Desde o início dos tempos, acredita-se que algumas plantas tem poderes especiais, e os homens sábios de outrora usavam esses poderes em seu favor. Acreditando ou não, mostro-lhes a seguir algumas dessas plantas mágicas.
A bela cheflera (Schefflera sp.) que embeleza meu jardim (é a planta de folhas brilhantes, junto ao portãozinho de madeira), segundo os hindus, atrai toda a energia negativa da casa, protegendo, portanto, os seus moradores.

Segundo uma tradição muito antiga , o alecrim (Rosmarinus officinalis) possui propriedades mágicas. Entre elas, a de afastar o mau-olhado e as forças do mal. Por isso, ainda hoje é muito usado para enfeitar andores de procissões, em defumações e para benzer doentes. Nos rituais da Igreja Católica, inclusive, costuma ser abençoado na missa do Domingo de Ramos. E, diz a tradição, que para ser empregado com sucesso na fabricação de poções mágicas e remédios caseiros, deve ser plantado na sexta-feira da Paixão.

O famosíssimo trevo-de-quatro-folhas (Oxalis adenopsios), traz sorte e tranquilidade para quem os possui. Carregar uma folhinha na carteira, é certeza de nunca ficar sem dinheiro.

A arruda (Ruta graveolens) é utilizada para evitar mau-olhado e afastar o azar. Há quem diga que a arruda funciona apenas como uma espécie de termômetro das forças negativas do ambiente. Assim, quando o ambiente está "carregado" a arruda murcha.

Se, de uma hora para a outra, uma avenca (Adiantum sp.) ficou muito verde e copada, pode ser sinal de que está começando algum tipo de jogo de infidelidade na casa.
A minha está no jardim...

"Com a espada-de-são-jorge (Sansevieira sp.) é preciso tomar muito cuidado. A variedade de bordas brancas atrai maus fluidos, enquanto que a de borda amarela traz sorte e garante a felicidade para seus donos."
Acontece que eu só tenho a espécie que não tem bordas coloridas !!! E aí, como é que fica ?
Prefiro acreditar que todas elas atraiam bons fluidos...
Na foto, minha espadinha, pequenina e graciosa, formando rosetas, e que deve ter o mesmo poder que a espada.

Se o seu dinheiro-em-penca (Pilea sp.) murchar de repente, e o problema não for falta de água, prepare-se. Você, infelizmente, poderá vir a passar um longo período de falta de dinheiro.
Quando a Pilea está vigorosa, atrai dinheiro.
Será melhor não ter dinheiro-em-penca em casa, e ignorar os sinais ?
Pelo sim, pelo não, não custa conversar com suas plantas - ainda que só em pensamento - e pedir a proteção delas para você e os seus. Elas entendem e reagem favoravelmente a isso.
Afinal, "yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay."
(Pesquisa feita na Revista Sítios e Jardins, de 1992)