sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RELEMBRANDO TEMPOS IDOS...

Continuando a trazer para o FLORA DA SERRA algumas postagens do meu blog SÃO LOURENÇO - Caminho das Águas, deixo hoje aqui essa que é uma das que mais gosto, talvez por trazer-me ternas lembranças de tempos tão distantes...

DOMINGO, 24 de Maio de 2009.

BRINCAR SIMPLESMENTE

São Lourenço em 1951 era, para mim, o próprio Paraíso Terrestre. Passear pelo Parque das Águas era a felicidade máxima que eu já tinha vivido na minha curta existência de 6 anos.

Nas proximidades da Fonte Sulfurosa existia o que hoje chamamos "americanamente " de Play Ground. Os brinquedos eram de madeira e ferro, fortes e simples.
Por incrível que pareça, lembro bem desse dia em que eu e meus irmãos andamos de gangorra.
Eu fiquei de um lado, e um deles sentou do outro, mas por ser bem maior que ele, logo joguei-o para o alto. A solução foi pôr os dois de um lado, mas assim fui eu a ser jogada para o alto. Rimos muito, e papai aproveitou para fotografar, pois gangorrar era impossível.

O Cavalo de Pau serviu para a foto, e a Roda também. Não sei se gostava deles, pois meu brinquedo preferido sempre foi o Balanço. Lá atrás do Cavalo de Pau estavam os balanços, mas eram barcos de madeira, enormes (para meus 6 anos) e que "voavam" em grandes alturas.
Neles não tinha coragem de andar...

Outra distração famosa era levar pão para os patos e os peixes. Sempre trazíamos um pouco de pão do hotel para alimentar a fauna aquática. Nessa foto, dá para perceber que eu não estava gostando muito da proximidade dos patos (ou gansos ?), pois enquanto minha irmã ria, e meu irmão olhava tranquilamente, eu encarava o bichinho preocupada com um possível ataque.
PS: o escrito acima pertence a outra foto.

Visitar a Fazenda Ramon era outro programa imperdível para quem estava em São Lourenço.
Também lembro do dia que pegamos o "charretão", única charrete grande, com muitos lugares, para fazermos o passeio famoso. Inesquecível o doce-de-leite fabricado lá, servido em copinhos de papel encerado e pazinha de madeira.

Como eramos felizes com tão pouco...
Hoje, na ânsia do ser humano por lazer e prazer, nada satisfaz e o Parque precisa ter "mil" brinquedos e equipamentos diversos, além é claro dos recreadores, pois ninguém tem mais imaginação para criar sua própria brincadeira.

Doces lembranças dos tempos idos...

4 comentários:

  1. Flora,
    Você sempre me deixa saudosista com seus posts.
    As fotos são registros marcantes na vida das pessoas. Detalhes de uma época, registrados em preto e branco, papel brilhante, com margem branca e serrilhada, presas com cantoneira...
    E a alegria de vocês, ainda crianças, numa brincadeira inocente, em parques de diversões, que ainda hoje têm o seu encanto? Isso é para guardar na memória e no coração.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu ando numa fase extremamente frágil, sensível e nostálgica...

    Sabe, Gina, que não encontro essas cantoneiras para comprar, nem na net?
    Tenho muitos retratos, e álbuns com espaço para colocar essas fotos e não tenho como fazer.
    Aqueles álbuns que surgiram com folhas plásticas em que os retratos ficavam presos - maravilha dos anos 60/70 - ficaram com essas folhas plásticas sem o adesivo e as fotos saem do lugar !!!
    Eu quero as cantoneiras antigas !

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oh coisa boa... lembranças, fotos antigas...
    também tenho destas picotadinhas...

    beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zininha:

    Até estou achando interessante que v. e a Gina tenham comentado sobre as fotos serrilhadas ou picotadas, pois para mim elas são tão familiares que esqueci que faz muito tempo as fotografias não são assim !!!

    Relembrar o Passado, planejar o Futuro e viver o Presente: é assim que eu vivo e gosto muito !
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!