quinta-feira, 15 de março de 2012

DIÁRIO DO PARAÍSO - Encantamento.

Encantamento, para mim, é uma sensação que chega por muitos caminhos diferentes. Participando da Blogagem Coletiva "Amor aos Pedaços", que na sua primeira fase tem como tema o Encantamento, trago mais um capítulo do meu "Diário do Paraíso", onde o Encantamento está presente em cada momento vivido naquele longíquo 1992.


Lendo a postagem da Neide, do blog COME-SE, relembrei a época em que chegamos aqui no sítio.
Absolutamente apaixonada com a nova
vida que estávamos experimentando, comecei a escrever o que chamei de "Diário do Paraíso". Transcrevo para vocês esses ternos momentos.

http://come-se.blogspot.com/2012/01/piracaia-aos-poucos.html

DIÁRIO DO PARAÍSO - 3 de Outubro de 1992.

"Spring is Here" - A Primavera é aqui, está aqui ! E como é linda ! Só hoje entendo por que ela é tão esperada, tão endeusada. Este ano ela começou em agosto, após as 1ª chuvas.
Parecia mágica: tudo começou a brotar ! Do solo seco e poeirento da nossa montanha começaram a surgir pontos verdes. E coisas que eu havia semeado logo que mudei - e parecia sem vida - começaram a despertar do seu sono invernal. É incrível !!!

Hoje é um dia histórico para nós: votamos pela primeira vez aqui em S. Lourenço, e o Beto pela primeira vez em sua jovem vida !
Mas o que importa mesmo é que semeamos Araucária e Pinus pela montanha !
Como o incrível francês que fez surgir do nada uma magnífica floresta capaz de mudar até o clima de uma região, assim também nós estamos iniciando nosso trabalho aqui. Há apenas 4 meses chegamos e já mudamos a aparência árida e desértica da nossa terra !
E ainda temos muito o que fazer...

Chove bastante, logo após plantarmos algo. Acho que são nossos anjos nos ajudando...
Alguém disse que era bom trocar energias com a Terra, mexendo nela, plantando, assim como eu faço, com as mãos sentindo toda a sua força. As unhas ficam pretas, a pele curtida, mas a alma cresce e se expande nesse contato com a Natureza.

Estou super sensível, emotiva... Agora estou ouvindo Mario Lanza cantando "Be My Love", enquanto faço cartões florais, o sol poente entra pela janela da sala e meu peito explode de emoção, encantamento e felicidade.
http://www.youtube.com/watch?v=X4t8wfKEtt0&feature=related

Ontem chorei muito ouvindo músicas lindas e que me fizeram voltar ao passado, meu e dos meus pais. Só posso agradecer por esta vida, esta emoção, este amor, este encantamento, esta Primavera...
E poderia escrever muito mais sobre esta vida maravilhosa que surgiu para mim aqui.
E que eu ainda não entendi o porque...
Semeando, plantando, colhendo, trabalhando muito, ficando maravilhada com tudo, com nada...

......................................................................................................................
A inspiração para esse Diário veio da linda agenda que ganhei de uns amigos muito queridos, Paula e Hílton. Essa agenda mostra Florações Brasileiras de Margaret Mee ( e as imagens são de esboços que Margaret levava em suas expedições), e trechos dos diários de viagem onde ela mostra suas preocupações ecológicas e seu encantamento diante da flora e da fauna brasileiras.

Conheçam um pouco dessa mulher especial aqui:
http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,279696,100+anos+de+Margaret+Mee.aspx
.......................................................................................................................

18 comentários:

  1. Flora Maria, que encantamento! Até pude estar aí contigo, sentindo o cheiro novo de tudo a brotar. Essa vida de campo tem me chamado sem cessar. Louve a Deus por vivê-la assim tão intensamente, maravilhosamente ao canto de Mario Lanza, que sempre amei e assistia aos seus filmes. Dele tenho num CD de Natal a Ave Maria. Todo Natal eu o ouço cantando a Ave Maria. Linda a sua participação! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Flora, que lindo! Sinto muito tudo isso assim também! Ainda no outro fim de semana descobri que me encantava com as árvores em flor! Andávamos num "passeio fotográfico", uma atividade que realizámos com um grupinho de crianças em ensino doméstico acompanhadas pelos pais e eu só dizia "aaahhhh"'s e "oooohhhh"'s cada vez que passávamos por uma árvore em flor e fotografava-a. Nunca me tinha apercebido que me encantavam tanto as árvores em flor! É uma constante redescoberta de nós próprios e que maravilhosas redescobertas!
    Muitos beijinhos e muito obrigada por nos dar um cheirinho deste paraíso!
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Semear, é sempre um renascer. Gostei.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Flora

    "Somente quem ama e se permite amar
    é que detém o tesouro do
    verdadeiro
    AMOR!
    (Kiro)

    Mais uma emoção rola no ar... que maravilha poder contar com tanta gente impregnada de amor!!!
    Encantada por assim dizer... Enamorada pela vida...
    Amando o amor...
    E pelo Amor sendo amada...

