as mudinhas que nascem destas sementes enterradas junto com as cascas (lixo orgânico), encontrei uma SOLUÇÃO:
    TUDO QUE BROTA NO JARDIM E NO QUINTAL (vindo deste adubo orgânico) vira uma mudinha plantada nos mais diversos reciclados(garrafa pet; embalagem de café; embal.de sanitária; embal.de TUDO...) e vai para o portão de entrada dentro de caixinhas de papelão, onde escrevo por fora da mesma PLANTE PINHA; PLANTE MANGA; etc
    Os transeuntes que quiserem, é só levar!
    Arranjei um jeito de reflorestar!!!
    RENASÇO A CADA MUDA LEVADA!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Soninha:

    Os episódios da vida nos fazem refletir sempre.
    Veja agora a catástrofe do Japão. Como não pensar e repensar tudo isso ?

    Obrigada pela visita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Socorro:

    O que mais podemos fazer senão despertar essa consciência ecológica ? Se não despertamos por bem, vamos despertar por mal...
    É só olhar o que está acontecendo no planeta, sendo o homem responsável por um tanto desses desastres !
    Vamos caminhando...

    Obrigada pela visita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, Suziley:

    VAmos fazendo a nossa parte, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lú:

    Fico extremamente feliz ao perceber esse despertar de consciência ecológica nas pessoas. Durante muitos e muitos anos a solidão foi grande, e a sensação é que eu era um "estranho no ninho", "um peixe fora dágua", um ser esquisito, que caminhava isolado dos padrões corriqueiros.
    Sorte minha ter um marido que compartilha as mesmas crenças, acredita nas mesmas verdades, valoriza as mesmas atitudes ambientais !!!

    E lá vamos nós, agora encontrando muito mais pessoas que também "despertaram" para a preservação do meio-ambiente e a manutenção da vida no planeta !

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Flora, lendo sua postagem estava me lembrando da Campanha da Fraternidade 2011 que aborda o tema "Fraternidade e Vida no Planeta" cujo lema é "A criação geme em dores de parto" que diz respeito a todas as pessoas a cuidar da criação de Deus, nossa mãe natureza.
    Parabéns! Sua postagem está perfeita, se todos pensassem como você, o meio ambiente não estaria tão destruído.
    Grande abraço! Obrigada pela visita, mais ainda pelo comentário, volte sempre, sempre será um prazer.

    ResponderExcluir
  22. Oie Flora, parabens por esse nascimento, pois tem pessoas que morrem sem saber essa conciencia. Pena que so tem aumentado o problema com lixoes em todo o país. Em minha cidade tem coleta seletiva (materiais recliclaveis), mas ainda sao poucas pessoas que separa o lixo e entrega nesses dias.
    O mal que se faz ao meio ambiente volta em dobro para nos mesmos.
    Bjus.
    Alice.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lucinha:
    É exatamente isso que me causa extranheza: o pouco caso dado ao meio-ambiente e a proteção ambiental !
    Logo temos o Carnaval, a Copa do Mundo, o BBB, a ocupar nosso tempo e nossa atenção...

    Talvez por sermos um país "abençoado por Deus e bonito por natureza", não existe preocupação com o futuro. Vivemos o presente com alegria e descontração !

    Mas eu não sou assim, e como eu, existem muitas outras pessoas, mas o número é pequeno para ser ouvido. A grande mídia gosta de grandes impactos...

    Um dia chegamos lá !

    Obrigada pela visita. Já estive antes no seu blog, ao saber onde morava durante as notícias do terremoto na Nova Zelândia, em fevereiro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada, Luísa, pela visita e comentário !

    Foi sim muito difícil, e durante anos amarguei essa tristeza, mas tudo passa, tudo sempre passará e o sol volta a brilhar !

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, Maria Luíza:

    Essa foto da Clarinha ficou muito linda e esses olhos dela realmente impressionam e encantam !

    Obrigada pela visita !
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lourdes:
    Não importa a velocidade do nosso crescimento, o importante é não parar pelo caminho !

    Eu já estou nela há trinta e tantos anos e sempre vou aprendendo algo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Oi, Vera:

    É assim que as coisas acontecem, vamos caminhando, inspirando-nos nos exemplos conhecidos, percebendo que se não mudarmos de atitude teremos um final trágico !

