sexta-feira, 12 de junho de 2009

CÉU COR-DE-ROSA

"DOMBÉIA (Dombeya), da família das Sterculiáceas, quando adulta pode atingir de 4 a 6 metros.
Possui folhagem belíssima, com grandes folhas entre 12 a 20cm de diâmetro. É perfumada, melífera, atraindo abelhas e borboletas. Floresce no fim do inverno e começo da primavera. São encontradas variedades com flores brancas e róseas."


Meu sítio é totalmente coberto pela vegetação nativa, e muito verde, mas com sua terra arenosa e "pobre", não é qualquer planta estrangeira que vinga. A lindíssima DOMBÉIA gostou daqui, e nos oferece um verdadeiro "céu cor-de-rosa", nesses dias frios de quase inverno.

Apaixonei-me por ela no Parque das Águas, onde uma frondosa árvore enfeita o caminho em frente ao lago. Na época eu dava aulas de jardinagem, como voluntária, para os meninos da Casa dos Meninos, e levei-os ao Parque para conhecerem a flora local. Lá, visitamos o viveiro de mudas e ganhei um galhinho da Dombéia.

Perfumadíssima e bela, inebria os sentidos de quem por ela passa. Recatada, esconde suas flores - que mais parecem hortênsias - embaixo das folhas também belas, em feitiio de coração. É preciso olhá-la de baixo para cima, pois com sua postura acaba formando um céu-cor-de-rosa.

Foram precisos muitos anos para que ela ficasse do jeito que está agora : imensa, "roubando" um pouco do caminho. Essa foto é de 2008 portanto, em 2009, ela está maior ainda.

Adoro minha Dombéia !

8 comentários:

  1. Lembra uma dália, que bela constituição, gosto de flores que dão em altos galhos, e também das que atraem abelhas, acho muito simpático a companhia das abelhas. Parabéns pela dombéia, confesso que não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bete:

    A Dombéia foi também uma grata surpresa para mim, pois no Rio de Janeiro nunca tinha visto nenhum exemplar dessa maravilha cor-de-rosa.

    Quanto às abelhas, passeiam entre nós tranquilamente, e há muitos anos perdi o medo delas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, flora esta planta eu não conhecia, ela é realmente muito bonita, deve ser uma benção ter várias árvores floridas dessa em casa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Rosan, mas v. acredita que eu ainda não consegui fazer muda dela ? Já tentei várias vezes. Assim que acabar essa florada vou tentar mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esta planta. É parecida com a hortênsia. Muito bonita. Está enorme!!!

    ResponderExcluir
  6. Hazel, a Dombéia é realmente encantadora e surpreendente !
    Quando digo que ela lembra a hortênsia é porque assim como esta, sua "flor" é formada por inúmeras florzinhas.
    Muito linda e perfumada, atrai abelha, borboleta e beija-flor.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Josue, não é tão simples assim como parece !
    Mas desde que escrevi esse comentário, em 2009, eu consegui fazer uma muda da Dombéia !
    Às vezes precisamos tentar várias vezes, pois depende muito da época certa do ano para que o galhinho pegue.
    Obrigada pela visita e comentário

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!