terça-feira, 22 de dezembro de 2009

DOCES RECORDAÇÕES...

Natal é tempo de alegria, mas também de saudade. Saudade de Natais passados, de pesssoas queridas que não estão mais presentes, embora jamais sejam esquecidas. Tempo de lembranças doces com pitadas de tristeza...

De algumas pessoas conservamos objetos, de outras somente fotos ou a lembrança da sua presença.
A linda guitarra, já sem cordas e outras peças, pertencia à minha mãe. Guardo com muito carinho, como objeto de decoração.

Meu pai era um homem sensível e romântico e um dia escreveu no meu bloco de rascunho escolar a letra da canção O Cigano, música que ele gostava muito, e eu na época, com meus 13 anos, nem sabia como era.
Muitos anos depois, aqui em São Lourenço, tive a oportunidade de ouvir a tal canção e também encantei-me com ela, na linda voz do Francisco Alves.
O bloco, guardado até hoje, transporta-me para 1958, e para a alma emotiva de meu pai.

O saco de retalhos, não patchwork, por favor, foi feito por minha avó Olívia, e ela usava para guardar retalhos. É uma das minhas queridas relíquias, trazendo-me a lembrança de tempos muito antigos, numa pequenina casa na Piedade.

Essa preciosidade pertenceu ao meu avô Adelino, e deve ter sido muito usado na década de 1920! Pena que está bem quebrado, pois nos brincamos um bocado com ele.


Da minha avó Flora, trago aqui uma entrada para o Parque das Águas de São Lourenço, em 1964. O nome do hotel em que a pessoa estava hospedada, aparecia em cima: Sul América.

Esse tempo de Natal faz dessas coisas comigo...

8 comentários:

  1. Lendo tudo isso entendo porque certas pessoas dizem que o Natal é triste.

    Engraçado... Eu nunca achei o Natal triste. Mesmo quando lembro de quem já se foi, mesmo não sendo mais criança e nem tendo crianças correndo pela casa.

    Costumo dizer que quando era criança eu amava o Natal, depois passei por um período, talvez dos 18 aos 24 que passei a achar meio sem graça. Eu nem era mais criança e nem tinha uma criança. No Natal em que eu estava com 25 anos, estava grávida, então já foi diferente, ganhei roupinhas e brinquedos para o bebê... E daí pra frente, eu tinha uma criança para comemorar o Natal.

    Agora, minha "criança" está com quase 17 anos, mas eu continuo gostando muito desta data e vendo sempre com alegria e não com melancolia, uma oportunidade de estar junto com a família no meio da confusão que tem sido a minha vida, com tanto trabalho e correria.

    É bom... Eu gosto...

    beijo, mãe

    ResponderExcluir
  2. Eu também nunca achei o Natal triste, mas agora, com o "peso da idade", e observando tudo o que já passei ao longo dos anos, estou sentindo uma pontinha de melancolia. Talvez seja consequencia do que passamos neste ano...

    Mas continuo adorando o clima natalino, os cheiros da terra, a magia que envolve o planeta, o preparar a ceia e a nossa alegre distribuição dos presentes.

    Como v. bem o disse, são Natais diferentes, no decorrer da vida, mas em cada um deles permanece esse delicioso sentimento mágico.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Flora.
    o Natal, é como tu disseste feliz e ao mesmo tempo triste, também sinto assim, as lembranças nos surgem trazendo saudade... e as alegrias vem das comemorações da união da família mesmo que pequena..
    as crianças sempre esperando muito presentes e as mães com pouco dinheiro para arcar com tanto, então compramos oque precisasm e nem sempre o que gostam....mas seguimos...
    com lembranças, boas outras nem tanto, mas com amor no coração.

    FELIZ NATAL E ANO NOVO a ti e a tua familia...com muita paz.
    beijo e abraço apertado

    ResponderExcluir
  4. Tantos tesouros, Flora.
    Sou igual a você, também conservo as relíquias do passado com carinho.

    Desejo um Feliz Natal para toda a sua família.

    Claudinha, beijos!
    (tentando caçar dois coelhos de uma só cajadada!)

    ResponderExcluir
  5. Um pouco de tristeza e saudosismo é quase inevitável.
    Esse será o primeiro Natal sem meu pai, mas o Natal é mágico, muito especial, é união.
    Que você tenha um Natal de muita confraternização.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que a sua noite de natal tenha sido iluminada com muito amor e paz.
    Os presentes são muito importantes para as crianças, sim, mas o amor, carinho e atenção que recebem dos pais é muito mais importante, e é isso que fica guardado no coração.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Adoro as minhas preciosas lembranças, Hazel, mas sem saudosismos nem saudades tristes.
    Que você e sua família tenham passado uma linda noite de natal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, Gina. O primeiro natal sem o meu pai foi melancólico. Depois teve o primeiro sem a minha mãe, e a festa foi suavemente triste.
    Neste ano ainda tivemos a perda da minha netinha que nasceu prematura...

    Mas, como disse você, o natal é mágico é conseguimos transmutar tristeza em alegria.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!