terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O CHARME E O VENENO DOS COGUMELOS.

Bonitinho, charmoso e cercado de lendas, o Cogumelo é uma atração à parte nos jardins durante a temporada chuvosa !
Eu adoro Cogumelos e encontrá-los é sempre uma agradável surpresa de Verão !

Aqui no sítio já encontrei Cogumelos de inúmeras formas e tamanhos. Quando meu neto era pequenino adorava andar comigo a procurá-los pelo mato ! Esse da foto é muito lindo.
Encontrei um texto muito interessante sobre essas belezinhas do reino vegetal e transcrevo aqui algumas informações.


"Segundo antigas lendas irlandesas, pequenos seres imaginários chamados Duendes costumavam aparecer nas florestas durante a noite, para brincar e dançar com as fadas. O lugar escolhido pelos homenzinhos para suas festas era sempre o interior do que as histórias chamavam, apropriadamente, de anéis de duendes, ou seja, uma circunferência formada por dezenas de cogumelos cujo diâmetro pode medir até 6 metros."

Quando começa a temporada das chuvas, eles aparecem para alegrar nosso dia !

"Os cogumelos - que de fato assumem muitas vezes essa configuração - serviram para delimitar o espaço da festa e para que os duendes ali se sentassem. Dizia-se ainda que uma série de castigos desabaria sobre quem se atrevesse a desmanchar um desses círculos. Em muitos outros países existiam também histórias fantásticas sobre cogumelos, seus poderes mágicos e os perigos que apresentam."

Enorme era esse Cogumelo e foi pena eu não ter colocado algum objeto perto dele para dar uma idéia do seu tamanho.

"Isso reflete na realidade, o fato de que durante muito tempo pouco se soube sobre esses estranhos fungos, alguns dos quais capazes de produzir efeitos não menos bizarros em quem os consome. Diz uma história que a nobre italiana Lucrécia Bórgia (1480-1519) costumava oferecer aos seus inimigos poções à base de cogumelos venenosos."

São várias as cores que já encontrei nos Cogumelos aqui de casa.

"Outra lenda sustenta que o imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) só conseguiu gerar um filho graças aos efeitos afrodisíacos das trufas - espécie de cogumelos subterrâneos. Já povos antigos que habitavam a região de Kamchatka, extremo leste da União Soviética, mascavam algumas espécies alucinógenas, a pretexto de encontrar assim o espírito nelas oculto."

Esses 2 branquinhos apareceram na estrada de terra onde passamos com o carro e tratei de fotografar rapidamente antes que eles fossem destruídos !

"A razão para tanto folclore é simples: segundo a bióloga Vera Bonini, do Instituto de Botânica de São Paulo, existem nada menos de 200 mil espécies desses fungos, assumindo formas e cores diversas, capazes de brotar até em meios os mais inóspitos. Os cogumelos são, na verdade, apenas uma parte visível a olho nu de fungos já desenvolvidos em escala microscópica."

Surgindo no meio das plantas ou no chão descoberto, os cogumelos são sempre bem vindos aqui por casa.

"Extremamente resistentes, os fungos podem se associar a algas, formando os liquens, e assim habitar tranqüilamente as geleiras dos pólos. Da mesma forma, podem ocorrer em desertos, no alto das montanhas, no interior das cavernas, em densas florestas ou em campos abertos. Mas a fama dos cogumelos não é feita só de fantasias, que certamente nasceram de acidentes com espécies venenosas ou alucinógenas."

Encontrar essa aglomeração foi uma surpresa e tanto !!!

"Os champiginons, como dizem os franceses, ou funghi, como são chamados pelos italianos, figuram hoje entre os pratos mais apreciados no mundo inteiro. Não que seu uso culinário seja recente: na antiga Roma, Júlio César (100-44 a.C.) deu o próprio nome ao cogumelo preferido, Amanita Caesare."

Agarrados nas árvores eles criam uma decoração graciosa !

"Mas talvez a mais antiga espécie de que se tem notícia seja a que os japoneses cultivam há mais de dois milênios: a shii-take - Leutinus edodes --, que nasce em troncos de árvores mortas. Na França, onde são muito consumidos, as experiências de cultivo foram realizadas, pela primeira vez, por Olivier de Serres, agrônomo da corte de Luís XIV, no século XVII."

Outra forma bem interessante.

"Como não são capazes de transformar energia solar em alimento, os cogumelos contam com poderosos recursos: uma série de enzimas capazes de dissolver e transformar substâncias como a clorofila e a lignina encontradas nas plantas. Cada espécie produz tipos diferentes de enzimas, de acordo com os compostos que devem absorver. "Se os fungos não exercessem essa função degradadora, certamente grande parte da floresta estaria repleta de detritos vegetais, como toras de árvores e folhas mortas", explica o biólogo paulista Gilberto Martho. "Os fungos junto com as bactérias, são imprescindíveis na reciclagem da matéria orgânica e na transformação do detrito em alimento aproveitável."

O simpático e colorido "orelha de pau" é presença constante no jardim !

