"O místico é aquele que aspira a uma união pessoal ou a unidade com o Absoluto, que ele pode chamar de Deus, Cósmico, Mente Universal, Ser Supremo, etc."
"Por definição natural, misticismo é a prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza e a Deus. "
"Desta forma, a Mística se distingue da Religião por referir-se à experiência direta e pessoal, com a divindade, com o transcendente, sem a necessidade de intermediários, dogmas ou de uma Teologia".
No Dia Fora Do Tempo - 25 de julho - estivemos no sítio dos nossos amigos Clarisse e Newton, onde TEMPO É ARTE, e pudemos viver momentos de paz e confraternização, baseados nos conceitos dos povos primitivos e muito mais sábios do que a nossa atual civilização.
Artistas do som e das cores, o casal surpreende pela criatividade e pela sábia utilização de materiais naturais e reciclados.
Uma enorme tenda foi armada para festejar o Dia da Paz, segundo o Calendário Maia.
Usando materiais diversos, os talentosos artistas criam um ambiente mágico e colorido.
Ao lado da Tenda, espaço para mais arte e produtos de amigos.
O enorme casulo da borboleta azul foi feito com a baínha do bambu. Troncos, cabaças, tudo se utiliza nesse festival de criatividade.
Outro recanto, onde o bambu foi usado para formar paredes.
Para fazer essa postagem, a última da Blogagem Coletiva do blog Espiritual-Idade, pesquisei o tema = MÍSTICA, e encontrei na Wikipedia informações interessantíssimas e elucidativas. Percebo que, muitas vezes, as palavras MÍSTICA e MISTICISMO, são usadas de forma pejorativa, designando algo não muito sério ou confiável.
Muito interessante foi encontrar a relação de pessoas Místicas e entre elas estão: Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Aldous Huxley, Bob Marley, Carlos Castaneda, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci, Paracelso, Raul Seixas, William Shakespeare.
Interessante também, é saber da relação de doutrinas de pensamento que podem ser consideradas vertentes do Misticismo, e entre elas: Budismo, Cabala, Grande Fraternidade Branca, Rosacrucianismo, Taoísmo, Xamanismo e Yoga.
A Natureza compareceu com sua beleza tradicional e, no final da tarde, nos presenteou com a bela imagem da cidade iluminada pelo sol poente, lá longe...
Pura magia.
domingo, 1 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Saudações matinais estimada irmã!
ResponderExcluirQue imagens mais lindas do encontro de vocês!
Chega a "arrepiar-me" só de ver...e já agradeço pela imagem "da águia"...me fez acabar de lembrar o sonho desta noite, curto, poré agora já sei que útil...
Tenha uma semana repleta de luz!
Beijo na estimada alma nobre!
\o/
olá Flora.
ResponderExcluirgostei da postagem, gosto muito destas coisas misticas, que nos revertem ao espirito, ao nosso interior...
e os Maias tinham tanta sabeboria, que é até hoje é incompreencivel para a mente de muitos de nós...
dá para ver a paz deste lugar pelas tuas imagens.
lindo demais.
beijinho de luz ♥
Estive em Cancún há alguns anos e acho as ruínas maias e toda aquela aula de história a céu aberto fantásticas. Tínhamos um guia bem bacana, estudioso e bem informado sobre a vida dos maias. As pirâmides atestam a grandiosidade daquele povo.
ResponderExcluirBoa semana!
AMIGA
ResponderExcluirParabéns!!! Surpreendente, menina!!!
Posso te contar um segredo??? Não espalhe, viu???
Amo o místico que está descrito muito lindamente em seu post...
Momentos de ORAÇÃO que inspiram o Transcendente... magnífico!!!
Outra BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA.Que maravilha!!!
QUE O ORVALHO GOTEJE DAS GRAMÍNEAS, OS PRIMEIROS RAIOS SOLARES TILINTEM NO TEU HORIZONTE E BATA NAS PÉTALAS DOS HIBISCOS,FORMANDO UMA ESPÉCIE DE ARCO DE OURO. ALGUNS PÁSSAROS FESTEJEM O ALVORECER DO NOVO DIA.
Outro Domingo mais uma vez se foi... última postagem de uma série de 12... Quanta alegria!!! Que feliz consórcio fizemos, querida!
No próximo domingo te espero na Ressonância, tá?
Fique com Deus e seja feliz como vc merece!
Bjs místicos pra vc, querida.
Obrigada, Selena,pela visita.
ResponderExcluirO ambiente do Espaço Tempo é Arte, é incrívelmente criativo. E as pinturas deles são muito interessantes. Viu que água linda ?
Beijo
Oi, Rosan:
ResponderExcluirNo momento em que os Homens modernos forem humildes o bastante para aceitarem a sabedoria dos povos antigos e "selvagens", o mundo caminhará por trilhas bem mais suaves.
Beijo
Oi, Gina:
ResponderExcluirDeve ter sido deslumbrante essa viagem !
Sou fascinada por esses lugares tão antigos e cheios de mistérios. Acredito que lá o Homem perceba a pequenez de sua condição atual, pois em tempos de alta tecnologia ainda não entendemos como certas construções foram feitas.
Beijo
Oi, Orvalho:
ResponderExcluirObrigada pela visita !
Esse tema é cativante e aguça a nossa curiosidade.
"Viver a experiência pessoal com a divindade, sem a necessidade de intermediários" creio que deve ser o melhor caminho para o entendimento do Grande Mistério.
Beijo
Que lindos trabalhos. São a criatividade ao serviço da espiritualidade :)
ResponderExcluirAdorei a vertente de reciclagem e ecologia. Obrigada pela visita lá na toca da lagartixa, ah ah ah.
Em relação às natas de aveia já te respondi por lá, mas se não encontrar natas de aveia, pode usar natas de soja em substituição. Ou fazer um bechamel rápido com leite de soja e farinha de trigo. O importante é dar um molho espesso.
Beijinhos e boa semana.
Dia 7 nos encontramos na Teia Ambiental :)
Oi, Rute:
ResponderExcluirAdorei a história da lagartixa !
Os meus amigos da Tempo é Arte, reciclam e reutilizam tudo ! Criatividade absoluta !
Precisa ver as roupas da Clarisse. Sou encantada por elas !
Estou curiosa por ver sua postagem da Teia !
Beijo
Flora
ResponderExcluirEstou de passagem por casa para seguir para a aldeia e vim dar uma espreitadela pelos blogues dos amigos. Gostei muito desse local que descreveu na postagem. São muito interessantes esses trabalhos de reciclegem. Adorei ver como essas pessoas se preocupam com o ambiente.
Um beijinho
Lourdes
Oi, Lourdes:
ResponderExcluirJá vi sua última postagem, e sei que anda viajando.
Obrigada pela visita.
Beijo