sábado, 7 de janeiro de 2017

ANO NOVO, IDEIAS NOVAS !!! (nem tão novas...)

FRUTÍFERAS NAS CALÇADAS.
Ano Novo, vida nova! E novamente as ótimas ideias antigas, renovadas com a virada do ano !
Eu não desisto, não é mesmo ? 
Vi no Face essa maravilhosa foto aí de baixo e o tema para a TEIA AMBIENTAL de Janeiro só podia ser esse !

Essa maravilha fica na Itália, não sei em que cidade.  E lá fui ou pesquisar sobre o polêmico tema: frutíferas nas calçadas...
Descobri coisas interessantes: em algumas cidades, esse hábito está sendo implantado, ou apoiado.  Em outras - na verdade só achei em 2 - ele não é aceito, recomendado ou até pode ser proibido.

 Em Presidente Prudente - SP. o hábito é aceito. E olhem que beleza esse bananeiral carregado de pencas de bananas!  Em algumas cidades, os moradores adoram poder pegar as frutas no pé!

 Na Espanha - Sevilha - a bela árvore frutífera deu uma linda foto!
Teve cidade que fez levantamento com os moradores, oferecendo um formulário para ser preenchido sobre ter ou não árvores frutíferas na rua.  Todos concordaram! E alguns alegaram que era preferível a sujeira que poderiam causar, do que não ter as frutíferas nas calçadas!!! Fiquei maravilhada com essas respostas: ainda existe esperança para a Humanidade!

De novo Presidente Prudente, e agora com jabuticabeiras nas calçadas !
Olhem que ótimo exemplo a ser seguido!
" Em pleno Verão de 2016, moradores e visitantes de Presidente Prudente se surpreendem ao encontrar nos mais diferentes pontos da cidade, árvores frutíferas liberadas a todos os interessados, especialmente os apreciadores de manga, banana, abacate, laranja, caju, goiaba, acerola, jaca e até figo. São espécies cultivadas por inciativa dos moradores em plena via pública. Trata-se de uma iniciativa de cunho social da mais alta importância para a convivência de uma comunidade voltada à ação solidária, num gesto que só engrandece a cidade. Enquanto uma minoria se rebela contra as boas iniciativas, devastando e mutilando o pouco que existe de preservação ambiental, outros agem de forma diferente: cultivando o que existe de melhor na natureza: o verde das plantações e os frutos resultantes desse trabalho representado por centenas de árvores frutíferas em plena área urbana. Esse plantio que merece louvores é constatado desde o centro da cidade até os mais distantes bairros da periferia." (http://altinocorreia.blogspot.com.br/2016/01/nas-ruas-de-presidente-prudente-um.html)

Em Belo Horizonte - MG, essa avenida movimentada possui mangueiras frondosas.
 " Além de ser conhecida como cidade jardim, Belo Horizonte tem feito jus a outro título: o de cidade pomar. Isso porque em ruas e avenidas da capital, as árvores frutíferas passaram a ter o colorido típico dos frutos maduros. São goiabeiras, mangueiras, pés de acerola, coqueiros e outras plantas que, além de mudar a paisagem de BH, têm feito a alegria dos amantes das frutas. Muitos congelam a correria do dia a dia para se deliciarem com as frutas. Há até quem economize no sacolão e leve sacolas ou caixas repletas para casa".  (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/12/05/interna_gerais,596588/arvores-frutiferas-mudam-o-cenario-de-bh-e-populacao-aproveita.shtml)

Em Brasília - pasmem! - existem em torno de 900 mil árvores frutíferas espalhadas entre as quadras e avenidas da capital do Brasil !!!
"Uma cidade-pomar onde você caminha pelas ruas e pode colher frutas fresquinhas, direto do pé e sair comendo, sem pagar nada. Ah, e são frutas orgânicas, livres de agrotóxicos. É assim em Brasília, sabia?" (http://www.sonoticiaboa.com.br/2016/12/26/cidade-tem-frutas-organicas-de-graca-nas-ruas-para-pedestres/)