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Que legal, Rosângela !
    Você é uma geradora de boas idéias ambientais e adoro sua participação tão efetiva nesses pequenos - porém poderosos - movimentos individuais !
    Lembro das plaquinhas nas árvores...

    Já conheci pessoas que vão atirando sementes por onde passam - apesar de ser mais difícil que elas germinem.
    Aqui em S. Lourenço, há anos atrás, foi feito um trabalho com alunos de escolas em que passeando no trem Maria Fumaça, foram sendo jogadas sementes de flores durante o trajeto.
    Eu e o Gilberto fomos convidados a participar e levei uma grande quantidade de sementes de Cosmos que tenho aqui no sítio.
    Mas, como eu esperava, não surtiu o efeito físico esperado. Porém o efeito psicológico foi muito bom !

    Vamos semeando plantas e esperança. Um dia elas nascem...
    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Oi, Dora:

    Fico feliz ao perceber que, apesar das mazelas e descuidos do mundo, está havendo uma grande movimentação em torno do tema meio-ambiente e essa atitude da Campanha da Fraternidade é um exemplo disso.

    E que cada um de nós vá fazendo aquilo que está ao seu alcance fazer, pois de grão-em-grão-a- galinha-enche-o-papo e vamos conseguir reverter a situação, com as graças de Deus !

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. É isso mesmo, Alice: o mal que causamos volta como um bumerangue para quem o faz !

    Aqui em S. Lourenço a coleta seletiva ainda está "engatinhando", mas eu separo meu lixo reciclável e dou para uma vizinha que vende e ganha dinheiro com isso. O orgânico vai para o quintal virar adubo. Assim vou diminuindo a quantidade que vai para o lixão.

    Um dia chegamos lá !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Eu posso imaginar a sua tristesa de verdade. Por outro lado vc soube superar e Deus foi generoso com vc. O mais interesante em tudo isso foi o nascimento da sua consciencia ambiental, se todos os seres humanos tivessem este tipo de nascimento o mundo seria um lugar praticamnete perfeito.
    Prazer em conhecer seu blog e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Vim pedir uma esmola para São José!
    http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Flora minha amiga,
    me surpreendi porquê!?
    Se eu já estou tão habituada à sua sistematica originalidade?
    Que mestria no paralelo postado: nascimento fisico com nascimento de consciência, o choco, as dores,... esta parte aqui "pois esse novo Nascimento leva a um caminhar solitário, muitas vezes censurado, não aceito e não entendido" é um docinho (eh eh eh envenenado).
    Embora sua consciência tenha nascido por volta dos 30, a gravidez dessa consciência foi-se formando muito antes, quem sabe se já não vinha em sua alma o óvulo fecundado!
    Obrigada por ter enriquecido ainda mais esta colectiva que se mostrou preciosa. Muito diversificada. Estão todos de parabéns, não estão?
    Beijo além-mar,
    te admiro (sempre).
    Rute
    (Grata pela alusão ao frio e ao cobertor.Genial!)

    ResponderExcluir
  34. Oi, Sil:

    Existem momentos em que somos guiados, ou levados, a vivenciar sentimentos e atitudes diferentes e, às vezes, nem entendemos bem porque...

    Esse despertar da consciência ambiental veio chegando devagarinho e ficou de vez !

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Oi, Anabela:

    São José é o patroeiro dos artesãos e já fiz uma postagem sobre isso. Veja aqui:
    http://floradaserra.blogspot.com/2009/03/dia-do-artesao-19-de-marco.html

    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Querida Rute:
    Agora conheço mais um pouquinho você, ao ver a sua foto junto com sua princesinha !

    Suas palavras são um estímulo ímpar e uma forma de incentivar minhas postagens !

    Esse escrever em blog é uma coisa um tanto exibicionista, mas percebo que principalmente escrevemos para nós mesmos. E nesse escrever vamos nos descobrindo cada vez mais.

    A troca de informações, de emoções, de histórias, não deixa de ser uma terapia existencial, e o tema inicial dessa blogagem propiciou muitos encontros interessantes.