"Calcula-se que existam no Brasil centenas de espécies. A maioria é menor e mais seca que na Europa, já que o clima não é úmido o bastante. De qualquer forma, muitos cogumelos ainda se prestam às mais fantasiosas fábulas, enquanto outros, às reais delícias da arte culinária. "

Faz um bom tempo que apareceram essas formações estranhíssimas em uma pequena árvore perto da área de serviço. Encantada com a cor e a textura fui logo fotografar tal espécie exótica !
Hoje, pesquisando para fazer a postagem encontrei a informação sobre esse tipo de cogumelo.
De cor avermelhada e textura mole, parece ser o Auricularia auricula-judae, ou Orelha de Judas.
Veja aqui:

http://es.wikipedia.org/wiki/Auricularia_auricula-judae

Outro espécime muito exótico é um que tem uma espécie de rede branca cobrindo-0. Faz uns dias passei por um, mas sem tempo não fui fotografar. Que pena...

Tirei as informações daqui:
http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111519.shtml

10 comentários:

  1. Que rica aula sobre cogumelos!

    Já fiz criação de cogumelos aqui em casa. Veja neste link.

    Em Portugal tem muia gente que gosta de apanhar e consumir cogumelos selvagens, chamam-lhes míscaros, mas já tem dado nas noticias de TV que por acidente, alguns desses apanhadores morrem envenenados.

    Com os cogumelos todo o cuidado é pouco, mesmo para conhecedores das espécies.

    Eu amo cogumelos. Acho lindo, vê-los nos bosques e também no prato :) Há mil e uma maneiras de confeccionar cogumelos. Inclusive podem ser comidos crús. Veja esta salada.

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Adoro cogumelos ! Gostaria muito de algum
    dia experimentar aqueles bem diferentes, que
    sempre aparecem nesses programas de culinária
    da TV. Mas aqui no Brasil nunca encontrei
    nada além do Paris, Shitake, Shimeshi...
    Suas fotos estão lindas, como sempre.
    Beijos.
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    acho os cogumelos lindos. Mas ainda não gosto de comer. Com essa história de dieta, pesquisei e descobri que os comestíveis são ricos em proteínas. Mas são muito caros pra substituir no dia a dia! Marido não gostou da ideia de comer as casinhas dos duendes, rsrsrs! (acho que ví em algum livro infantil que eles eram as casinhas dos duendes)
    Achei o da primeira foto lindo! Ainda não tinha visto desses.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Ainda esta semana fotografei uma família de cogumelos no parque do Ibirapuera, em SP,
    fiquei preocupada com sua toxidade, já que minha cachorrinha insistiu em mexer com ela...
    mas graças a Deus, nada aconteceu...

    acho-os lindos, sempre os retrato em minha pinturas... lindos clics... beijos...

    ResponderExcluir
  5. Querida Flora!
    Minha amiga, simplesmente amei esta tua postagem! Você deve já saber que também sou encantada por estes cogumelos,né? Mesmo muito tempo antes de eu me interessar de forma mais profunda pelo universo da biologia, eles sempre foram figuras encantadas pra mim, coisas do mundo dos contos de fada!
    Por isso, desde pequena, achava-os lindos e misteriosos, com seus delicados "chapéus" cor de sonho... Uma alegria para os olhos! E o mais engraçado de tudo é que quando fiz 3 aninhos de idade, a minha mãe escolheu fazer um bolo de aniversário em forma de cogumelo pra mim! (Rs...) Será que eu já gostava deles há tanto tempo assim? (Rs...)
    Mas adorei saber mais um pouquinho das lendas que envolvem este mundo fantástico dos cogumelos... E o famoso círculo dos cogumelos ("fairy ring" ou círculo ou anel das fadas em inglês) é realmente uma das lendas incríveis que fazem parte dos contos de fadas europeus. Não sabia que também eram chamados de círculos dos duendes... Mas tudo isso só demonstra ainda mais o encantamento e mistério que esses seres curiosos provocam!
    Mas seja pelo aspecto biológico (importância como decompositores na cadeia alimentar), "mágico", pelo uso medicinal ou até culinário, a verdade é que os cogumelos fascinam sempre pela aúrea misteriosa que tanto nos inspiram!
    Maravilhosas as imagens dos teus cogumelos!!! Acho que qualquer dia vou dar um pulinho até aí para conhecer estas tuas maravilhas...(Rs...) São todos lindos! Parabéns pelo post e pelas lindas fotos!
    E obrigada pelo teu lindo comentário lá no meu blog... Nós e o filhotinho de sabiá ficamos muito contentes!
    Beijo grande pra ti, querida amiga da natureza!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rute:

    Já fui espiar sua criação de cogumelos ! Que legal !!!
    Na Europa parece que existem muitos cogumelos comestíveis pelos bosques, pois é isso que sempre mostram em filmes e programas.
    Confesso que sou desconfiada em relação a eles, e nem ponho a mão !
    Mas gostaria muito de saber se os que nascem por aqui são comestíveis...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vera:

    E eu gostaria de sair colhendo cogumelos para o almoço !!!
    Mas nem sei se os que temos por aqui são comestíveis.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Katia:
    Eles são lindos e adoro quando descubro algum que ainda não tinha visto !
    Esse da primeira foto estava muito lindo mesmo !
    Pena que durem tão pouco...

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Zininha:
    Mostre as fotos que fez !
    Eu também sou desconfiada e nem pego neles...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Teresa, eu sei como v. gosta dos cogumelos !
    Até lembrei daquela história do cogumelo gigante que foi "plantado" no seu jardim !!!

    Eles são muito fofos e parecem brinquedos da Natureza.
    Todos os anos, na época das chuvas, fico procurando por eles no jardim.

    Ficarei contento com sua visita, viu ?
    Avise com antecedência e venha tomar um chá de capim-limão da horta !

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!