segunda-feira, 6 de abril de 2009

A MAGIA DAS CORES - LARANJA

O alaranjado não se distingue muito nitidamente das cores que o formam, que são o vermelho e o amarelo. Estimulante como o vermelho, mas suavizado por um toque de amarelo que o ilumina, o laranja é adequado para pessoas que precisam ser revitalizadas. O laranja é a cor do chakra Umbilical ou Sacro.O alaranjado é a cor da luminosidade produzida pelo fogo vivo. Em tons suaves, mais claros ou escuros, é também a cor da pele dos seres humanos. Logo, o alaranjado é uma cor que evoca vida, calor suave e conforto. Um ambiente decorado com toques alaranjados, castanhos ou dourados é confortável e acolhedor.

Na foto, a beleza do pôr-do-sol em São Lourenço, no final do verão.

O número relacionado ao laranja é o oito, sua forma é o octógono ou uma estrela formada por dois quadrados entrelaçados (comum na decoração do Islã); seu objeto é o bastão mágico; suas pedras são o coral, o âmbar, o quartzo citrino, a magnetita; seu metal é o mercúrio; seus aromas são a camomila e a malva.

Na foto o antigo e belo prédio da loja Trem de Minas, onde funcionava, anteriormente, a famosa fábrica de laticínios Miramar.
Pode-se dizer que o laranja é o limite entre a vida e a morte. Quando as plantas brotam, a única cor que elas apresentam é o verde; isso indica que elas tem toda a vida pela frente. Entretanto, conforme as várias partes da planta começam a entrar em declínio, passam a se colorir de tons derivados do laranja. A partir deste momento, a evolução é comum: cascas, folhas, pétalas, frutas se misturam à terra, ao marrom único, e aí apodrecem e se decompõem, permitindo que o material que as formou seja usado para nutrir novos organismos.

Na foto, a Flor de São João, beleza rústica que colore de alaranjado os campos, nos meses de inverno.
Do ponto de vista simbólico, o laranja está relacionado com os deuses mensageiros , intermediários entre o mundo divino e os mortais, guardiães do portal dos mundos ocultos e guias dos mortais nesses mundos. Esses deuses são Hermes e Mercúrio, na Grécia e em Roma; Toth e Anúbis, no Egito; Oxumaré e Exu, no Candomblé; Loki, na mitologia germânica.

Na foto, a bela igreja Matriz de São Lourenço, onde predominam os tons alaranjados.
Do ponto de vista orgânico, o alaranjado e seus derivados - o bege, o ocre e o castanho - são muito propícios à digestão, e sua presença estimula, direta ou indiretamente, a capacidade de metabolizar alimentos.

Na foto, o alguidar da minha mãe, onde ela fazia arroz de forno com chouriço.
A vivência ligada ao laranja é a projeção do magnetismo pessoal por meio de fantasia dirigida e de gestos rituais. Suas atividades cotidianas são todas as que envolvem habilidade e comunicação: falar, negociar, usas as mãos para fazer objetos, caminhar.

Na foto as borboletas Monarca, trabalho artesanal da Cláudia (Bicho Fofo)
O alaranjado é a cor do conforto corporal, da descontração e do prazer. Sobre as funções orgânicas, este efeito psicológico atua basicamente criando condições favoráveis à alimentação; no campo emocional, o laranja atua, principalmente, aumentando a capacidade de buscar o que é necessário para o conforto e o prazer. Da mesma forma que o chakra Umbilical, o laranja se relaciona com as emoções mais primárias, ligadas à capacidade de dar e receber prazer. É uma cor associada ao individualismo, às necessidades básicas pessoais, à busca de nutrição física e afetiva.

Na foto, uma alegre moita de Cosmos, plantinha cor de laranja que floresce durante a época das chuvas.
As vitaminas relacionada às funções do laranja são a D, a E, a várias do complexo B.

Na foto, a laranja avermelhada do meu quintal.

Os tons alaranjados, para mim, estão intimamente ligados ao Outono, estação calma e aconchegante.

(Cromoterapia - cores para a vida e para a saúde- Eneida Duarte Gaspar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!