segunda-feira, 19 de março de 2012

QUARESMEIRAS, OUTONO E ARTESANATO.

Quaresmeiras, Outono e Artesanato juntos numa mesma postagem ! Será que dá certo ?

Foto: As minhas Quaresmeiras estão lindas, colorindo minha montanha de roxo ! A cada ano que passa, mais elas vão se espalhando, aumentando, e fico sonhando com o dia em que toda a montanha estará totalmente florida nessa época do ano !!!
Desde o final de janeiro as Quaresmeiras florescem, mas as daqui do sítio começam mais tarde e agora estão no seu auge.

"O equinócio de OUTONO ocorre por volta de 21 de março no hemisfério sul, e em 2012 será amanhã, dia 20 às 02:14. É um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.
Equinócio é uma palavra derivada do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a terra.

O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e a ação de graças pela abundância, com ênfase em um futuro retorno desta. É um período de recolhimento e agradecimentos por tudo o que tivemos. É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas.
É época de agradecer também aos nossos ancestrais pelo sangue que corre em nossas veias, pelas características genéticas que deles herdamos e pelas dádivas que eles nos deixaram e nos transformaram naquilo que somos hoje."
http://bruxaria.net/novidades/mabon-equinocio-de-outono/

"Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos."

Foto: O céu tem um azul profundo, lindo, e minha Cássia está florida, iluminando com sua cor amarela meus dias. É essa paisagem que vejo da janela do ateliê.

"Do festival pagão de Mabom (20 de Março) em diante até o fim do inverno ocorre o período de introspecção, tanto do homem quanto da natureza: A Metade Escura do Ano, onde se passa pela morte espiritual (autoconhecimento e latência das plantas) para se renascer de forma melhor para a Metade Iluminada do Ano: Primavera e Verão. Simbolicamente isso se representa pelo início do outono, onde a partir do Equinócio, quando tanto o dia quanto a noite duram o mesmo, a chegada da noite é visivelmente mais cedo."

http://blog-do-hermes.blogspot.com.br/2011/03/feliz-equinocio-de-outono.html

Devagarinho o frio vai chegando... Hoje senti a água da torneira geladinha, de manhã cedo.
Foto: anoitecendo na minha terra.

Hoje, dia de São José, é também o Dia do Artesão !
Na foto, meus pequenos estandartes em chita, juta, fuxicos, fitas e santos.

Nossa loja, lugar onde realizamos sonhos e cultivamos amizades e esperanças.
Para as queridas amigas e parceiras: Alcione, Eli, Marília Araújo, Marília Coli, Mercedes e Tania, meu carinho e agradecimento pela parceria de tantos anos.

6 comentários:

  1. Lindo seus estandartes!
    Senti imensas saudades das minhas quaresmeiras, que eu plantei e vi crescer e florescer. Mas se foram...ou eu me fui, não sei
    BJo

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    claro que tudo isso combina! Afinal, as quaresmeiras e o outono são inspiração pra mais artesanatos ;)!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Flora Maria
    Adoro passar por aqui pois presenteia-nos muitas vezes com as mais belas representantes da natureza-as flores.Um dos meus passatempos é o artesanato por isso, aqui no seu blog sinto-me em casa.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Querida Flora!
    Sempre fico encantada com as quaresmeiras em flor, que espalham a sua exuberante beleza em forma de lindas florescências violetas... E como enfeitam as serras e nos trazem tanto contentamento! Que lindo ver estas imagens que você nos traz hoje,repletas de beleza, romantismo e pura poesia!
    E a chegada do outono vem nos encantar também, trazendo um sentimento precioso de leveza, quietude e renovação. Com certeza, o outono é a fase de "maturidade" das estações, quando as flores fecundadas da primavera, e geradas no ventre do verão,são colhidas em formas de seus frutos maduros... Representando a estação da colheita e da provisão. Mas é também a estação da renovação, quando as folhas já velhas e cansadas, dão lugar às novas que certamente virão...
    E eu por aqui, gosto muito do outono no Rio, com seus céus azuis e suas brisas refrescantes... Quando há uma suavidade no ar, e o convite para lindos passeios ao ar livre!
    Por isso,minha querida amiga, venho aqui te desejar um outono iluminado, repleto de paz e harmonia, e que a suave luz desta estação traga mais aconhego à alma da gente!

    Beijos doces pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. hoje tenho as quaresmeiras, que também colore as minhas matas, e o entorno de minha Querência.
    Brotam em sua cor forte e linda, se mistura as folhas que quase não mais são vistas perante ao rosa e roxo tão intensos.
    Tenho meu quartinho de pintura, onde me perco no passar das horas, fazendo e refazendo tudo de arte que sai de dentro de mim; adoro fazer estandartes,;Fiz um lindo de Santo Antônio padroeiro da igreja do meu lugarejo.
    Mas ainda não tenho o meu sonho...que já faz parte de sua vida ; - a mantiqueira.
    Um dia ainda vou morar na serra que chora.

    ResponderExcluir
  6. Oiêê!!
    saudades!!!!
    Passei para te desejar um final de semana de muita alegria
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!