quarta-feira, 7 de junho de 2017

VOCÊ GOSTA DE SER ENGANADO ?

 Procurando um documentário para assistir, enquanto fazia artesanato, encontrei um vídeo sobre a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, sobre a qual já falei aqui. (http://floradaserra.blogspot.com.br/2013/07/obsolescencia-programada-que-bicho-e.html)
E mergulhei, mais uma vez, nesse assunto que me deixa triste, revoltada e raivosa ! COMO PODEMOS NOS DEIXAR ENGANAR ASSIM ?


"OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
Baterias que ‘morrem’ após 18 meses de ser estreadas, impressoras que bloqueiam ao chegar a um número determinado de impressões, lâmpadas que se fundem às mil horas… Porque, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo duram cada vez menos?
O canal 2 da Televisão Espanhola e RTVE.es transmitem “Comprar, deitar fora, comprar” um documentário que nos revela o segredo: obsolescência programada, o motor da economia moderna."


" Rodado em Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana, “Comprar, deitar fora, comprar” percorre a história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida de um produto para incrementar o seu consumo porque, como já publicava em 1928 uma influente revista de publicidade norte-americana, “um artigo que não se desgasta é uma tragédia para os negócios”.

 "O documentário, realizado por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela Televisão Espanhola, é o resultado de três anos de investigação, faz uso de imagens de arquivo pouco conhecidas; junta provas documentais e mostra as desastrosas consequências para o meio ambiente que derivam desta prática. Também apresenta diversos exemplos do espírito de resistência que está a crescer entre os consumidores e recolhe a análise e a opinião de economistas, desenhadores e intelectuais que propõem vias alternativas para salvar economia e meio ambiente."

" Quando as meias-calças de nylon foram criadas no início da década de 40, elas eram tão resistentes que poderiam ser usadas como uma corda. Então, os executivos da empresas tiveram uma conclusão óbvia, como eles iriam manter volume de vendas se as mulheres não precisavam comprar meias com frequência? Então, os engenheiros da empresa foram  ordenados a criar um tecido menos duradouro".


"UMA LÂMPADA NA ORIGEM DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
Edison pôs à venda a sua primeira lâmpada em 1881. Durava 1500 horas. Em 1911 um anúncio na imprensa espanhola destacava as mais-valias duma marca de lâmpadas com uma duração certificada de 2500 horas. Porém, como se revela no documentário, em 1924 um cartel que agrupava os principais fabricantes da Europa e Estados Unidos pactuou limitar a vida útil das lâmpadas eléctricas a 1000 horas. Este cartel chamou-se Phoebus e oficialmente nunca existiu porém em “Comprar, deitar fora, comprar” é-nos mostrado o documento que supõe que seja o ponto de partida da obsolescência programada, que se aplica hoje a produtos electrónicos de última geração como impressoras ou iPod."

 "A obsolescência programada está entre nós! Que nome complexo hein? Mas a ideia é maquiavelicamente simples e repugnante. Segundo o Wikipedia, em 1920 o então presidente da General Motors Alfred Sloan criou o conceito da obsolescência programada ao mudar anualmente modelos e acessórios de carros para que o consumidor comprasse novos veículos antes do necessário. Deu certo, infelizmente para o meio ambiente e felizmente para os péssimos capitalistas de plantão."

 "Em um vasto lixão no oeste da capital de Gana, Acra, pequenas fogueiras queimam pilhas de velhos computadores, telas de TVs e laptops, lançando uma negra e espessa fumaça."

Com o pretexto de levar para países pobres objetos que ainda podem ser usados, uma quantidade imensa de containers são despejados em Gana, transformando o país no maior depósito de lixo eletrônico da África. Segundo o documentário, somente uma pequena quantidade de produtos são aproveitados, e o restante vai sendo queimado pela população pobre para aproveitar o metal existente nos objetos.


Para não dizer que falo mas não faço, segue uma lista do que já fiz, e faço:

- Tive um fogão que durou mais de 25 anos! Só troquei quando ficou impossível consertar.

- Minha geladeira Consul tem uns 30 anos ! É duplex, já troquei o motor por outro mais econômico, e ela me serve muito bem.

- Minha televisão (que serve mais para o marido ver seu esporte...) deve ter completado a maioridade (18 anos...)

- Meu carro é um Chevette 1986 e está comigo desde 1992. Comemoramos Bodas de Prata em julho!
Com ele fazemos nossos agradáveis passeios.

- Tenho um conjunto de sofá de 2 lugares, mais 2 poltronas, que estão comigo há uns 30 anos! E antes, era da minha sogra !!!  Mudo a forração e ele fica novo!

- Minha máquina de lavar é uma Brastemp de 35 anos!  Conserto, e ela continua funcionando muito bem. 

- Meus móveis de quarto (armário e cômoda) são da década de 30, e comprei numa loja de móveis usados em 1981.  Lindos e perfeitos ! A cama-box, é de 1975.

Poderia ficar fazendo uma longa lista dos objetos antigos que tenho, pois dificilmente compro algo novo.  Somente quando o antigo deixa de funcionar !!!  
E assim é com roupas, sapatos, etc, etc, etc...
RESUMINDO:  dá para viver sem consumismo e, ainda assim, ser infinitamente feliz!
Porque, além de fazer economia, ainda ajudo a diminuir o lixo e a preservar a Natureza!!!

SIGAM-ME OS QUE FOREM CAPAZES...

  https://www.cursoderedacao.net/obsolescencia-programada/
https://www.youtube.com/watch?v=H7EUyuNNaCU
 http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160109_lixao_eletronicos_ab
 http://www.pequenoguru.com.br/2012/06/obsolescencia-planejada-o-que-voce-precisa-saber-sobre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!