quarta-feira, 8 de abril de 2009

O LIXO NOSSO DE CADA DIA.

Inspirada pelas atitudes ambientalistas da minha amiga Hazel (www.casaclaridade.blogspot.com), resolvi contar um pouco da minha experiência com o Lixo. Em maio de 1998, comecei a participar de um grupo que foi criado para "pensar o lixo" de São Lourenço. Comissão de Reciclagem foi o nome que demos ao grupo voluntário que se reunia 1 vez por semana para pesquisar, estudar e buscar soluções para o eterno-problema-do-ser-humano-dito-civilizado = o lixo nosso de cada dia.

"Cada um é responsável pelo prejuízo que causou, não apenas pelo seu ato, mas também pela sua negligência ou imprudência".
(Código Civil Francês, art. 1383.
Citação extraída do livro Antes Que A Natureza Morra, de Jean Dorst)
Nosso objetivo era a criação da coleta seletiva e a conscientização dos moradores, buscando com isso a redução do lixo da cidade. Eu e meu marido, assim como os outros membros do grupo, conversamos com professores, alunos, e funcionários, de escolas públicas e particulares; jovens do Tiro de Guerra; funcionários de Supermercado; e qualquer pessoa que surgisse no nosso caminho, sempre contando histórias e dando exemplos de como é possivel "pensar globalmente e agir localmente". Visitamos o "lixão" da cidade e entendemos como era urgente fazer alguma coisa.
Infelizmente, e não dependendo somente de cidadãos, não foi possível realizar nosso projeto. "Mil" dificuldades, e talvez "um milhão" de falta de interesse dos governantes, fizeram com que, até hoje, não exista a coleta seletiva na cidade.
Acredito que no atual governo nosso sonho seja realizado...

Quando comecei a estudar o lixo, e a conhecer os 3 Erres - REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR - percebi que a maior dificuldade era convencer as pessoas a reduzir. Também pudera, pois os meios de comunicação só fazem incentivar o comprar, comprar, comprar...

Depois de tantos anos, e o lixo aumentando cada vez mais, continuamos com nossa luta.



Com algumas atitudes simples podemos ajudar o planeta (ou melhor, nós mesmos):

- Só compre o que for realmente necessário, evitando os modismos passageiros.
- Pense sempre para onde vai o que é descartado.
Imagine que você é o responsável por livrar-se de todo o lixo de uma cidade. Onde colocá-lo ?
- Crie, invente, e reaproveite tudo que for possível. É bom para o seu bolso e para a Terra.

Separo meu lixo em 3 depósitos:
- o lixo orgânico (cascas, comida, folhas) é enterrado no quintal, adubando assim a terra.
- o lixo "limpo" (embalagens plásticas, garrafas, metal, papel limpo) entrego aos catadores que vendem para reciclagem.
- o que sobra é muito pouco, e esse então vai para o lixão.


Tenho como "bíblias ecológicas", 2 livros que indico aqui:

- Terra, O coração ainda bate (guia de conservação ambiental)

-50 pequenas coisas que voce pode fazer para salvar a terra - Editora Best Seller

Os 2 são muitos antigos, mas extremamente atuais.

"O homem tem razões objetivas suficientes para se dedicar à salvação do mundo selvagem. A natureza, porém, só poderá mesmo ser salva pelo nosso coração. Só será preservada se o homem manifestar por ela um pouco de amor, simplesmente porque é bela e porque nós precisamos de beleza, qualquer que seja a forma a que sejamos sensíveis, devido à nossa cultura e à nossa formação intelectual. Isso também é parte integrante da alma humana"
(Jean Dorst)

Por isso, deixo aqui belas imagens da Terra, verde e limpa, sem lixo, sem dor.

8 comentários:

  1. Que rico post!

    Gostei da atitude e agradeço pela referência à Casa Claridade.

    Essa também é uma das minhas preocupações. Por exemplo, comprei a cama nova, mas tive a preocupação de não deitar a antiga para o lixo, pois estava em boas condições. E doei a uma pessoa necessitada, que ficou muito feliz.
    Ou seja, não produzi lixo e ainda ajudei alguém. Seria bom se todos tivessem estas preocupações.

    Bom fim-de-semana e uma Páscoa mágica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida amiga Hazel !
    Realmente suas atitudes influenciam e despertam para uma maior conscientização planetária.
    Sua forma clara de expor seus pontos de vista e sua corajosa atitude de "catadora de lixo" são de suma importancia nesses tempos de consumismo desenfreado. Para mim são um incentivo para contar minhas experiencias, coisa que muitas vezes eu não pensaria em fazer.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, o nosso planeta preciza de pessoas assim como voce ou como nós eu também procuro fazer oque posso: separar lixo,baterias e pilhas velhas,consertar roupas e moveis ao invés de só comprar, comprar as vezes fica até mais caro...mas... penso...e o velho??? bjs bom feriado...sueli.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sueli:
    Obrigada pela visita e pelo comentário. É muito bom saber que existem pessoas que pensam e agem assim. O dia em que essa corrente do bem for mais ativa, o mundo estará salvo.
    Já visitei seu blog e adorei as flores.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Como vai minha querida amiga?

    Venho desejar uma Santa e Feliz Páscoa.Ando viajando e não tem dado oportunidade de vir visitar as amigas. Apenas vou fazendo os posts.
    A minha ilha com o tempo fresco e um pouco chuvoso está mesmo toda verdinha.As azáleas estão a abrir e os tons rosa estão a dar um novo colorido. É a chegada da Primavera.
    Tudo se renova!
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Nélia, pela visita, e pelos votos de Páscoa.

    Aqui, as azaléias florescem no inverno. Como nosso inverno brasileiro não é rigoroso, muitas flores surgem nesse período do ano, e a azaléia é uma delas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. oi Flora
    obrigada pela visita e pelos votos de Feliz Páscoa. gostei muito do teu blog. gostei do teu perfil e me identifico com as questões que levantas sobre a preservação do nosso planetinha. voltarei mais vezes.beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ceres:
    Já conheço e admiro seu trabalho há bastante tempo, e fiquei muito feliz com sua visita.

    Entendo que as pessoas conscientes devem unir-se, cada vez mais, para tentar reverter esse estado de loucura que assola a nossa querida Terra.

    Volte sempre.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!