sábado, 16 de janeiro de 2010

SURPRESAS DO MATO !

Viver em contato com a Natureza dá essas alegrias ! Quando menos esperava, recebo essa surpresa: surge uma orquídea na beira do Caminho Verde, pertinho de casa.

Uma orquídea totalmente diferente das que possuo. Um pequeno cacho de flores lilases, saindo da ponta de uma longa haste, estava no chão do caminho.


Dois "galhos" compridos, espalhados, escondidos em meio a vegetação nativa. Da ponta de um deles surgiu o delicado buquê. Como será seu nome ?

Eu sei que por aqui existem várias espécies de orquídeas escondidas na mata. Mas encontrar uma delas florida, bem na beira do caminho, foi uma agradável surpresa de janeiro.

7 comentários:

  1. oi Flora.
    estas são as grandes vantagens de se morar num lugar maravilhoso e cercado de natureza, tem estas surpresas, tão agradáveis nos esperando nos caminhos....aqui já está ficando dificil de se ver estas coisas, a cidade vai crescendo e as casas tomando conta de tudo, muitas pessoas cortam e arrancam o verde e vira tudo calçada....por aqui em casa tem grama, lavoura, e canteiros, tudo meio apertado, mas não saberia viver sem este pouco de verde e colorido....só pedras, não dá....vida de sítio como tu tens aí, é sim a maravilha
    pode ser mais longe da cidade e tudo, mas nas calçadas não surgem orquidias....só algum matinho as vezes, nas frestas das pedras...

    linda mesmo Flora...que tenhas mais surpresas assim...

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida Rosan, pela visita e comentário.

    Fico encantada quando vejo as plantinhas nascendo nas rachaduras das calçadas e muros ! Existe uma que é um amor, com flores-pompom-espetados cor de rosa e folhas arredondadas cor de vinho. Já trouxe um pedaço para casa, mas ela é logo devorada por algum inseto daqui. Para você ver como é a natureza: lá na rua, no centro da cidade, ela nasce e cresce vigorosa, aqui, é devorada...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Flora
    Venho agradecer a visita que fez aos meus blogs e também o seu comentário.
    Quanto às questõe que me pôs é assim:
    Sou natural de Lisboa, mas meus pais são originários da serra do Açor. Sobral Magro é uma pequenina aldeia, hoje em dia com pouco mais de 30 habitantes permanentes, quase todos de idade avançada. Só no Verão a aldeia tem mais vida, mas mesmo assim, são muito poucos.
    Eu pessoalmente moro nos arredores de Lisboa, mas foi naquela pequena aldeia que passei as minhas férias em criança, dei aulas pela primeira vez e me casei.
    Adoro o campo e a natureza e, por isso, deixei Lisboa e vim para os arredores, onde a vida ainda não é tão agitada como na grande cidade. Conheço Felgueiras, pois o meu pai vai todos os anos para as termas de Felgueiras, que nem fica muito longe.
    Passei pelos seus blogs e deu para ver que também é uma apaixonada pela natureza. Gostei e vou passar mais vezes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e respostas, M. Lourdes.
    Gostei muito de conhecer as pequeninas aldeias, seus costumes e o cuidado em manter as tradições.
    Também estarei visitando-a.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. A sua orquidea se chama, epidendrum, uma planta que suporta o seu plantio em terra!! Mas na maioria delas, são epifitas ou seja aquelas que florescem em árvores, não são como muitos dizem "parasitas", são plantas que se podem ser cultivadas em vasos, muito tranquilamente, beijos, Sandra.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Sandra, pela informação.

    Fiquei mesmo encantada ao ver essa orquídea totalmente nativa, no caminho. Já procurei para ver se existiam outras por ali, mas não achei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Orquidea Estela - esse é o nome dela.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!