    Ter conhecido esse paraíso de pertinho ao vivo e a cores me fez deslumbrar com o cultivo dele... Não há encantamento que não precise ser bem adubado... afofado... e deixado se florir... vc fez bem a sua parte e é romântica como requer o Tema...
    Muito bem descrita a sua vivência do Encantamento pelo seu lar... terra... enamoramento... saudades... enfim, tudo o que se relaciona com o Encanto do Tema em questão...
    Menina, vc só surpreende!!! Parabéns!!!
    Expressa com clareza o que vive... e isso nos basta e encanta!!!

    "Orvalhou o próprio Céu ante a face do Senhor"...
    Bjm encantado e tenha um dia amorizado

    ResponderExcluir
  5. Flora, que vida maravilhosa neste paraíso descrito por você que nos faz sentir como se estivéssemos presente. Linda participação. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu deveria dizer "que lindo", mas a única coisa que perpassa minha cabeça é "que saudade"; saudades de tudo, por aí. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Flora que beleza! Fiquei envolvida e emocionada com sua narrativa. Isso é encantar os outros.
    Deus abençoe seus encantamentos!
    BJos

    ResponderExcluir
  8. Há razões na natureza que passam despercebidas à mente humana. Creia que tua ida para teu Paraíso, foi uma destas razões que o tempo revelou.A interação encantada de vcs com a terra-mãe-natureza-vital.
    Que teus olhos vejam encantos a cada dia,Flora.
    Bjinhos,
    Calu

    ResponderExcluir
  9. Encantar-se com a natureza, fazer dela um lugar melhor.Magia e encantamento.Lindo diário!!!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Ai Flora, deixou-me tão feliz o fato de você ter participado.
    É muito necessária a sua voz, para nos falar no amor pelo mundo. Você acha que é um amor 9? Eu arrisco dizer que é um amor de Mestre 11. Você não ama só a humanidade, ama também a natureza e o universo. Diariamente vê encanto nas mais pequeninas formas de vida e respeita o que a rodeia. Esse respeito é fruto da responsabilidade consciêncial.
    Compartilho do mesmo encantamento por tudo e espero um dia poder escrever meu próprio Diário do Paraíso na aldeia, semeando a terra e os corações.
    Estou esperando concretizar o Encantamento, assim que alguém queira compartilhar o sonho de vida comigo. Por enquanto caminho só, porém caminho na luz, iluminada pelo Mestre Gilberto. O esplendor do Paraíso está à minha espera :) Pode tardar, mas não falha. É o meu destino.
    Beijos e abraços.
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Flora... que linda a sua participação na BCAP! Eu não vi seu blog na lista dos participantes... eu participei com meu outro blog, http://avaliandovida.blogspot.com Seu relato emociona, viu? Beijokas ecológicas Tetê - EcoBlog

    ResponderExcluir
  12. Muito linda sua participação neste encantamento natural!!Parabéns e será sempre um prazer nos reencontrarmos.Também tenho o privilégio de morar e usufruir do campo!!!Bjsss
    Estou participando com dois blogs,tentando mostrar algo mais sobre a fase do encantamento comum a todas nós!!!http://zildasantiago.blogspot.com
    http://rumoslibertadores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Flora Maria,
    Achei lindo seu nome...
    Sabe, a arte de encantar os leitores é algo que me fascina. Realmente é um privilégio estar aqui no seu cantinho. Já estou te seguindo para sempre ter o prazer de ler e ver coisas lindas!
    Que paraíso é esse ai. Demais!!!
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  14. Amiga Flora que essa sensação de paz, alegria e felicidade que nos transmite se mantenha eternamente no seu coração.
    Bom Domingo e uma semana maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  15. A energia que vem da terra é doçura e encantamento!! A terra nos fornece vida e porque não dar mais vida à ela? Acho maravilhoso quem cuida da terra pensando na transformação do seu estado. Não podemos nos contentar com a aridez, seja do solo ou dos corações.
    Parabéns pela participação, Flora!! Divaguei por várias situações do passado, quando a minha família ainda lidava com a terra.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Tão poética sua participação, Flora!
    Partilhamos desse mesmo encantamento pela natureza e, muitas vezes, esqueço as luvas e me deixo contagiar pelo contato direto com a terra.
    Gostei do "Diário do Paraíso"!
    Finalmente publiquei as cenas do casamento.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Maria Luíza:

    Cada vez que releio essas palavras que escrevi em 1992, torno a sentir a mesma forte emoção que me invadia naqueles dias mágicos...

    Mas o melhor é que ainda sinto isso hoje !!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Isabel:

    Eu sou fascinada por flores - será por isso que meu nome é Flora ? - e fico até emocionada quando vejo árvores floridas. Aliás, adoro árvores. E mais ainda depois que li um livro que fala da importância delas para nosso planeta. As grandes árvores são essenciais para nossa vida.


    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!