sábado, 16 de maio de 2009

PLANTAS MÍSTICAS

Desde o início dos tempos, acredita-se que algumas plantas tem poderes especiais, e os homens sábios de outrora usavam esses poderes em seu favor. Acreditando ou não, mostro-lhes a seguir algumas dessas plantas mágicas.

A bela cheflera (Schefflera sp.) que embeleza meu jardim (é a planta de folhas brilhantes, junto ao portãozinho de madeira), segundo os hindus, atrai toda a energia negativa da casa, protegendo, portanto, os seus moradores.

Segundo uma tradição muito antiga , o alecrim (Rosmarinus officinalis) possui propriedades mágicas. Entre elas, a de afastar o mau-olhado e as forças do mal. Por isso, ainda hoje é muito usado para enfeitar andores de procissões, em defumações e para benzer doentes. Nos rituais da Igreja Católica, inclusive, costuma ser abençoado na missa do Domingo de Ramos. E, diz a tradição, que para ser empregado com sucesso na fabricação de poções mágicas e remédios caseiros, deve ser plantado na sexta-feira da Paixão.

O famosíssimo trevo-de-quatro-folhas (Oxalis adenopsios), traz sorte e tranquilidade para quem os possui. Carregar uma folhinha na carteira, é certeza de nunca ficar sem dinheiro.

A arruda (Ruta graveolens) é utilizada para evitar mau-olhado e afastar o azar. Há quem diga que a arruda funciona apenas como uma espécie de termômetro das forças negativas do ambiente. Assim, quando o ambiente está "carregado" a arruda murcha.

Se, de uma hora para a outra, uma avenca (Adiantum sp.) ficou muito verde e copada, pode ser sinal de que está começando algum tipo de jogo de infidelidade na casa.
A minha está no jardim...

"Com a espada-de-são-jorge (Sansevieira sp.) é preciso tomar muito cuidado. A variedade de bordas brancas atrai maus fluidos, enquanto que a de borda amarela traz sorte e garante a felicidade para seus donos."
Acontece que eu só tenho a espécie que não tem bordas coloridas !!! E aí, como é que fica ?
Prefiro acreditar que todas elas atraiam bons fluidos...
Na foto, minha espadinha, pequenina e graciosa, formando rosetas, e que deve ter o mesmo poder que a espada.
Se o seu dinheiro-em-penca (Pilea sp.) murchar de repente, e o problema não for falta de água, prepare-se. Você, infelizmente, poderá vir a passar um longo período de falta de dinheiro.
Quando a Pilea está vigorosa, atrai dinheiro.
Será melhor não ter dinheiro-em-penca em casa, e ignorar os sinais ?

Pelo sim, pelo não, não custa conversar com suas plantas - ainda que só em pensamento - e pedir a proteção delas para você e os seus. Elas entendem e reagem favoravelmente a isso.

Afinal, "yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay."

(Pesquisa feita na Revista Sítios e Jardins, de 1992)

11 comentários:

  1. Adorei este post!
    Tens tantas plantas!
    É sempre bom saber o que significa cada uma delas na nossa vida...
    Beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria Papoila, pela visita, pois v. também é uma flor !

    Tenho muitas plantas mesmo, mas são mais do tipo folhagem, com poucas flores.
    Até quando morava em apartamento, minha sala parecia uma floresta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flora
    Adoro plantas, porém moro em apartamento e agora tenho quase nada. Eu fiquei encantada com as flores da arruda. Quando morei em Maricá, tínhamos muitas e eram lindas.
    Um abraço,
    Fátima Rosana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fátima Rosana:
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    É mesmo muito linda a florzinha da arruda, planta difícil de pegar.
    Só consegui tê-la por uns tempos, depois morreu. Minha terra é pobre, totalmente arenosa, e é muito difícil, trabalhoso e oneroso ter plantas por aqui, por isso, a maioria é mesmo nativa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Flora Maria
    Adorei o post, então o alecrim é mágico? fico imaginando o meu que é dourado.
    Grande bj

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise:
    Se acreditamos que o Universo foi criação de um Ser Superior, todas as criaturas são mágicas, maravilhosas,perfeitas. A magia está por todos os lados, nós é que esquecemos como encontrá-la...
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! :)
    E obrigada pela sua visita! :)

    Também eu adorava ter mais plantas em minha casa, mas com a minha gata é quase impossível...roí tudo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria Papoila:

    É um pouquinho complicado esse convívio das plantas com os animais.
    Agora mesmo, refiz um canteiro, e tenho que ficar tirando os gatos de cima, pois adoram quando a terra está fofa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Flora
    Somos realmente parecidas nos gostos, pois eu também adoro tudo que seja plantas o meu jardim está repleto das mais variadas plantas e dentro de casa também tenho todos os espaços aproveitados. Curiosamente também tenha arruda no meu jardim ,logo a entrada ,quando comprei a casa já estava cá e como tem um cheiro muito activo eu ia arrancá-la e a minha sogra disse-me para o não fazer pois afastava o mau olhado e cá continua há 30 anos, no final no Verão morre mas na Pimavera renasçe cheia de pujança. Ao lado dela havia também alecrim , incenso , mirra e aipo e cá estão excepto o aipo que secou já há uns anos e não nasceu mais.O trevo de quatro folhas também nasce aqui no meu jardim mas curiosamente é diferente, hei-de postá-lo porque as folhas são maiores.Ao lado destas tenho também um cantinho de várias ervas aromáticas que gosto muito de utilizar na comida . Isto é o lado positvo da aposentação, podermos dedicar-nos ao que realmente nos faz feliz. Bjs de Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elisa:
    Eu realmente ADOROOOOOOOOOOO plantas !
    Minha terra, entretanto, é pobre, arenosa, e é difícil produzir por aqui. Além das formigas cortadeiras...
    Estou aprendendo com a Natureza a aceitar o que não pode ser mudado, e tentar mudar o que pode.
    Para termos uma horta decente temos que investir dinheiro, pois é necessário trazer terra boa de outro lugar, além de adicionar muito esterco, pois não uso adubo químico.
    Aprendi também a enxergar a beleza das plantas nativas e dos capins, como já escrevi em outras postagens.
    Gostaria de ver fotos do seu jardim, que deve ser lindo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. A avenca é o oposto,quando ela murcha e morre é pq alguém está sendo infiel,ela é um termômetro,mas faltou comigo ninguém pode,a pimenteira,o guiné e lírio da paz,a arruda morre,pq atrai as energias negativas de inveja e mal olhado do ambiente,ela tem sete auras,é bom fazer um vaso com sete ervas protetoras delas.Eu não tenho sorte,com arruda,pimenteira e alecrim,todas morrem,o lirio da paz tbm absorve energia negativa do ambiente.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!