sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A MAGIA DAS CORES - Amarelo

O Amarelo é a cor do Sol: daí vem muitas associações simbólicas atribuídas a essa cor. O Amarelo tem muita energia e movimento, é uma cor quente, como o vermelho, mas, ao contrário deste, que pode tornar-se sombrio e opressivo, o amarelo é sempre claro e leve.

Não existe amarelo-escuro: quando o amarelo escurece muito, torna-se outra cor: laranja, ocre, castanho. Assim, as características da cor amarela pertencem somente a ela, e essa cor tem todo o direito à importancia que lhe é atribuída com uma das tres cores-pigmento primárias.

"A beleza amarela da florada do Ipê, em agosto"

O amarelo é quente, mas não muito. Por isso, ele realiza todos os efeitos do vermelho, mas de forma muito mais suave.
Os principais minerais relacionados ao amarelo são o enxofre e o vanádio.

"As 15 velas do aniversário da minha filha".

Do ponto de vista psicológico, o amarelo se caracteriza pela alegria. É a cor clara, leve, luminosa por excelência. O amarelo estimula, mas não irrita.
Por ser a cor do Sol nascente e primaveril mais suave do que o Sol do meio do verão, o amarelo sugere o lado mais amável e fertilizante, menos destruidor do Sol. É exatamente o lado da luz, enquanto o vermelho é o lado do calor.

"Magnífica cúpula da Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro".

Do ponto de vista simbólico, o Amarelo é a cor do Sol e de todos os deuses e aspectos da realidade a ele associados. É a cor da luz, consequentemente, é a cor da verdade que ilumina a consciência, da compreensão que ilumina o pensamento, da alegria que ilumina o cotidiano, da palavra que é a luz divina criadora.

"Por-do-sol em São Lourenço".

O metal tradicional do amarelo é o ouro e seu outro mineral é o enxofre. Uma outra substância associada ao amarelo é o âmbar, que é uma resina vegetal fóssil.

"Alegre varanda".


Os deuses amarelos são deuses solares e do ouro. Na china, o Imperador de Jade, entidade suprema da corte celeste, tem direito privativo ao uso do amarelo; nas religiões mediterrâneas, Mitra e Jesus Cristo disputaram por muito tempo a primazia como religiões solares; na Grécia é Apolo; no Egito, Rá, Aton, Amom, Sekmet; nas religiões afro-brasileiras, Oxalá e Oxum liga-se ao Sol e ao ouro.

"Bela orquídea amarela, na Exposição de setembro de 2008".

Todas as pedra amarelas podem ser usadas para simbolizar a cor, como o topázio, o quartzo citrino e a ágata-amarela. Seu dia é o domingo; seu número é o seis e sua forma geométrica é o hexágono. Seus perfumes são o incenso e a hortelã.
Cor do pomo das Hespérides e da Divindade, simboliza a imortalidade e a fé, mas também pode representar o desespero, a inveja (talvez por ser a cor do fígado, a víscera onde são guardados o veneno e o azedume), a traição, o inferno (o enxofre do diabo) e o orgulho (o ouro da realeza e do poder).

"Cartão-silvestre - aplicação de galhos, musgos e sementes, sobre juta".

Distúrbios relacionados com o amarelo estão ligados às funções do chakra Solar, as quais podem ser resumidas na capacidade de "digerir" tudo o que vem do exterior- alimentos e informações - e do interior - emoções e impulsos - e transformá-los em elementos úteis para a vida orgânica e mental.
O chakra Solar se relaciona à consciência de tudo o que ocorre dentro e fora de si mesmo, à percepção da própria posição no mundo e dos laços físicos e psíquicos com o exterior, à comunicação de todas as formas.
Portanto, pode-se supor que qualquer condição externa ou interna que prejudique a absorção e emissão de informações e substâncias se manifestará por sintomas que expressam falta ou excesso de amarelo.

"Fonte Mayrink, no Parque das Águas de Caxambu".

(Informações extraídas do livro Cromoterapia - de Eneida Duarte Gaspar)

4 comentários:

  1. Oi Flora.
    com pouco tempo e internet praticamente parada, estou atrasada em minhas visitas.
    linda postagem sobre o amrerelo, uma cor linda e sem dúvida cheia de muita luz, de muita energia, sabedoria...
    meu jardim a uns dias atraz estava totalmente amarelo, parecia que o sol tinha deixado cair alguns dos seus raios sobre ele.
    bom fim de semana.
    beijo de luz amarela.
    Rosan

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosan:
    É mesmo. Suas flores amarelas estavam lindas.
    O amarelo não é uma das cores preferidas, mas é de uma luminosidade incrível e aproveitamos muito pouco dessa luz nos ambientes.
    Estou pensando em colocar algo de amarelo na minha sala, para clareá-la, pois é muito escura.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sou suspeita em falar do amarelo...
    pois adoro tudo que lembra energia...sol..

    Lindas imagens amiga...

    Beijos...

    Pois é... já viu a água que caiu em sampa???

    Nem papai Noel escapou...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zininha:

    Por aqui também é só chuva, mas eu não posso reclamar pois adoro dias chuvosos. Só atrapalha a lavagem da roupa. As plantas adoram e ficam mais verdes ainda.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!