quinta-feira, 25 de junho de 2009

A MAGIA DAS CORES - VERMELHO

O vermelho é a cor mais quente de todas e, também, a mais estimulante. Na natureza, esta cor ocorre no sangue dos animais, no fogo, nas flores, na plumagem das aves e em muitos frutos. É também a cor da ferrugem e, por isso, o ferro - e tudo a ele relacionado - é o metal associado à cor vermelha.

O vermelho é a cor das emoções calorosas: a raiva e a paixão, a sensualidade e a irritabilidade pertencem ao seu domínio. Todas as pedras vermelhas podem ser usadas para representar a cor, como o rubi, a granada, a ágata-vermelha.


As imagens que evocam o vermelho são as fogueiras, os rios, os incêndios, o Sol forte, o interior dos vulcões, o fogão doméstico, as maçãs, as rosas, o coração. No Cristianismo, é a cor do Espírito Santo e de João Batista, precursor do Cristo.


Do ponto de vista simbólico, o vermelho está associado a tudo o que significa coragem, atividade guerreira, irritação, ferro, sangue correndo. Seus deuses são Ares e Atená, Vulcano, Xangô e Iansã, Shiva, Thor e Brigit, Tezcatlipoca.


Do ponto de vista psicológico, o vermelho está ligado ao mundo dos instintos e das emoções mais primitivas. O vermelho é a cor das necessidades básicas corporais: a fome, o medo, o conforto, o amor. Do ponto de vista bioenergético, o vermelho está relacionado com a capacidade de armazenar e descarregar energia: seu simbolismo começa na própria vontade de viver, na autoconfiança, na firmeza sobre os próprios pés.


Alguns dos perfumes do vermelho são o cravo-da-índia e o gálbano, além de todos os cheiros fortes, excitantes e quentes, como o almíscar.
O número do vermelho é o três, seu dia a terça-feira (dia de Marte).
Suas formas geométricas são o triângulo e a pirâmide.


Do ponto de vista energético, o vermelho está relacionado com o chakra Básico e com a camada mais interna da aura, formada pela atividade bioquímica das células, músculos e vísceras. O chakra Básico é o ponto de concentração de energia da base da coluna.
Faz parte do psiquismo vermelho a competitividade, a capacidade de lutar para conquistar um espaço, os recursos de que precisa, uma imagem, uma posição.

(Texto do livro "Cromoterapia" - de Eneida Duarte Gaspar)

8 comentários:

  1. Flora. Sabe que eu particularmente não gosto de me vestir com roupas vermelhas. Vai ver que é por eu ter pouca paciência...Fico até sem jeito de dizer mas algumas das coisas que tu explicaste sobre a cor, eu ignorava...

    ResponderExcluir
  2. Claro! O vermelho, como cor quente que é, excita. Se pintarem a vermelho a parede de um quarto, que tem a cabeceira da cama, a percentagem de pessoas que tem pesdaelos aumenta consideravelmente.
    Não é por acaso que as discotecas utlizam as cores quentes...
    Já imaginou um hospital com os quartos pintados a vermelho?!.. É de fugir!

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosan:
    A Cromoterapia é extremamente útil na vida diária, mas pouquíssimo conhecida e utilizada.
    Eu gosto bastante e uso o vermelho, seja em roupas pessoais, seja na casa, mas já conheci pessoas que não conseguem usá-la.
    Ah, eu sou bem paciente...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Micael:

    É isso mesmo ! Cada cor tem sua tônica e deve ser usada em situações diferentes, assim como nem todos tem afinidades com todas as cores.
    Tive uma professora de decoração que contou-nos o caso da irmã que viajava com ela e não conseguia dormir com o cobertor vermelho que lhe deram, no hotel. Minha professora trocou de cobertor com a irmã e dormiu perfeitamente bem com o cobertor vermelho.

    Cada caso, é um caso...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Flora, você sabe que teve uma época em que eu andava muito irritada, e eu frequentava um templo chinês, fazia meditação. O mestre me mandou parar de comer carnes vermelhas, parar um pouco de usar vermelho, e deu certo. Ele me ensinou coisas muito bacanas sobre cromoterapia, eu até escrevi um conto, que está no meu blogue, chamado a Tangerina Roxa.

    Abraços, tenha um bom dia.

    (linda formação de cores que você fez)

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, Bete, esses ensinamentos do templo chinês...
    Faz sentido, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, não pude deixar de comentar...adoro a cor vermelha, lá em casa tenho imensas peças de ornamentação vermelha por ser uma cor quente, aconchegante, excitante e calorosa...contudo há que saber onde colocá-las para manter o feng shui natural da vida! Um beijinho:) gostei da sua postagem!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Heiligen, pela visita.
    Passeei bastante pelo seu blog hoje
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!