No México, outro exemplo de frutíferas nas ruas.
" Eles plantam arvores frutiferas nas ruas. Agora que é epoca, tem pés carregados de limão, mixirica, laranjas !!! Uma ideia pra copiar porque, alem de atrairem passaros e borboletas, as raizes não destroem as calçadas" (http://expatfamily-in-mexico.blogspot.com.br/)

No Grajaú - RJ, meu bairro do coração, existem tamarineiras imensas que distribuem seus frutos abundantemente. Quando ventava, em setembro, eu via pessoas com sacolas recolhendo os frutos do chão.
Foto - http://www.almacarioca.com.br/grajau.htm

Faz muito, muito tempo que eu falo sobre plantar árvores frutíferas nas calçadas, e a reação das pessoas sempre foi a mesma: não dá certo !  Vai sujar as calçadas, pode cair na cabeça dos transeuntes, vão depredar, roubar...
Aí, eu encontro exemplos, pelo mundo inteiro, de que dá certo !!!
Então, só posso retrucar: "não te disse, não te disse ?"

FELIZ ANO NOVO AMIGOS !
E que ele traga novos ares, nova mentalidade, para que outras cidades, outras pessoas, também digam que dá certo!
Vamos lá, São Lourenço ?



12 comentários:

  1. Maravilhosa ideia. Moro em em frente a um praça.Observo sempre, goiabeiras, mangueiras, abacateiros plantados no caminho por onde passo. Muito bom alimentar pássaros e humanos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lélia:
    O ser humano, em algum momento da História, decidiu que deveria separar as plantas, colocando flores nos jardins, frutas no pomar, árvores ornamentais nas ruas, etc, etc. Mas por que não pode ser como a Natureza fez, todos juntos, unidos pelas condições de terra e clima que cada planta precisa ?
    Turisticamente falando, frutíferas nas ruas são uma atração muito interessante. Eu acredito e apoio essa ideia !

    Obrigada pelo comentário!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Aqui no bairro onde moro tem muitas frutas nas calçadas e também no corredor central da avenida usada pelos moradores para caminhadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anabela, eu li que em BH tem muitas ruas com frutíferas nas calçadas e os moradores gostam disso!
    Que bom! Não faz sentido não tê-las enfeitando nossas cidades, não é mesmo?

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, querida amiga Flora!
    hoje divulguei seu blog noutro blog amigo por ser digno de crédito pela veracidade com que vc e seu esposo vivem o ambientalismo na essência...
    Tenho visto mangueiras, goiabeiras e jaqueiras nas calçadas por onde passo e fico radiante também!
    Bjm fraterno e um abençoado 2017!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Roselia, obrigada pela divulgação !
    É mesmo uma beleza poder observar árvores frutíferas pelas ruas! Bom saber que elas existem em muitas cidades.
    Um excelente novo ano para você, com muitas alegrias, viagens e flores !
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Barão Geraldo onde moro,quase todas as ruas da Cidade Universitaria,tem pés de frutas.Acaba também atraindo muitos pássaros.

    ResponderExcluir
  8. Que bom, não é Sonia ? Confesso que até estou surpresa ao saber que em tantos lugares existem árvores frutíferas pelas ruas !
    E isso é ótimo, para humanos e animais.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  9. Acho a ideia maravilhosa. As árvores frutíferas deveriam ser para todos. Minha cidade não é das mais arborizadas, o que é um absurdo, por ser uma cidade muito quente. Mas em minha rua, há uma enorme mangueira. Muita paz!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Denise:
    Existem regras que são criadas - nem sei por quem - e que são seguidas por muitos, que nem questionam o porque delas! Por que não se pode plantar árvores frutíferas nas ruas e praças ? Felizmente tenho visto pessoas mudando essa regra e arborizando com frutas suas cidades.
    Que bom !
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE Flora gostaria de te mandar uma foto do meu irmao ,por favor mande seu e-mail ou me adicione no face sou Esmeralda CAVALCANTE,Estou numa foto com meu esposo,tenho enviado comentario via celular e nao consigo vizualizar sua resposta,agora entre com o not,amei todas suas postagem,e se DEUS quiser um dia irei te visitar.fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Esmeralda, já pedi para v. me adicionar no Face. Aí conversamos inbox.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!