terça-feira, 21 de julho de 2009

EU MORO ONDE VOCE PASSA FÉRIAS !

São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, é uma encantadora e pequena cidade que nasceu das águas curativas existentes em suas terras. Águas que trouxeram pessoas em busca de alívio para seus males, e aqui o encontraram. Em tempos idos eram chamadas de "aquáticos", mais tarde de "veranistas", e hoje de "turistas". Muitos desses turistas acabam transformando-se em moradores, eternos apaixonados, e seduzidos pela cidade das águas miraculosas.

As "águas santas", como já foram chamadas, encontram-se localizadas dentro de um belíssimo Parque, coração de São Lourenço, e onde podemos passar momentos deliciosos.

Flores, muitas flores, cativam os visitantes do Parque das Águas. Orquídeas aos montes, nas árvores da alameda de entrada, dão as boas-vindas, na chegada da Primavera.

O lago, muito azul, proporciona paz e passeios, seja nos barcos à remo, ou nas "gaivotas", como eram chamados antigamente os atuais pedalinhos.


Fonte Gasosa, uma das 9 fontes onde encontramos 7 tipos diferentes de águas para os mais diversos males. Na semana passada, o programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, mostrou as virtudes curativas das águas de São Lourenço.



Poética "Ilha dos Amores", no lago, cujo nome deve ter sido dado em homenagem aos incontáveis casais que escolheram passar sua Lua-de-mel em São Lourenço.

A partir de julho começa a magnífica florada da "Pata-de-Vaca" (Bauhinia) transformando o Parque em um perfeito jardim do paraíso.

Além do grande lago principal, o Parque possui outros laguinhos, como este, em frente à Fonte Magnesiana, e perto do Pavilhão Central, construção antiga onde pode-se encontrar "um milhão" de produtos interessantíssimos.
O céu azul de São Lourenço faz moldura para o Centro Hidroterápico, mais conhecido como Balneário, que possui completa aparelhagem de fisioterapia, duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infra-vermelho, ultra-violeta e ultra-som.
Os banhos Carbo-gasosos, tradicionais no exterior, são aplicados desde 1950, pela Empresa de Águas São Lourenço.

Outro ângulo do lago, dessa vez colorido pelas azaléias durante o inverno. De manhã cedinho, nos dias em que a neblina está forte, o lago assume uma imagem quase mágica no meio da bruma.



O Parque II é um prolongamento do Parque das Águas e nele podemos encontrar, além de outras atrações, um interessante Jardim Japonês.

Durante muitos anos minha família fez uso das águas minerais para tratamento de saúde, seguindo a tradicional "estação de águas". Momentos maravilhosos passamos em São Lourenço, frequentando o Parque e usufruindo da paz de uma pacata cidade do interior.
Desejando viver ao longo do ano esses momentos maravilhosos, mudamos para São Lourenço.
Por isso hoje posso dizer que "eu moro onde você passa férias".

12 comentários:

  1. Ai ai, com certeza eu também gostaria de morar aí...
    Parece ser tão acolhedor Flora.
    Não estou reclamando de onde moro, pelo contrário gosto muito da qui... minha unica rassalva é que a cidade esta crescendo muito , prefiro menor...
    Aproveite esse paraiso Flora... como tu disseste tu mora onde muitos só passam as férias... isso para quem pode viajar..
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. De facto o Brasil não é só Rio de Janeiro e S. Paulo... Só prédios!.. E onde é perigoso andarmos nas ruas à noite... Pelo menos são as notícias que por cá nos impingem!
    Aqui está uma região que as Agências de Viagens, daqui (Portugal), não propõem para a visitarmos, naturalmente por desconhecimento de uma realidade brasileira mais interessante. Jardim maravilhoso e uma cidade simples e agradável de estar.
    Local para umas boas férias, de certeza.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosan:
    Quem sabe um dia v. não aparece por aqui ?
    Eu já passeei pelo Rio Grande do Sul, e cheguei pertinho da sua terra, em Caxias do Sul.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Micael !
    Até parece que Brasil é só praia, Amazonas, Pantanal.
    Meu Estado de Minas Gerais é belíssimo, com contrastes interessantes de relevo, flora, fauna, e clima. É um estado interior e não possui mar, mas possui paisagens lindíssimas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flora
    Você me fez voltar no tempo e lembrar dos meus pais, quando eles casaram a lua de mel foi em São Lourenço e por muitas vezes voltaram lá, eu tenho mutas fotos deles passeando pela cidade. Minha mãe costumava falar de como a cidade era bonita. Saudades!
    Um abraço
    Fátima Rosana

