sábado, 7 de agosto de 2010

CONSUMINDO O MEIO-AMBIENTE

O tema de agosto, da nossa Teia Ambiental, é o mais do que falado e discutido CONSUMISMO.
Consumismo é o consumo exagerado, já que consumir todos precisam.
Observadora dos modismos humanos, fico perplexa com a ansiedade que existe, na criatura terrestre, em obter mais e mais bens materiais.

Estamos em época da Festa da cidade e eu hoje, parada esperando pacientemente o ônibus chegar, fiquei observando a multidão que se encaminhava para o local da festa onde o objetivo principal é comprar, comprar, comprar.
Pobres, remediados e ricos compram numa compulsão que já virou tradição na cidade: tenho que comprar alguma coisa na festa de agosto !!!

Diante de tantas compras, o lixo aumenta consideravelmente. Sim, pois tudo vai para o lixo em algum momento.
Pesquisando na net, encontrei um texto que falava da moda das roupas indianas, super-valorizada por ser o tema da novela da época. E quando a novela acabou, será que as pessoas continuaram a usar a roupa ultrapassada e já fora-de-moda ?


Outro hábito que adquiri é o de ficar olhando a quantidade de objetos, perfeitamente dispensáveis, que existem - e são comprados - nas lojas de $1,99.

E as crianças, que são bombardeadas diariamente com imagens coloridas e sedutoras de objetos sem o qual elas não podem viver ???

"Se o mundo todo consumisse água, energia, alimentos e serviços da mesma forma que as classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas Terra produzindo ininterruptamente para fornecer os produtos e serviços em quantidade suficiente para abastecer esse consumo. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (05-06-08) pela organização não-governamental ambientalista WWF Brasil".

Lembro então da vida dos meus avós, vida tão simples, em que os objetos comprados eram criteriosamente escolhidos. Será que eles eram infelizes por isso ?
Na casa dos meus pais, o caminho era o mesmo, e eu dei continuidade a essa forma de vida.

Outro dia observei os celulares que amigos usavam: fininhos, modernos, bonitos. O meu - que é dividido com o marido - é um "tijolo" antigo, herança do filho. Mas tanto o lindo, moderno e caro dos amigos, quanto o meu "jurássico" tem a mesma utilidade.


Em 1992 compramos um Chevette cinza 1986, e é ele que nos serve até hoje.
Com ele viajamos, pegamos sacos de esterco para o jardim, buscamos frutas nos sítios de amigos, fazemos compras na cidade. Ele é o nosso amigo e companheiro, e tem até nome: Águia Cinzenta.
Não precisamos de carros do ano. Somos muito felizes com nosso Águia Cinzenta !
Na foto, o Águia Cinzenta em Tiradentes - 2006.

A felicidade está em Ser, não em Ter.

16 comentários:

  1. Flora, minha estimada!

    Realmente, o nosso consumo,não só o consumismo é "ignorante"!

    Temos tantas escolhas (ainda) e vamos esperar o momento de mudar quando não tivermos outra saída?!

    Ahahaha eu também tenho um celular "pré-histórico" e digo: "já toca" o suficiente, se não por demais! Assim está bom"!!! hihi

    Vamos em frente, fazendo nossa parte como espíritos livres, porém conscientes!

    Beijo na sua nobre alma!

    ResponderExcluir
  2. Querida Flora,

    mais uma vez vejo similaridade em nossa maneira de ser e de ter :)

    Há uns tempos atrás, aqui, falamos das roupas "fora de moda" que dificilmente saem do meu armário. Só mesmo quando já não servem ou quando estão estragadas e mesmo aí, têm sempre serventia para panos de limpeza ou para trabalhos manuais na escola da filha (convido-a a visitar este artigo: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/12/sagrada-familia-reciclada-da-sala-uam.html).

    Agora vc me fala no telemóvel. Levei anos e anos com o meu, comprei batéria nova quando ela pifou, mas não aproveitei para trocar tudo, mesmo que as teclas estivessem gastas e com números imperceptíveis. Telemóvel para mim só serve para falar ou enviar mensagens, não preciso de nenhum que tire fotos e etc. Olhe este telemóvel de garrafas pet: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/01/motorola-w233-de-garrafas-pet.html

    Descofio que a razão de tanto consumismo na nossa sociedade trata-se de compensar outras carências inconscientes. As pessoas tornam-se compradoras compulsivos porque não dão valor ao que têm, nem medem o impacto do deitar fora. São como burros com pálas nos olhos, não vêem ao redor, não se apercebem ou não se importam com mais do que o próprio umbigo.

    Beijinho ecologico.
    P.s.-Mais tarde vou no blog do Gilberto, preciso de mais tempo para ler a participação dele :)

    ResponderExcluir
  3. olá amiga Flora.
    consumismo, é mesmo dificil, vejo aqui em casa mesmo, enquanto tenho uma visão desapegada das coisas e não gosto de "badulaques" coisas sem utilidade dentro de casa...meus filhos por sua vez, influenciados pelas coisas que lhes enfiam mente adentro, atravez da televisão, querem tudo o que veem, e eu mãe, acabo passando por "a malvada de plantão" por não dar a eles tudo o pensam que precisam... isso é só consumismo...se compressemos somente o nescessário, averia muito menos lixo por aí, e entulho em nossas casa.

    beijos

    Rosan

    ResponderExcluir
  4. Oi, Selena:
    Dizem que semelhante atrai semelhante, e confirmo isso por aqui. As pessoas com condutas semelhantes acabam se aproximando.
    Com isso podemos fazer uma Teia cada vez mais forte.
    É muito bom contar com sua presença e amizade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rute:
    O nosso celular (telemóvel)também está com os números apagados !

