quarta-feira, 8 de julho de 2009

MINHAS ÁRVORES

Sem assunto, disposição ou alegria, busquei algumas imagens no meu arquivo, apenas para movimentar o blog. Falar das belezas da Natureza sempre me traz um pouco de ânimo, então vamos a elas. Fotografei os diversos troncos de árvores do meu sítio, encantada com a variedade de formas e cores. Aqui mostro alguns.


Gosto muito dessa foto de estranhos cogumelos no tronco da Bougainville. Eles sempre aparecem na época das chuvas, entre janeiro e março aproximadamente.

Curioso tronco de uma árvore nativa chamada pelo povo daqui de Jacaré. É uma árvore frondosa que oferece bastante sombra.

Essa, também nativa do meu jardim, é de pequeno porte, possui o tronco lisinho e me fascina com a florada perfumadíssima no início das chuvas. Nela prendi uma orquídea de flores pequenas e simples que floresce em dezembro.

Existem várias Araucárias enormes no meu sítio, além de 2 ainda pequenas que eu plantei desde a semente (pinhão). Árvore imponente, é pouso dos tucanos que existem na região.

Outra nativa, com seu belo tronco malhado. Também possui as orquídeas para ornamentá-la.

Muitas alegrias me trazem minhas árvores, meu jardim silvestre, e é nele que busco consolo nos momentos de aflição e tristeza. É mexendo na terra, cuidando das plantas que descarrego as energias negativas e reabasteço minha alma com luz e força.

12 comentários:

  1. Olá, Flora Maria... muito bonita as árvores, e deve ser um lugar grande aí...Perfeito para você se refazer, sentar a beira de um tronco e deixar a tristeza escorrer para a terra que tudo limpa e purifica...se deixe energizar pela natureza...busque a paz junto à árvores,terra e flores, e logo tudo estara melhor, e as lembranças serão menos dolorosas... siga em frente amiga...mesmo parecendo impossível...Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flora querida, que bênção que deve ser ter árvores assim tão lindas em seu jardim para contemplar, abraçar, aspirar o perfume, ouvir o canto dos passarinhos, ver a imagem magnífica da chuva caindo, as gotinhas rebrilhando na folhagem, o cheiro da mata, a sombra...

    Estive aí, com você, em pensamento, numa prece de gratidão.

    Fique bem amiga, siga os lindos conselhos da Rosan, e também aceite meu forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Rosan:

    A Mãe-Terra está aqui mesmo para nos proteger e consolar.
    Meu lote é pequeno, mas fica dentro de um sítio muito agradável, e nós procuramos conservá-lo com cuidados e carinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Bete, sinto-me uma pessoa abençoada por poder morar num lugar assim.
    Vivemos com pouquinho dinheiro, é tudo muito simples, mas temos essas maravilhas que você citou.
    Saímos do Rio de Janeiro, que é a Cidade-Maravilhosa, mas que não preenchia nossa necessidade do campo, da simplicidade de uma pequena localidade, do convívio com a flora e a fauna silvestre.

    Gosto não se discute, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. A comunhão com a natureza espontânea é acalentadora. É dessa natureza que tenho saudades. Da minha terra, da minha Angola, da minha Babaera (nome, da povoação do interior de Angola, que em quimbundo signnifica: água boa). Que bonitas árvores tem.
    Aqui em Portugal e na Europa, tudo tem intervenção humana. A natureza é "artificial". As árvores, os verdes não surgem espontâneamente. O Homem domina tudo. Ao olharmos para uma paisagem, sentimos que dominamos, somos "Reis e Senhores".
    Aí, tal como em Angola, sentimos que fazemos parte da natureza, não a dominamos, é ela que nos envolve e isso é reconfortante.
    Beijos da Conceição e meus para si.

    ResponderExcluir
  6. O interessante, Micael, é que nós, do Terceiro Mundo, admiramos muito a Europa, com sua cultura, arte, riqueza e tradições. Se bem que estou falando por mim...
    Não imaginava esse "artificialismo".
    Encanto-me com as aldeias de Portugal e suas casinhas de pedra, como a que meu pai morou,lá em Felgueiras de Vizeu. E principalmente, o amor que tem pelas flores e jardins.
    Não percebo esse amor por aqui...

    Será apenas um ponto de vista contrastante ?

    Beijos para a Conceição e você.

    ResponderExcluir
  7. Olá Flora, parece ser um verdadeiro santuário naturalesco tão relaxante...adoro arvores, flores natureza..tem tanta vida é tão bom! Parabens pelo seu jardim adoro-o! Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Olá Flora, parece ser um verdadeiro santuário naturalesco tão relaxante...adoro arvores, flores natureza..tem tanta vida é tão bom! Parabens pelo seu jardim adoro-o! Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Oi, Heiligen:
    Eu também gosto muito de jardins silvestres, bem ao jeito que a natureza fez.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Que lindo post!
    Adorei!
    As suas árvores são lindas! E são tantas!!!
    Também já plantei pelo menos 2 árvores quando era pequena, na casa dos meus avós. E é tão bonito vê-las crescer connosco...
    Um abraço daqueles que aquecem a alma...

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Maria Papoila pela visita.

    Aqui onde moro existem muitas árvores nativas, e já plantamos outras exóticas. Enquanto muitos cortam sem-dó-nem-piedade, nós procuramos aumentar a vegetação local.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!