    Parabéns por sua "coragem" ao expor sua história, que é muito bonita e emocionante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  37. Flora, esse é o seu nome? Porque se for, você é uma predestinada! :)
    Também tenho muitas preocupações com o meio ambiente. Só esse aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, recebe mais de 8.000 toneladas de resíduos sólidos por dia. O problema são as pessoas que produzem lixo demais - somos um dos países que mais disperdiçam alimentos! A luta é inglória, pois o mais difícil é entrar dentro da mente das pessoas e conscientizá-las.

    Somente agora estou visitando os blogues participantes da blogagem coletiva e deixo aqui o meu pensamento de satisfação por encontrar uma afinidade de conduta, quem sabe existem outras?

    Beijus,

    ResponderExcluir
  38. Fiz um comentário enorme e a net caiu.....Ufa!!Parabéns pelo renascer para salvar a vida.Sigo-a com mt prazer.Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  39. Vim agradecer o seu comentário lá no meu blo e conhecer os seu(s) gostei muito, este seu depoimento está também muito interessante, uma forma diferente de nascimento :-)
    bjs e obrigado

    ResponderExcluir
  40. Oi, Luma Rosa:

    Meu nome é Flora Maria, e meus pais nem imaginavam ao colocá-lo em mim, o que ele faria comigo...
    Na realidade, Flora era minha avó paterna e Maria a minha mãe. Meu nome é uma homenagem as duas.

    O lixo é um problemão e não vejo solução, no momento em que a indústria e o comércio "precisam" fabricar e vender. Dessa forma, somos incentivados a comprar, comprar, comprar !

    E para onde vai tanta coisa ? Para o lixo !

    Obrigada pela visita ! É muito bom encontrar quem tenha as mesmas preocupações com o meio-ambiente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  41. Oi, Zilda:

    É triste quando perdemos um comentário feito...

    Já visitei seu blog e conheci seus lindos filhos!
    Obrigada pela visita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  42. Oi, Alcina:

    Obrigada pela visita ! Estamos conhecendo muitas histórias interessantes nessa blogagem coletiva !
    Beijo

    ResponderExcluir
  43. Realmente somos responsáveis no meio em que vivemos...A esperança é a última que morre...Adorei seu blog, vou colocar nos meus preferidos, pois estamos fazendo um trabalho aqui sobre o meio ambiente, é um nascimento também...Vou vir mais vezes para dar uma expiada..Beijinhos

    ResponderExcluir
  44. Se todos tivéssemos o nascimento dessa consciência, o mundo seria muito melhor.
    Depois do meu casamento passei a ter uma nova visão e consciência de tantas coisas que no Brasil não tinha! Nunca reciclei meu lixo e aqui é obrigatório, hoje posso dizer que amo fazer isso. Não era muito ligada a natureza e animais e meu marido é um ativista ambiental e faz parte de muitas associações de defesa aos animais, então posso dizer que ele despertou em mim uma beleza que estava apenas adormecida. Adormecida, pois 4 anos antes de conhecê-lo ja' não comia nenhum tipo de carne e hoje amo muito a fauna e a flora.
    Nascer... sempre!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  45. Oi, Bel:
    Você deve ser Isabel, o nome da minha querida sogra que faleceu no início do ano.

    Despertar para a preocupação com a Terra é um nascimento e dos mais doloridos...
    Mas também é questão de sobrevivência !

    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  46. Oiee!!
    Qduando dizemos que não temos nada de ver com isto...seja em se tratando de consciência ambiental, e até mesmo política, é um ledo engano pq temos muito mais haver do que pensamos mesmo!!
    Parabéns pela postagem, pq nos leva a frefletir q sempre podemos fazer mais e melhor por esta casa que é de tds nós o planeta Terra.
    Td de bom pra ti!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  47. Flora, lindo e emocionante teu post. gostei da abordagem sobre os vários nascimentos que acontecem na vida da gente, realmente para renascer precisamos deixar "morrer" alguns comportamentos que já não servem à evolução.
    Gostei muito do teu blog, beijos

    ResponderExcluir
  48. Oi, Léia:
    É uma alegria encontrar pessoas que "falem a nossa língua" !
    Ser vegetariano, ativista ambiental, protetor dos animais é quase um "sacerdócio", cumprindo uma missão linda, porém nem sempre entendida.

