No afã de copiar o estilo de vida americano, introduzimos o Halloween nos nossos costumes. MAS...
Estamos no meio da Primavera, tempo de luz, cor, calor, amor.
Nesse período do ano, as tradições antigas celebravam Beltane.
"BELTANE - FESTA DA PRIMAVERA
(01 de Maio) H. Norte / (01 de Novembro) H. Sul
É o Sabbath da fertilidade, em que se celebra o casamento dos Deuses. As fogueiras de Novembro são acesas, e os postes de Novembro levantados. É uma festa alegre, em que as mulheres usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras. Agradecemos pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época da luz. Abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma. O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade Luz do ano tem início."
Flores, muito sol, e a Natureza explodindo em cor e beleza. Os pássaros cantam como nunca e fazem seus rituais de acasalamento. A terra, molhada pelas chuvas fortes, desprende perfumes insinuantes e podemos sentir o Amor vibrar em cada átomo.
Como podemos comemorar o Dia das Bruxas, início do inverno, tempo de recolhimento e introspecção, com toda essa luz lá fora ? No Hemisfério Sul estamos na Primavera.
Que tal marcarmos a comemoração do Dia das Bruxas para 1º de Maio, quando toda a Natureza conspira para essa celebração ?
PS: visitem o blog da Hazel - Casa Claridade e vejam como é celebrado NO HEMISFÉRIO NORTE o Dia das Bruxas.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isso mesmo!
ResponderExcluirMais uma na campanha: "Estamos ao Sul do Equador!!!" (acabei de lançar a campanha! hahahahaha)
Não tem a menor lógica entrar em clima escuro e sombrio com este calorão que está fazendo!!! rs
beijão
Cláudia, quando v. me avisou da sua postagem, eu já havia começado a minha, com o mesmo tema,e praticamente, as mesmas palavras !!!
ResponderExcluirV. sabia que quando eu era criança não existia Halloween no Brasil ? Lembro que o Gilberto veio com essa novidade de fazermos Festa das Bruxas, pois ele estava estudando inglês no IBEU (Instituto Brasil - Estados Unidos), e isso foi em 1963. Só sabíamos dessa tradição pelos filmes americanos. E a nossa festa foi um show !
Agora que já estamos crescidinhos, descobrimos que estávamos indo "um-atrás-do-outro-igual-ao-gafanhoto", sem entender a origem das coisas.
Vamos "dar nome aos bois" e comemorar no tempo certo, observando a Natureza lá fora.
Beijo
Flora Maria
Oi, Flora
ResponderExcluirLindo esse post.
Olha! eu não sou a favor de ficarmos comemorando Halloween, acho que temos folclores e tradições suficientes para fazermos nossa própria festa.
Vim buscar o Meme, vou postar lá no Alecrim, obrigada pela lembrança.
Bjs
Oi, Denise:
ResponderExcluirÉ isso mesmo ! Temos muita coisa interessante para mostrar e valorizar, mas essa história de pôr o Dia do Saci no 31 de outubro, para fazer concorrência ao Dia das Bruxas, não sei não... Será que foi feito um estudo sobre tudo que envolve o Saci?
Beijo
Flora Maria
PS: adicionei o "Aqueles Tempos" no meu Visito Sempre
Obrigada pela referência, Flora!
ResponderExcluirNo entanto, a forma como festejo o Samhain é muito minha, de acordo com os meus instintos e não sei se será digna de representar todo o Hemisfério Norte.
Aqui em Portugal, por exemplo, nem é usual celebrar-se essa data. A única tradição que se mantém (pelas pessoas mais velhas) é a colocação de flores nas campas dos entes queridos no dia 1 de Novembro.
Mas, obrigada !!
Queria também dizer que o seu post faz todo o sentido.
ResponderExcluirOi, minha querida Flora :
ResponderExcluirResolvi visitá-la, como se há muito não o fizesse. Mas, aqui no Flora da Serra é a primeira vez.
O dia das Bruxas é um eterno mistério, como todos os segredos mágicos que envolvem esse rodízio entre o norte e o sul, em todas as tradições sagradas.
O melhor mesmo é aceitar dentro da tradição a experiência mística do nº 13, uma energia transformadora, ligada à morte e ao renascimento.
Não há morte, se não houver nascimento,nem renascimento sem morte.Ninguém pode comemorar o renascimento de um tempo, se antes não tiver ocorrido a sua morte. Não há o recolhimento ao interior da terra, com a chegada do inverno, se antes não se houver celebrado a luz da primavera.
Se a bruxa está acima ou abaixo do Equador, é só uma questão de detalhe. O que importa mesmo é que cada bruxa saiba respeitar o seu tempo de agir.
As bruxas da primavera devem festejar os ritos de Beltame com o fogo e a luz do Sol, enquanto as bruxas do inverno com as fogueiras e sob a luz soturna da Lua.
O 13 é o nº da morte, que desperta a psique e a alma de todos nós, diante da experiência mística da perda de um ente querido. Alguém se vai e nos dá um sentimento de perda e de vazio que precisa ser preenchido com a introspecção espiritual.
Assim despertam talentos ocultos de muitas bruxas que desconheciam suas origens e seus poderes, e que só se deram conta deles, após o impacto da perda de uma pessoa amada.
Todos somos um pouco bruxos, à medida que acreditamos e pomos em prática os nossos poderes ocultos.
Um beijo para minha bruxinha.
Gilberto.
Oi, Hazel,eu sei que a forma de comemorar é muito pessoal, mas gostei da sua maneira de agir. Na Roda das Cerimônias do Ano existem 8 datas - os solstícios e os equinócios e outras 4 intermediárias.O que me encanta nessas celebrações é perceber que todas elas estavam diretamente voltadas para o Natureza, nos tempos em que o Homem vivia em total contato com a Mãe-Terra.
ResponderExcluirBeijo
Flora Maria
Oi, Hazel:
ResponderExcluirObrigada pelo apoio.
Beijo
Flora Maria
Meu querido Gilberto:
ResponderExcluirQue bom receber sua visita !
Excelente sua explanação sobre o tema.
Volte sempre.
Beijo
Flora Maria
Olá Flora,
ResponderExcluirTudo bem por aí? Dei uma olhadela ao seu site, tem aí umas lindas fotos e umas pitangas ou o quê.
O dia das bruxas foi bom, já deu para notar, eu não sou muito adepto, gosto mais do Carnaval, porque as meninas andam mais despidinhas... muitos bjs. Saúde aí para o pessoal de
Fernando Peneiras
Benvindo seja, Fernando !
ResponderExcluirFui retribuir sua visita, e que surpresa as imagens da Quinta do Lorido !
Seu magnífico blogue, recheado de fotos incríveis, é um pouco difícil de percorrer, pois demora um bom tempo para abrir completamente. Mas compensa o trabalho...
Um abraço
Flora Maria