segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Lembram quando eu ganhei o prêmio de melhor texto, do blog Aldeia da Minha Vida ?
Pois o prêmio foi o Guia Turístico ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL, livro maravilhoso que estou percorrendo passo a passo, aldeia a aldeia, numa viagem mágica pela terra dos meus ancestrais.

"Entre 1994 e 2003 foram distinguidas 12 Aldeias Históricas de Portugal (AHP): Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
A escolha destas aldeias regeu-se pela “diversidade da sua matriz cultural, a riqueza do seu património e a força das suas vivências e tradições singulares (1)”.
Visitando uma a uma consegue sentir a emoção do lugar. Paira no ar um sentimento patriótico, que falou mais alto em vários momentos da História de Portugal.
Cada aldeia é, simultaneamente, única e fiel a si própria e ao conjunto das 12, evidenciado pelo ambiente rústico e beirão, pouco corrompido pelos tempos modernos."

"A Olho de Turista propõe uma viagem à redescoberta das nossas raízes, com cerca de 800 anos de História, na companhia do livro “Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico”.

"Pretendemos proporcionar aos visitantes informações práticas e úteis sobre o que pode ver e fazer no território das AHP. Incluímos um conjunto de Talões de Ofertas e de Descontos, no valor de 4000 € para o usufruto e/ ou compra de Experiências, Alojamentos, Restauração, Produtos Regionais e de Artesanato, da região, em condições especiais."

Muito bem feito, com fotos maravilhosas e texto delicioso, o Guia é uma leitura agradabilíssima, recheado de História, lendas, indicações onde ficar e comer, o que comprar, e ainda receitas de pratos tradicionais !

Castelos, monumentos, igrejas, arte rupestre, fontes, vestígios dos romanos, casinhas parecendo de bonecas, artesanato, festas e tradições. Tudo isso e muito mais !
O Guia é completíssimo !

Na Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, indicações detalhadas de tempo mínimo= 4 dias, duração média da visita a cada aldeia= 2 horas, ponto de partida= Piódão, e ponto de chegada= Idanha-a-Velha.
Dia a dia, seguem as informações sobre distancia e tempo percorrido.

Tenho "viajado" por esses caminhos encantados, conhecendo seus secretos e descobrindo seus mistérios.


"O Guia das Aldeias Históricas de Portugal trata-se da primeira edição da Olho de Turista, uma empresa especializada em Publicação e Edição de Informação Turística, gerida por Susana Falhas, uma jovem natural do concelho de Mêda, distrito da Guarda."

A Aldeia da Minha Vida é um blogue da Olho de Turista, administrado pela Susana Falhas. Tem como principal finalidade promover a interação, troca de ideias, de experiências e vivências entre bloguistas sobre várias temáticas, ligadas às nossas aldeias portuguesas.

Aqui está o Guia ! São 352 páginas de puro encantamento !

Obrigada, Susana, por esse presente especialíssimo.



8 comentários:

  1. Olá Flora! Vim cá espreitar e dei com uma surpresa tão agradável como esta! Obrigadapela divulgação! as nossas Aldeias Históricas merecem!

    Bjs Susana Falhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Susana:

    É com muito gosto que faço essa divulgação, pois admiro profundamente esse seu trabalho incrível !

    Quisera que existissem guias assim para todos os lugares de interesse turístico, pois com tantas informações fica muito mais prazeroso viajar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Quanto estive em Portugal, em 2008, não cheguei a conhecer nenhuma dessas aldeias, mas fui a lugares encantadores, como Sintra (especialmente) e Évora. Trouxe de lá uma recordação muito agradável. Quanta história!
    Belo presente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. parabens....muito interessante....boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Conheço Piodão... é um sitio lindo de uma calma magica!!

    O verde, a água, o silêncio, as casas...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gina:
    Quisera eu ter coragem para viajar até Portugal...
    Coragem e dinheiro !!!

    Sintra parece-me um lugar mágico e Évora tem uma linda canção que diz: "...eu não sei que tenho em Évora, que de Évora estou lembrando, ao passar o Rio Tejo, as ondas me vão levando...

    Quanta história, sim...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gaspas:
    Pela foto pareceu-me um lugar encantador.
    Adoro lugares pequenos e silenciosos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Marcelo.
    Já fui espiar seus lindos arranjos e jardins !

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!