sexta-feira, 7 de julho de 2017

RUAS BONITAS - é bom caminhar por elas...

 O que faz uma rua ser bonita ?
Andei pesquisando ruas consideradas as mais bonitas do mundo e, um ponto em comum na grande maioria delas é a existência de árvores - especialmente quando floridas ! Construções bonitas também são levadas em conta.  Outro quesito que encontrei - e não concordei - foi o fato de ser a rua famosa, por alguma razão que não as duas citadas acima.   Mas, gosto não se discute, não é mesmo?
Resolvi então fazer a minha relação.  E só podia ser de ruas por onde caminhei, ruas que fotografei.


 Em Caxambu - fevereiro de 2012 - encontrei essa beleza de florada das Quaresmeiras ! Pena o alto edifício lá no fundo, que até encobre a beleza da Igreja de N.S. dos Remédios...

 Agosto é mês dos Ipês amarelos e, aqui em S.Lourenço, eles estão por toda parte, alegrando as ruas com sua cor-luz maravilhosa.  Adoro, adoro a florada dos Ipês !!! Em 2015 saí pela cidade em busca deles e maravilhei-me com tanta beleza.

 Sem sombra de dúvida, Campos do Jordão é a cidade de ruas mais lindas que conheço ! O capricho, o cuidado com cada recanto, sempre florido, chega a emocionar.  E não estou falando de cuidados da Prefeitura, e sim, dos moradores que embelezam sua cidade sem esperar que os governantes façam!  Assim ouvi de uma lojista de lá...
Foto tirada em dezembro de 2016.

 Poder ver de perto as cerejeiras floridas de Maria da Fé foi uma das alegrias que vivenciei em julho de 2016 !  Existem 40 árvores na entrada da cidade, transformando uma rua comum, em um sonho cor-de-rosa.  Pena que fui um pouco tarde...Se fosse uns dias antes, elas estariam ainda mais bonitas...

 O bairro Vale dos Pinheiros é o meu preferido em S.Lourenço.  Casas lindas e ruas floridas fazem desse bairro um lugar encantador !  Em época de Ipê amarelo, várias ruas mostram a linda florada amarela.  No tempo das Quaresmeiras, um recanto vira um sonho em lilás/roxo.
Essa foto é de 2009.

 Em Campanha, bela cidade mineira, encontrei ruas muito bonitas e essa, em especial, ainda tinha os Ipês cor-de-rosa para enfeitá-la mais um pouco.
Foto de julho de 2016.

Santo Antonio do Pinhal é um dos lugares mais aconchegantes que encontrei nas minhas pequenas viagens !  Uma cidade com menos de 7 mil habitantes, repleta de encantos - inclusive o Ecco Parque Jardim dos Pinhais - e com essa graça de rua principal, onde as calçadas são floridas e bem cuidadas.
Foto de dezembro de 2016.

 Em novembro de 2012 fotografei a Rua Wenceslau Braz com sua florada de Escumilha africana, árvore de belas flores rosadas.  O verde da mata do Parque das Águas e, lá no fundo a também verde Montanha Sagrada, completam a beleza da foto.  Pena os postes, os fios, os carros...

 Cristina é um encanto de cidade ! Ruas tranquilas, casas bonitas - muitas antigas e bem conservadas - e essa paisagem estonteantemente verde ao fundo, encantaram-me profundamente.

Foto de março de 2017.

 O que dizer de Poços de Caldas, outra cidade linda e muitíssimo arborizada ? Na foto antiga, de 2009, o Jacarandá mimoso coloria a longa avenida.  

 São Lourenço e sua Rua Santos Dumont, pequenina e florida. Foto de 2012.

Cambuquira é outra cidade que gosto muito ! Suas ruas são largas e arborizadas, muitas com canteiro central, o que é um charme !

O que ruas bonitas tem a ver com Meio Ambiente ?
TUDO !  
Cidades arborizadas propiciam uma vida melhor, por mil e uma razões que todos já sabem,  e que nem preciso citar aqui...
Ruas bonitas fazem as pessoas mais felizes - moradores e visitantes.
Podem ser também atração turística.
Vocês já perceberam que eu coloco o fator arborização,  indispensável para uma rua ser considerada bonita, não é mesmo ? E nem podia ser de outra maneira... 

Vocês conhecem ruas bonitas em suas cidades ?

Vamos Florir São Lourenço ? Vamos florir o planeta ?


2 comentários:

  1. Olá, amiga brasileira.
    Gostei de ver esta sua reportagem.
    Comunhão com a natureza. Cidades que respeitam as árvores e embelezam as ruas. Proporcionam aos seus utentes um ambiente mais acolhedor e agradável. Torna-se convidativo viver e trabalhar nestas cidades floridas.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Micael, muito obrigada por seu comentário - que somente agora vi...
    O dia que os Homens perceberem o quanto são dependentes da Natureza para viverem, a vida será muito mais simples, bonita e feliz!
    E todos querem estacionar seus carros na sombra das árvores, não é mesmo?
    Vamos plantando - árvores e ideias - que é o que podemos fazer, enquanto sonhamos com um planeta mais florido e feliz !
    Beijos brasileiros para v. e Conceição.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!