quarta-feira, 20 de maio de 2009

ORA, PETECAS !

Estava eu na Rodoviária de São Lourenço, quando vejo descer de um ônibus um senhor carregando uma estante cheia de petecas coloridíssimas. Aquela visão do arco-íris imediatamente chamou minha atenção, e despertou meu interesse.


Curiosa do jeito que sou, lá fui eu conversar com ele. Além da linda estante cheia de petecas, ele também trazia 2 caixas enormes. Nelas, petecas, petequinhas e petecões, cada uma mais linda do que a outra. Conversa vai, conversa vem - ele muito gentil e conversador - fiquei sabendo um pouco da sua história.
Chiquinho da Peteca, como é conhecido, mora em Itanhandu, cidade próxima de São Lourenço, e vive da produção de petecas há aproximadamente, 10 anos. Trabalha com a esposa e 2 filhos.
Compra as penas, tinge, e faz um trabalho muito bonito e caprichado.

De segunda a sexta-feira a família trabalha na confecção, e nos finais de semana, o Chiquinho sai para vender a produção.
Sábado fica em Soledade, quando o Trem das Águas faz seu passeio costumeiro, carregado de turistas. Aos domingos, vai para a Feira, em Cruzeiro.
Além disso, vende para muitas lojas, em São Lourenço, e encomenda nunca lhe falta.
Não preciso dizer que fiquei encantada com a história e as petecas do Chiquinho, e perguntei se podia fotografá-lo e ao seu belo artesanato. Ele prontamente aquiesceu, e até fez posse.

No final, ainda ganhei uma peteca, que muito envergonhadamente, aceitei emocionada.

Fiquei meditando sobre a vida...
Emprego pode faltar, mas trabalho não falta, para quem está disposto e faz bem feito.

11 comentários:

  1. Pronto, mais uma coisa que aprendi.
    Então esses arranjos com penas chamam-se petecas.
    Bem bonitos e alegres, por sinal.
    O senhor também tinha um ar simpático.
    Gostei da história e, acima de tudo, da afabilidade que caracteriza o povo brasileiro. Sempre comunicativos e prontos para conversar.

    ResponderExcluir
  2. Ora, querida Hazel, não vá me dizer que em Portugal não existem petecas !!!
    PETECA s.f. Pequena bola de pano ou de couro, com chumaço de penas fortemente preso a um cabo,que os jogadores lançam ao ar, uns para os outros, com a palma da mão.//Fazer alguém de peteca = fazer de alguém joguete ou motivo de escárnio. [Dicionário Koogan Larousse]

    Aqui em São Lourenço, nos tempos idos, existia um lugar amplo e aberto, no Parque das Águas, chamado de "Campo de Peteca", onde os "veranistas" (nome que se dava a quem vinha passar férias por aqui)praticavam o alegre esporte.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que giras!
    Também não conhecia! Nem nunca tinha ouvido falar em tal coisa!
    Realmente é como dizes...pode não haver emprego, mas trabalho há sempre...
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Papoila:

    Entre as muitas vantagens da Internet, uma delas é essa troca de informações. Estamos sempre aprendendo coisas novas.
    Obrigada pela visita
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. olá Flora Maria ! Queria agradecer por ter contado a história de meu pai no seu blog.. eu estava aqui mexendo na internet quando vi uma foto que nao me parecia ser estranha ! era o trabalho que fizemos ! estou grato por isso ! abraços...
    Por: Jeferson Furrier

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jeferson:

    É com muita alegria que leio seu comentário !

    Foi uma surpresa agradabilíssima encontrar seu pai na Rodoviária com as petecas tão lindas !

    São essas surpresas interessantes que a vida nos proporciona e eu não podia deixar de mostrar aqui o belo trabalho da sua família.

    Obrigada pela visita e dê lembranças minhas ao seu pai.

    ResponderExcluir
  7. Muito linda as petecas, parabéns pelo trabalho e disposição em ajudar e ensinar os jovens que trabalham com o senhor! Trabalhos como esse tem que ser muito bem divulgado.. Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês. Abraços Larissa Pereira

    ResponderExcluir
  8. OI, Larissa, eu gosto muito quando conheço pessoas que trabalham com amor pelo que fazem e principalmente quando a família trabalho junto ! E adorei receber o comentário do filho do Chiquinho da Peteca !
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flora, admiro muito o trabalho daquele senhor e o seu também, o dele por trabalhar com vontade e prazer e o seu por divulgar algo tao belo, parabéns pelo trabalho de vocês, que Deus ilumine o trabalho de vocês.. Obrigada você por divulgar algo tao bonito.. Boa noite.. Abraços Larissa

      Excluir
  9. Muito obrigada, Larissa, por suas palavras tão gentis ! Elas incentivam e alegram os blogueiros !
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Por favor, gostaria do contato para a compra destas petecas lindas!

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!