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Fátima Rosana, pela visita.
    Gostei de saber que seus pais conhecem S. Lourenço !

    Conheci Maricá, só de passagem, e há muitos anos, e achei uma belezinha de cidade pequenina. Não imagino como estará agora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. OI Flora Maria.
    passei de novo por aqui e abri todos os links, é mesmo uma beleza, gostei muito das flores, e achei interessante o jardim japones, principalmente aquela pontezinha, gosto de coisas assim, so não gostei da cor vermelha daquele portico ou algo assim. Mas no geral é mesmo um espetáculo de lugar, parabéns por morar aí.
    Tu disse que passou por Caxias do Sul, é mesmo bem pertinho da qui, não se compara em tamanho, mas eu sou muito mais a minha cidade +- pequena. Quanto a Gramado é uma cidade de sonho, toda elaborada para o turismo, mas quando está lotada perde a graça... é que sou meio do mato mesmo, e super população não é comigo... Obrigada pela amizade
    Um agraço apertado.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga
    São Lourenço é mesmo uma delícia, e esse Parque das Águas um verdadeiro oásis.

    Agradeço a visita no post de aniversário do meu Pedrinho. Olha... ele também foi prematuro, nasceu de 6 meses e tinha um irmãozinho gêmeo que só viveu 7 dias, sei como é perder esses prematurinhos. Lamento muito pela sua netinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Assim como v., Rosan, também prefiro cidades pequenas, e por isso gostei mais de Ana Rech do que de Caxias.
    Aqui em S.L. vivemos do turismo, e os turistas são muito bem vindos e tratados com carinho, mas... como é gostoso quando a cidade está calminha e mais vazia.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Denise, pelo apoio. São momentos muito tristes na nossa vida, e também já passei por isso.
    Só o tempo para aliviar as dores e cicatrizar as feridas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Recebi o seguinte email da minha amiga Nina:


    Flora,
    Visitando seu blog hoje, adorei o título " Eu moro onde você passa férias". Eu também vou morar onde muita gente passa férias. Estou de mudança para o Recreio dos Bandeirantes. Olha só o nome, lá paravam na hora do recreio. Sei que voce não gosta de mar, mas eu adoro ficar sentada olhando aquelas ondas que vão e vem, naquela imensidão azul ou verde.

    Quando vier ao Rio dê uma passeio até lá. É um passeio bonito, tem um frescão que vai pela orla. Por conta dessa mudança não poderei ir no próximo encontro com vocês, o que é uma pena, pois adoro ir aí. Enquanto isso vou visitando seu blog que é sempre uma delícia.

    Quero uma muda daquela flor da sua irmã. Fiz um curso de agricultura orgânica, depois que arrumar a mudança, vou ver a apostila para ver qual as plantas que afastam as pragas, mas lembro de cabeça do cravo-de-defunto, da árvore Neem, e do manjericão.
    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nina:

    Sei que v. sempre gostou muito do mar, e o Recreio dos Bandeirantes é um lugar maravilhoso, mas eu prefiro nosso antigo bairro do Grajaú, pequenino e encravado entre montanhas.

    Fico muito feliz por v. visitar meu blog!
    Quando vier por aqui levará uma muda da Flor da Nelia.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!