terça-feira, 18 de agosto de 2009

"NOVINHO EM FOLHA"

Nesse tempo de quase-chegada-da-Primavera, as árvores renovam suas folhas, deixando a paisagem com um lindo colorido. Para os desavisados pode até parecer que as árvores estão cobertas de flores.

Aqui estão os brotos, as folhas novinhas, tenras e delicadamente coloridas enfeitando as montanhas de São Lourenço.
Essa vida nova encanta os galhos velhos, como bem diz a letra da música, sucesso de 1950:

Meu Brotinho

“Ai, ai, brotinho… Não cresça meu brotinho, nem murche como a flor… Ai, ai, brotinho… Eu sou um galho velho, mas quero o seu amor…
Meu brotinho, por favor não cresça… Por favor não cresça, já é grande o cipoal… Veja só que galharia seca, tá pegando fogo neste carnaval"…

Quem gravou a marcha, para o Carnaval de 1950, foi o jovem cantor FRANCISCO CARLOS.
E do estrondoso sucesso obtido vem o convite para atuar na Rádio Tupi e no filme Carnaval no Fogo, da Atlântida.
Rapidamente faz-se conhecido em todo o Brasil, e nasce o slogan por que passou a ser reconhecido: El Broto.
O jovem galã não dava conta da popularidade. Foi contratado pela Rádio Nacional, participou de inúmeros filmes, liderou Paradas de Sucessos, quer no gênero romântico, quer no Carnaval.
Recebeu do presidente Getúlio Vargas um abraço: "És o brotinho das meninas do nosso Brasil !".

Nem preciso dizer que eu gostava muito do Francisco Carlos, nos meus 10/12 anos !
Bonitinho, tinha olhos verdes, excelente voz e cantava canções que me agradavam.

Olhando hoje as árvores cheias de folhas "novinhas-em-folha", os delicados brotos da nova estação, lembrei com saudade dos anos dourados da minha infância e dessa música que até agora gosto de ouvir.


http://www.escutaisso.com.br/musica/francisco-carlos-meu-brotinho-1950



2 comentários:

  1. oi Flora.
    As árvores estão começando a colocar roupa nova, e está ficando uma beleza.
    Os brotinhhos, apontando e nos dizendo: vamos agasalhar os galhos velhos e friolentos.
    Gostei do cantor, não conhecia, mas achei lindo, e amúsica também.
    Obrigado pela paciencia.
    Um beijo de luz.
    Rosandra.

    ResponderExcluir
  2. Legal, Rosan !
    Foi minha primeira experiência de colocar o caminho para a música.

    As árvores estão mesmo lindas, com suas novas folhas. Tempos novos chegando...

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!