    Concordo quando diz que a razão de tanto consumismo é uma forma de suprir algo que está faltando.
    Mas resta a pergunta: por que a humanidade ficou assim ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rosan:
    Eu também sempre fui "a malvada de plantão", e não me arrependo nem um pouquinho disso. Meus filhos hoje (43 e 35 anos !) concordam totalmente com nossa forma de agir. Muitas coisas que eles quiseram quando crianças, nós não compramos, e isso não deu trauma nenhum.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Flora:
    A sua foto ao lado do Águia Cinzenta comprova que o tempo é o grande mestre de quem tem valor e que só precisa de espaço para mostrar a sua beleza e o seu vigor.
    Quanto mais o tempo passa, mais sábios são os rumos dos dois, ele a quatro rodas e você a passos curtos. E tem homem que, com o passar do tempo, só pensa em trocar de carro e de mulher. Com isso, perde a qualidade da matéria-prima do carro antigo e sonha com mulheres mais jovens, que não possuem a experiência e a sabedoria da que deixou para trás.
    Tolo consumismo, que troca o bom pelo novo, e que acumula lixo e frustrações.
    Adoro essa dupla, Flora e Águia Cinzenta.
    Beijos, meu bem.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Há muito anos atrás, quando visitava um lugar, gostava de comprar lembrancinhas pra colocar em algum lugar da casa. Uns tinham utilidade, além de enfeites, outros não. Logo percebi que aquele "carro de boi" de artesanato não estava combinando com nada. Que aquele cinzeiro de pedra-sabão não devia estar em lugar algum, pois não eram lindos, nem deviam fazer parte do vício de ninguém, já que os de casa nunca fumaram...
    Minha vida de mudanças constantes também contribuíram para ir deixando de acumular inutilidades.
    Tecnologicamente, até estamos atualizados, mas essa coisa de trocar de carro todo ano, de celular, nem pensar! Meu celular também é compartilhado com o marido e mensagem só mandei uma vez...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ah, meu Universo! Como foi que não vi este "chevette"!!!??? Meu marido é "doidinho" por um, ele até já teve um! hihi

    Bah, se juntarmos o meu "tijolar" com o seu, mas o apreço por "chevettes"...pronto! hihi

    Eu também, sou grata ao Universo, por ter me ofertado Almas tão nobres, como a sua e de seu estimado Consorte, meu Mestre, pelo meu caminho peregrino, que agarrei com o mais superior AMOR!

    Beijo de luz! E que cresça nossa corrente, com pessoas dos mesmos ideais e energias!
    \o/

    ResponderExcluir
  10. Meu bem, meu bem, fazendo essas declarações em público você me deixa envergonhada...

    Mas ainda bem que você está feliz com os dois "jurássicos" equipamentos da sua vida !

    Nosso querido Águia Cinzenta já nos levou em muitos passeios agradáveis, apesar de já não ser um rapazinho.

    A nossa forma de vida é uma prova irrefutável de que é possível viver bem com pouco dinheiro. Sem consumismo e não poluindo o planeta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gina:

    Sendo artesã e vivendo do turismo, eu espero que as pessoas comprem lembrancinhas para levar para casa e dar para os amigos, porém, essas lembrancinhas podem ser objetos úteis !

    Eu procuro fazer produtos que tenham alguma utilidade, e até nosso folheto é um marcador de páginas, para não ser jogado fora !

    Reconheço que a idade ajuda a tomar certas atitudes, mas a atual situação do planeta fará com que todos, jovens ou idosos, mudem seus hábitos. Por bem ou por mal...

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Selena:
    Numa das últimas viagens que fizemos para o Rio, o Águia Cinzenta estava todo arrumadinho e tomou um banho caprichado. Pois não é que uma pessoa perguntou se queríamos vendê-lo ? Ficamos muito orgulhosos com a proposta e o Chevette deve ter ficado muito feliz também !

    Claro que não vamos vender nosso companheiro de tantos anos...

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Ah ah ah,
    vou ter de reagir, ah ah ah. Me perdoe mas dei comigo lendo alguns comentários deste post, de pessoas conhecidas como a Gina, a Selena e o Gilberto e ri imenso quando ele falou no consumismo masculino de mulheres, ah ah ah. Tá cómico demais. Bem lembrado. Há mesmo homens assim que não só trocam a toda a hora de carro e de telemóvel como também de mulher, ah ah ah.

    E...tal e qual como a Gina falou, rapidinho percebi a inutilidade das prendinhas que compramos para ofertar quando vamos de férias. Há muitos anos que deixei de oferecer prendas compradas e aviso logo para os familiares que não quero que me tragam prendas das suas viagens.

    Parafraseando a Selena, também estou grata ao Universo de ter encontrado almas tão nobres como vocês. Obrigada (de coração).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oi, estimada amiga Flora
    Tivemos pontos em comum em nossos posts... estou gostando demais de participar dessa Teia Ambiental...
    Estou envolvida em exames e médicos pela coluna cervical que se irradiou em dor terrível pelo braço direito há um mês... desculpe-me não ter passado antes.
    Fique na serenidade dos que apreciam se envolver com a natureza...
    Abraços e bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rute:
    Uma das delícias das blogagens é ficar espiando os comentários, pois muitas vezes ali temos informações importantes e interessantes !

    Claro que naqueles blogs que recebem 50 comentários fica difícil acompanhar, mas no meu dá bem !

    Não quero "crescer" muito, pois gosto de responder a todos os comentários e visitar os amigos que acompanho.

    Quanto ao comentário do Gilberto, eu gostei muito !!!

    "Rasgando sedas", a recíproca é verdadeira, viu ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Que bom, Orvalho, que está gostando da Teia!
    Sua participação é muito importante.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!