    Muito bom conhecer você !
    Beijo

    ResponderExcluir
  49. Oi, Teresa Cristina:

    Acredito que nossa missão é fazer despertar as consciências adormecidas.
    Cada qual na sua área, mas sempre dando oportunidade para que todos tenham a opção do conhecimento para, aí sim, poder escolher o caminho a trilhar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  50. Oi, Jeanne:

    Obrigada pela visita !

    Ao longo da vida temos vários nascimento e mortes, e eles sempre são razão para aprendizado e crescimento.
    Beijo

    ResponderExcluir
  51. Oi, mãe!

    Não por acaso (nunca é), nesta chegada ao ápice do Outono, tive uma experiência muito linda aqui. E uma das expressões que me vieram à mente foi "renascimento". Assim me senti, ouvindo músicas da seleção de Outono q o Fernando fez, lendo o livro Comprometida (da mesma autora de Comer, Rezar, Amar... Fernando me deu de presente!:-) e olhando o jardim maravilhoso e verde, sentada na janela. Fui tomada por uma emoção tão grande... Uma percepção de tudo que aconteceu comigo nos últimos anos e a sensação de renascimento e plenitude. Muito bom!

    Muito linda a sua postagem, mas gostaria de dizer que não foi beeem assim...rs Vc me ensinou desde que eu era bem pequenininha um monte de atitudes de respeito à natureza. Nunca passou pela minha cabeça jogar um papel no chão da rua, maltratar planta ou animal, desperdiçar água ou luz. Essas coisas já vinham desde cedo em nossa família, o que talvez tenha acontecido é que vc passou a pensar em transmitir isso para outras pessoas, além dos seus filhos! :-)

    beijos

    PS: mas que coisa fofa esta minha priminha!

    ResponderExcluir
  52. Minha querida (e agora feliz!) filha Cláudia:

    Fico muito feliz por ter semeado essa consciência em vocês !
    Quando me refiro a esse "Nascimento" é porque, a partir dessa hora, começou a doer a preocupação com o meio-ambiente ! Se antes era questão de ética e educação, passou a ser preocupação com os destinos do planeta.
    Lembro da letra do Roberto Carlos: "quem padeceu de insônia com a sorte da Amazônia" e eu dizia que eu era uma dessas pessoas !!!

    Mas eu sou muito feliz com essa preocupação e mais ainda quando vejo que aos poucos vamos vendo as sementes germinarem.

    E viva o Outono !
    Beijo

    ResponderExcluir
  53. Flora Maria, é a primeira vez q visito teu blog e sua história me tocou profundamente. Tb sinto q nasci várias vezes, e essa questão ecológica me torna indignada, todos os dias, para cada atitude do gorverno, q agora vem abrandando a situação daqueles q desmatam. Temos visto tantas catástrofes, mas o homem não tem olhos de ver. Ele apenas passa, pois olhar significa, como vc bem colocou nascer, e esse nascer é dolorido.
    Adorei seu blog e me tornarei seguidora. Te convido a visistar o meu. Muita paz!

    ResponderExcluir
  54. Obrigada, Denise, por sua visita !

    Tem momentos em que me sinto como uma observadora da história da humanidade, diante de tantas catástrofes acontecendo e o mundo continuando como se nada tivesse acontecido. Onde chegaremos?

    Beijo

    ResponderExcluir
  55. Oi,Flora!
    Me encontro num desses (vários) momentos de (re)nascimento(!?) Nem eu mesma sei o que resultará disso...
    Acho que nunca comentei que faço artesanato com material reciclável(PET).Gostaria de um dia, poder lhe mostrar.
    (Ia perguntar quem é essa tão linda e iluminada Clara, mas minha curiosidade já foi respondida por uma de suas visitantes.)
    Bjs.recém colhidos...

    ResponderExcluir
  56. Oi, Izabel:

    Às vezes eu fico pensando que eu achava que a vida era mais simples...
    Olhando a forma como meus pais e seus contemporâneos viviam, eu jamais poderia imaginar que eles tivessem esses questionamentos.
    Parecia que era só ganhar o sustento para a família e o resto o governo fazia.
    Hoje vivemos preocupados com o mundo inteiro !
    Mesmo porque sabemos que, a qualquer momento, pode explodir um vulcão sobre nossas cabeças, a terra se abrir, um terrorista por abaixo um arranha-céu ou o mar entrar porta a dentro !!!

    Esse "raio de luz" é a neta mais nova de minha irmã !

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!