O MUNDO DE DEUS E O MUNDO DOS HOMENS
Confesso que já não sei mais o que falar ou escrever sobre a preservação da nossa Mãe-Terra. Durante alguns anos dei um Curso de Jardinagem, como voluntária, para crianças da minha cidade. Meu objetivo era, mais do que ensinar a cuidar de plantas, conscientizá-las sobre o estrago que o Homem andava fazendo no planeta. No primeiro dia de aula mostrava um grande painel com fotos divididas em, O MUNDO DE DEUS E O MUNDO DOS HOMENS. Resolvi fazer o mesmo por aqui, hoje. Vamos as fotos:
Deus caprichou muito em alguns lugares, e o Arquipélago dos Açores é um deles. Não é meu hábito usar fotos de outros lugares, pois prefiro mostrar São Lourenço. Abro algumas excessões, e a lindíssima paisagem dos Açores é a primeira.
A neblina envolvendo as montanhas é sempre motivo de encanto. Vivo fotografando essa coisa mágica da natureza, e aqui está mais uma foto do meu bairro envolto em névoa.
Campos verdes, montanhas lindas e a paz da branca capelinha são imagens que alegram o coração. Da minha querida Serra da Mantiqueira é essa foto que fiz de dentro do carro em movimento.
Para cobrir-nos Deus colocou um, incrivelmente belo, véu azul. Azul até demais...
Nos crepúsculos, um toque de alaranjado para aquecer a terra.
Água é vida, então venha a chuva ! Para alegrar aqueles que se entristecem com o céu cinzento, Deus pôs muitas cores no Arco-íris, que é o sinal de Sua aliança com o Homem.
E O HOMEM, O QUE FAZ ???
Usando e abusando da Natureza, permite que haja desequilíbrios no tão certinho sistema natural. Os rios começam a secar e o que se vê é isso aí : pouca água, e lixo nas pilastras do Rio Verde, em São Lourenço.
Cidades prósperas, onde Ter é mais importate do que Ser, explodem por todo o Planeta. Lojas, muitas lojas... Carros, muitos carros...
Dessa triste foto, salva-se o lindo hibisco amarelo, muito bem cuidado, que enfeita a feia paisagem.
O céu cinza é menos feio do que o emaranhado de prédios, postes, antenas, fios e placas que se vê no centro de São Lourenço. E de todas as cidades do mundo...
SERÁ QUE ESSE PROBLEMA TEM SOLUÇÃO ?
Não vou citar regras, métodos, conselhos e tal. Acredito que todos já saibam muito bem o que é correto fazer.
Vou apenas mostrar alguns exemplos do que o Homem pode fazer para viver bonito.
A magnífica Vila Sorriso é uma das mais belas casas de São Lourenço.
Construída na década de 20 foi recentemente restaurada, preservando toda a beleza da época. Gramados bem cuidados e a paisagem verde por trás, são sinal de bem viver.
A casinha simples, cercada de verde, é uma das minhas imagens preferidas. Beira-trilho, convive com o trem turístico, e emociona quem por ela passa. O fogão de lenha soltando fumaça branquinha e as flores na cerca compõem um belo quadro rural.
A água caindo ao lado da construção de tijolo aparente, entre plantas e flores, cria um delicioso recanto no sítio bem preservado, onde o Homem convive com a Natureza de forma harmônica e recebe em troca a fartura da terra.
O Dia do Meio-Ambiente está terminando.
Amanhã recomeça a luta pela sobrevivência, e a Natureza ficará esquecida até o próximo dia 5 de junho...
...não por mim !
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como vai Flora?
ResponderExcluirOs dias tem escorrido por entre os dedos e quando páro um pouco...já estou no dia seguinte...Vim desligar o PC e vi a sua visita. Não resisti, embora seja madrugada alta, a vir espreitar um pouco da minha terra por aqui.É sempre com emoção que vejo o meu cantinho(Açores) num blog de além mar.Terra linda, não é?
Cada qual com a sua beleza.
Curioso que esta tarde passando no meu quintal notei que as hortensias rosa estavam todas floridas e pensei em fotografar para lhe enviar.Seguirão amanhã as fotos.
Muita inspiração para os seus artesanatos!
Bom fim de semana
bjs
Nélia
Os Açores é um conjunto de ilhas muito bonitas. A comunhão do homem com a natureza é perfeita.
ResponderExcluirAs hortencias são utilizadas, na ilha de S. Miguel, para delimitar as propriedades rurais. É muito bonito ver os campos com os "muros" de hortencias, como se fosse uma malha, num ondulado que o relevo proporciona. E o gado leiteiro naqueles espaços verdes.
A Nélia é que nos poderia mostrar mais imagens daquelas ilhas.
Bom fim de semana.
Pois é, Micael, a minha história com os Açores é interessante...
ResponderExcluirPesquisando hortênsias, flores que muito admiro e existiam em quantidade no Parque de S. Lourenço, fiquei sabendo do seu uso nos Açores. Depois, encontro a Nélia que tem o mesmo nome da minha querida irmã, e ela mora... nos Açores. Nélia enviou-me um belíssimo livro de sua ilha - São Miguel - e foi dele que retirei a foto usada na postagem.
Você tem hortênsias no seu jardim ?
Veja a postagem que fiz sobre "A Beleza Azul" http://pousodolourenco.blogspot.com/2008/03/hortnsia-beleza-azul.html
Um abraço
Oi, Nélia:
ResponderExcluirO tempo está correndo mesmo...
O dia precisava ter mais horas.
Não canso de admirar a beleza dos Açores, e fico meditando por que não pode ser assim em todos os lugares...
Beijo
Que post tão bom!
ResponderExcluirNão sabia que era fã dos Açores?! :)
Sim, para não devia...mas muita gente esquece! Eu sou das suas! Não esqueço nunca!
Beijinhos
corrijo o erro...
ResponderExcluiro "para" está a mais...
beijinhos
Oi, Maria Papoila:
ResponderExcluirSou grande admiradora dos Açores, da Madeira, e de Portugal como um todo.
Fico encantada com as aldeias, as casas, e especialmente as flores e frutas.
E os portuguêses, lógico !
É bom saber que existem pessoas preocupadas com o meio-ambiente.
Beijo
OK, Maria Papoila.
ResponderExcluirFlora se todos soubessem como e boa a vida simples,nao complicariam tanto.E isso que venho tentando fazer a oito anos,viver a simplicidade.Aprender a observar o belo(a natureza)e passar a respeita-la,e eu diria a eles.¨"ESSES MOÇOS,POBRES MOÇOS,A SE SOUBESSEM O QUE SEI.."Inte amiga bjs.Estou escrevendo isso pq vi suas fotos cm o seguinte titulo-"O MUNDO DE DEUS E O MUNDO DOS HOMENS"
ResponderExcluirLegal, Tania !!!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo sábio comentário.
E eu adoro essa música do Lupiscínio Rodrigues = "Esses Moços", especialmente o trecho que diz :
- "...saibam que deixam o céu por ser escuro, e vão ao inferno à procura de luz".
Viva a inspiração do Lupiscínio !
Beijo
Amiga, onde fica essa quedinha d`agua pelo amor de Deus! Eh o que busco pra ser feliz! rsrs Quem tiver uma "pra vender" me avisa, se vier acompanhada de uma casinha simples melhor...
ResponderExcluirEssa quedinha, Jacqueline, fica no sítio de uma amiga e é um lugar delicioso !
ResponderExcluirEu também queria uma assim no eu sítio...
Obrigada pela visita !
Beijo