domingo, 30 de agosto de 2009

A MAGIA DAS CORES - Índigo

Indigofera suffruticosa é uma espécie vegetal da família Fabaceae, também conhecida como anileira ou pelo seu antigo nome Indigofera anil. É usada como matéria para obter o anil.A Índia é considerado o centro mais antigo a usar o anil no velho mundo. Fornecia para a Europa, e a associação de India com anil é refletida na palavra grega para a tintura, que era indikon (indicum). O anil é a mais antiga tintura a ser usada para tingir tecidos. Países como a Índia, China e Japão, usaram o anil por séculos. Também civilizações antigas na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, em Roma, na Grã-Bretanha, Peru, Irã, e na África.

O índigo ou anil, é a mistura de violeta com azul, e muito usado em cromoterapia.
O índigo é a cor do chakra Frontal, também chamado "terceira olho", a ponte entre o consciente e o inconsciente; está relacionado fisicamente com as estruturas da base do crânio.

Na foto o belíssimo mar azul-índigo dos Açores

Situada entre o azul e o violeta, essa cor combina racionalidade e espiritualidade. Talvez seja a cor mais distante do calor das emoções e sensações; seu mundo é puramente abstrato e mental.
Sendo a ligação entre a consciência e o mundo inconsciente, é a cor que influencia os processos de sugestão mental e cura psicossomática.

Bela cerâmica na cor índigo, do talentoso ceramista Bernardo Ilg.

Do ponto de vista simbólico, o índigo está relacionado com a razão fria. Seus deuses são os deuses do tempo implacável e devorador, que dão à pessoa a consciência de seus limites, de suas responsabilidades, do preço a pagar por cada coisa que ela quer conquistar.
O mais conhecido deus do tempo é Crono, o Saturno romano, e ele rege a cabeça, justamente por ser o símbolo da razão abstrata. Sua cor é o anil - índigo.

Interessante exemplar do artesanato do "Tempo e Arte".

Sendo a cor de Saturno, seu número é três e sua forma geométrica o triângulo; suas pedras são a safira e outras gemas azul-escuras, como a azurita, o lápis-lazúli e a sodalita; seus perfumes são o sândalo e o cedro; seu metal o chumbo; suas qualidades básicas, a cristalização e o acúmulo de energia, que podem manifestar-se como prudência ou como inércia.

Paisagem azul-índigo e geleiras.

Sua função psíquica é a Sombra, o inconsciente pessoal formado por tudo o que é reprimido. Seu elemento é a água e os seus objetos são cálices e cristais. As imagens que o evocam são o céu noturno estrelado e as profundezas das águas.

Borboleta na calça índigo.

A partir dos anos 50, e principalmente dos anos 70 em diante, começaram a nascer crianças diferentes, e que possuíam o índigo como a cor da sua aura, sendo por essa razão reconhecidas como Crianças Índigo:

O seu filho “viaja” quando ouve algo que não lhe interessa na aula? Ou vira-se para um papo-cabeça com o colega? Ele parece desatento e distraído, mas fica horas superconcentrado no que gosta, como jogos de computador, futebol ou teclados de um piano? Ele é rebelde, respondão e detesta injustiças? Precisa que você lhe explique com todo o carinho os motivos para que obedeça? Pois seu filho pode ser um índigo — a cor arroxeada do jeans, quase lilás, e escolhida por representar uma aura positiva. O rótulo foi criado por especialistas americanos para designar uma criança hipersensível, cujo cérebro recebe muito mais estímulos que a média dos mortais.

As Crianças ÍMas o que a ciência comprova é que os índigo têm um funcionamento cerebral diferente. Se não forem bem compreendidos, podem ser confundidos com pessoas impulsivas e agitadas.

(Revista O Globo - 27 de julho de 2003)

Um exemplo muito conhecido de Criança Índigo é o jovem russo Boriska, e sua história é por demais interessante.


Lindo tom índigo no vitral da Igreja de São Lourenço Mártir.



4 comentários:

  1. Oi Flora.
    Eu Amo azul, uma vez tu fizeste uma postagem com vermelho, lembra, e eu disse que não gostava de usar roupas vermelhas.... Em compensação azul e preto é tudo de bom ....
    Crianças índigo...como as conheço...são especiais sim...mas muito difícil de lidar com elas..principalmente para mim que sou de pouca paciência...estou tendo que aprender a ter.. é difícil, os amo mais que tudo, mas exigem de mim as vezes mais do que me sinto capaz de dar...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É, Rosan, são difíceis, mas é muito gratificante conseguir. Nos tempos de hoje fica bem mais fácil, pois sabemos do que se trata.
    Identifiquei no meu filho muitos traços deles, e num tempo em que não tínhamos a menor idéia do que era isso.
    Hoje vimos que fizemos, intuitivamente, o que era ideal.
    Tenha paciência e tudo dará certo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Azul... é a cor do céu...

    é a cor do mar...

    acho até,que a cor da alma é azul...

    azul é a cor dos olhos de meu filho...

    azul... é a cor da felicidade...

    azul é a cor da alegria...

    é a cor de um dia sem poluição

    é a cor de um dia com ar puro...

    azul... é a cor da amizade...

    Adoro azul...

    Flora minha querida, vim te ver...e te contar que te descobri através de um blog de uma amiga recente... que ainda não sei quem é...mas o importante é que te achei...adoro estar aqui... beijos...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Zininha, amiga nova (e creio que também bem novinha em idade !) pela visita e comentário.

    Você sabia que o Azul é a cor preferida da maioria das pessoas ?
    Dificilmente encontra-se alguém que não goste dela.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!