sábado, 8 de agosto de 2009

CAMINHOS JÁ PERCORRIDOS - Poços de Caldas

Poços de Caldas fica no sudoeste do Estado de Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo, a 1186 m de altitude, na região do Sul de Minas e é o principal pólo sócio econômico de sua região, tendo área total do município de 544 m².


Conheci Poços de Caldas em 1976 e imediatamente fiquei encantada com tão bela cidade. Apesar de ser grande para meu gosto, pois prefiro cidades pequeninas, Poços me cativa com suas construções grandiosas e antigas como, por exemplo, o magnífico Palace Hotel localizado no meio de jardins.

Tradição que vem da antiguidade, os cristais de Poços de Caldas são conhecidos internacionalmente. Seus fabricantes são descendentes de famílias de vidreiros artísticos que viviam na Ilha de Murano, perto de Veneza, na Itália, desde o ano de 1300.
Na foto, belo recanto do Jardim Toscano do Palace Hotel.


O centro da cidade é muito verde, emoldurado por jardins que vão se interligando em meio as grandes avenidas.

Jardins em estilo francês e lampiões antigos embelezam essa próspera cidade mineira.

O município fica situado em um vulcão extinto, no sopé da Serra de São Domingos.
No verão as quaresmeiras colorem Poços de Caldas, num espetáculo deslumbrante.

A história de Poços de Caldas começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, no século XVII. As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade do município desde os seus primórdios, quando as terras começaram a ser ocupadas por ex-garimpeiros, desiludidos com o declínio da atividade aurífera na região das minas.
Na foto, a majestosa construção das Thermas Antonio Carlos.

Poços de Caldas é uma das minhas cidades preferidas, e é sempre emocionante visitá-la e rever suas belezas.
Meu blog não é um guia turístico, pois só mostro alguns detalhes do que gosto, mas sugiro pesquisar essa interessante localidade brasileira.

2 comentários:

  1. Oi Flora Maria.
    Realmente é muito bonita a cidade, principalmente a parte de jardins.( tinha que ser os jardins) mas é o que mais me encanta nas cidades maiores, não reparo muito nos prédios, reparei montanhas lindas ao fundo que parecem verdadeiras muralhas.
    É essas coisas que eu amo,verde, flores, montanhas, belos jardins, cachoeiras, e tudo de bom que tem em lugarer "meio mato".
    Um grande abraço e obrigadam por mostrar essas coisas lindas pra todos nós,
    E obrigada por me aturar sempre aí.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosan:
    É um imenso prazer receber sua visita e seus comentários.
    Temos o mesmo amor pela Natureza.

    Poços de Caldas possui cachoeiras maravilhosas também, mas não tenho fotos delas, tiradas por mim, para mostrar.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!