domingo, 24 de maio de 2009

SANTA CRUZ

Terminei o curso ginasial em 1962, e as fotos da Formatura já foram publicadas aqui, na postagem Anos Dourados. Em 1982, resolvi ir atrás da antiga turma, para rever aqueles jovens colegas dos tempos idos. Procura daqui, busca acolá, revira o caderninho de enderêços, e aos poucos vou conseguindo localizar uma boa parte da turma de trinta e poucos alunos.

Emocionadíssima e com as mãos geladas, dirigi-me ao restaurante onde marcamos o primeiro encontro, após 20 anos de separação. Seria reconhecida pela minha turma ? Reconheceria os antigos colegas ? Cada pessoa que surgia era um frenesi geral. Quem é aquele, quem será aquela ? Eunice foi a maior surpresa do dia ! Menina quieta e gordinha, transformou-se em esbelta e bela senhora risonha. Renato então... Aquele menino baixinho, virou um charmosíssimo e próspero homem de negócios.
Na foto o orgulhoso Dr. Aliomar, de pé, abraça dois dos seus queridos ex-alunos.

Pouco tempo depois, voltamos à velha e querida escola para as comemorações dos seus 50 anos.
Nessa reunião, alunos de outras turmas estiveram presentes, e a alegria foi muito grande.

Vários encontros alegres e saudosos foram realizados, e em cada um deles, novos colegas apareciam, alguns trazendo a família para conhecer os colegas de juventude. Claro que muitos não conseguiam acompanhar a conversa, pois não vivenciaram aqueles momentos tão especiais.
Meu marido estudou no mesmo colégio, na mesma época, e sempre participou intensamente das lembranças ginasianas.

Em maio de 1991 fizemos a última reunião em que compareci, já que em agosto saí do Rio de Janeiro. Nesta última reunião o querido "Doutor Aliomar", diretor da Escola Técnica de Comércio Santa Cruz e Ginásio Aliomar Pereira, compareceu juntamente com Dona Eunice, sua esposa e colaboradora. Desta vez, poucos alunos da minha turma, mas "meninas" de outra classe compareceram, uma delas trazendo o marido.

Momentos deliciosos passamos nesses encontros repletos de recordações. Aquelas meninas, com pose de jovens senhoras, e os outrora levados garotos, transformados em sérios homens de negocios, voltavam no tempo e reviviam um pouco da história dos Anos Dourados.

Quem sabe ainda não consigo reencontrá-los, agora idosos avós da Nova Era ?

4 comentários:

  1. Que bacana, Flora.
    Você conseguiu uma proeza, não é fácil encontrar tantas pessoas assim depois de muitos anos de afastamentos.
    Acredito que deve tornar a fazer a proeza, mas prepare o coração, poderá ter boas e más notícias, afinal fazem parte da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Denise...

    Sei que posso ter tristezas, mas também alegrias. Vamos ver se consigo reencontrá-los e convencê-los a vir até São Lourenço.
    Obrigada pela visita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que bom Flora!
    É bom recordar esses tempos, as pessoas.
    Se eu tivesse no teu lugar também estaria nervosa.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Papoila:

    Dizem que recordar é viver, e eu, apesar de adorar minha vida presente, gosto muito de relembrar os momentos passados e as pessoas com quem convivi.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!