Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, e também em junho-agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen)."
A QUARESMEIRA foi escolhida para ser a ÁRVORE-SÍMBOLO de São Lourenço, e sua bela florada enfeita a cidade nesses tempos de verão-outono.
O belo exemplar da foto ainda é uma pequena árvore do meu jardim.
"É encontrada no sudeste do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, e Bahia) e no sul da Flórida, nos Estados Unidos, principalmente em matas secundárias."
Outra árvore bem florida, apesar de magrinha. Está localizada perto da porteira da entrada.
"Árvore de 8 a 12 m de altura, com tronco de 30-40 cm de diâmetro."
Na estrada de terra, caminho da minha casa, essa beleza dá boas-vindas.
Nessa época do ano, ela domina a paisagem, colorindo a mata verde do Cafundó.
"Grande parte das tibouchinas são bastante requisitadas pelo paisagismo por sua beleza. Seu porte baixo permite que seja plantada em calçadas estreitas, e sob a rede elétrica."
No bonito bairro Monte Verde, as Quaresmeiras também estão presentes, pena que estão pouco visíveis na foto.
"Por ser planta rústica suporta clima seco e quente, e solos pobres. Pelo mesmo motivo é usada na revegetação de áreas degradadas. É considerada por especialistas a Tibouchina mais fácil de ser cultivada."
Na calçada do Aeroporto, essa bela Quaresmeira solitária.
"ATibouchina Mutabilis é uma espécie muito interessante, porque suas flores mudam de cor, do branco para o roxo, à medida que envelhecem.
Possui entre 7 e 12 metros de altura e floresce entre os meses de novembro e fevereiro."
No bairro Solar dos Lagos também encontramos Quaresmeiras floridas.
"Por ser encontrada na floresta pluvial da encosta atlântica, do Rio de Janeiro até Santa Catarina, a Tibouchina mutabilis também é conhecida como Manacá-da-Serra. outros nomes populares são: jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma e pau-de-flor".
No encantador bairro Vale dos Pinheiros o "bosque" de Quaresmeiras faz qualquer ser sensível ficar emocionado. É muita beleza !
(Texto: Wikipédia)
Boa tarde.
ResponderExcluirBela postagen, pena que tenho de correr por
causa do tempo, ainda tenho de visitar outras pessoas.
Passando para dar uma espiada nas novidades e dar os parabéns pelo dia de hoje.
Desculpe a minha ausência esta semana, mas estou sem internet, tendo que recorrer a uma
lanhouse. Não gosto muito de recorrer a estes lugares, mas... fazer o quê. Para quem mora dentro do mato como eu, é a única opção no momento, assim mesmo muito lenta.
Não sei por quanto tempo vou ficar sem
conexão, o 3G apresentou um problema e estou
aguardando uma solução (sentada porque em pé
vai cansar ).
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... aproveita para desejar um bom final de semana.
Saudações Florestais !
em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Muito obrigada, Silvana, pela visita e comentário.
ResponderExcluirNo nosso mundo de hoje, ficar sem internet é um problemão !
Ficamos sem contato rápido, ao que já nos acostumamos, não é mesmo ?
Beijo
Olá, amiga Flora Maria
ResponderExcluirA última foto mostra um bairro de sonho, com as suas árvores coloridas que fazem lembrar o jaracandá.
A mata verde do Cafundó tem magia...
Bom fim de semana
Oi, Micael:
ResponderExcluirPor aqui temos poucos exemplares do Jacarandá Mimoso, que é uma árvore bem maior do que a Quaresmeira e as flores tem um tom mais claro.
São lindíssimas !
A vantagem da Quaresmeira é que ela é nativa, pioneira, resistente e multiplica-se com facilidade. Aqui no meu Sítio venho acompanhando sua evolução, seu "caminhar" na direção oeste-leste pela mata. A cada ano nascem mais e mais Quaresmeiras.
São essas alegrias que fazem a vida melhor...
Bjs
Flora te vi lá no Primaveril no Muro da querida Fátima, e não resisti quando li seu nome, é que minha amada mãe também se chama Flora, cheguei aqui e tô ficando, pois adoro plantas, trabalhei muitos anos em um Horto Universitário, as catalogando e a quaresmeira é uma das minhas preferidas. No dia da árvore meu filho até plantou uma.
ResponderExcluirBeijos
Oi, Fê:
ResponderExcluirQue legal sua mãe também ser Flora, nome relativamente incomum.
Deve ser uma delícia trabalhar num Horto, lidar com plantas e aprender como cuidar delas !
A Quaresmeira é uma das minhas queridinhas, e aqui em São Lourenço elas estão por todos os lados.
Obrigada pela visita, e já vou visitar seu blo.
Beijo
Desculpem-me por meter o bedelho na conversa alheia, mas conversa de Quaresmeira mexe com a minha alma violeta.
ResponderExcluirQuê belas quaresmeiras vocês têm aí em São Lourenço hem? Aqui onde moro no 3º planalto do Paraná, elas não sobrevivem, por causa do frio (somos sujeitos a geadas de abril a outubro-novembro), pelos menos não a Tibouchina Granulosa. Tenho que me contentar com os Manacás da Serra (tibouchina mutabilis), também belos, mas que não retratam exatamente o tapete colorido da minha serra de Friburgo, da minha infância.
Oi, Herodoto:
ResponderExcluirÉ um prazer receber sua visita e comentário !
Temos, sim, muitas Quaresmeiras aqui em São Lourenço, e elas fazem a minha alegria nesses tempos de verão-outono.
Gosto muito de Friburgo, e quase fomos morar lá, mas o destino nos trouxe para terras mineiras.
Volte sempre.
Flora Maria
Oi Flora
ResponderExcluirbem..., encontrar o teu blog acho que é uma história longa. Mas, observando o seu tipo de vivência e a de seu marido (que percebo nos textos de seus blogs), creio que posso tentar explicar.
Eu sigo uma "proposta" conhecida como Agenda Aquariana (http://www.agendaaquariana.org.br/) que formula um modelo de convivência, digamos, para os novos tempos. Neste modelo, a população do planeta se organizaria em torno de 16 "povos" (segundo suas características de alma), que são chamadas de Redes Mundiais de Estações Aquarianas - cujo ícone é a catedral de Brasília, um templo construído sobre 16 pilares. Eu estou vinculado à Rede Violeta (a 16ª). Nossas estações (ecovilas onde este novo modo de convivência predominantemente amoroso e cooperativo deveria ser construído e cultuado) deveriam ser construídas em regiões onde a força dessa vibração já está estaria instalada na natureza de forma bem evidente. Os sinais que busco (no caso da Rede Violeta) são o afloramento de pedras de cor violeta (como a ametista, fluorita etc) ou algum determinado tipo de flora predominante com flores violetas (como a quaresmeira, o Jacarandá de Minas, a Sucupira etc). Por isso, investigando regiões onde essa vibração pode ser observada e que tb atende uma longa série de quesitos, procurei regiões p.ex. onde quaresmeiras são predominantes ou mesmo onde são "reverenciadas". Quando vi que esta árvore era uma espécie de árvore oficial do município isso me chamou a atenção e procurei sites na região que evideciassem essa "devoção", foi quando encontrei o teu site.
um abraço
Heródoto
Oi, Heródoto:
ResponderExcluirGostei muito de conhecer a sua história sobre as Quaresmeiras ou a cor Violeta.
Acontecem "coincidências" muito interessantes por aqui...
Vou visitar o site da Agenda Aquariana, e continuamos a conversa.
Abraço