quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

POR UM NATAL MAIS NATURAL...

 Mais um Natal chegando... Tempo mágico de sonhar com presentes, especialmente aqueles que não podemos comprar, pois não tem preço... Tempo de reviver Natais passados e de desejar um mundo melhor, um planeta mais preservado e um Homem mais consciente.
E como podemos compatibilizar presentes e decoração natalina com atitudes ambientalmente corretas?


 Aqui na minha cidade - como em muitas outras - no ano passado, a decoração foi com material reutilizável.  O efeito ficou bem interessante e bonito. É preciso bastante criatividade e trabalho, mas o resultado compensa !

 Ainda bem jovem eu já achava que o Natal tinha que ser menos comercial e mais espiritual.  Presentes sim, mas não objetos caros !  Lembranças artesanais, que mostrassem o carinho com que foram feitas, seria o ideal.  Em várias ocasiões eu presenteei com vinagre temperado, pães caseiros, plantas e artesanato feito por mim.
Em 2010 embrulhei meus presentes com pedaços de juta, que depois peguei de volta, pois uso para meu artesanato !


Outra bonita decoração da minha cidade, feita com muitas garrafas de vidro iluminadas.


 Já tive inúmeras árvores de natal, ao longo da minha vida.  Por vários anos usei os galhos dos ciprestes que tinha no jardim.  Quando eles secaram, passei a usar  o Guapuruvu, uma árvore que solta essas hastes bonitas e resistentes.  Aliás, esse jarrão com as hastes e as luzinhas brancas, fica o ano inteiro na minha sala.  Em dezembro eu coloco os enfeites natalinos.
Simples, bonito e ecologicamente correto!


 As embalagens também são reaproveitadas, e duram vários natais.
Existem mil fórmulas de fazer um natal natural, sem desperdício, sem consumismo, mas com muito carinho e amor.
Uma maneira que gosto bastante e já fiz várias vezes - apesar da estranheza dos participantes - é que os presentes sejam feitos por quem presenteia. E surgem coisas incríveis, como uma massa de macarrão caseira, uma garrafa pintada, um perfume artesanal.... 
Outra forma bem interessante é que nada pode ser comprado, tudo tem que ser feito com o que existe na casa,  pelas pessoas.  Olhem alguns exemplos dos presentes que surgiram, nas ocasiões em que fiz dessa maneira: 
-doce de leite feito com leite condensado
-geleia de maçã
-vidro decorado para colocar algodão
-um desenho feito por um desenhista
-um roteiro de viagem
-uma carta de amor linda
Mais do que o presente, vale muito mais a intenção com que ele foi feito.

Perder o encanto do Natal, jamais, pois ele está no ar, no cheiro diferente que surge em certos momentos, nas lembranças doces e saudosas de tempos idos, na emoção que chega de mansinho e não vai embora...Até dezembro terminar...

 Mais um ano de Teia Ambiental, e em 2016 só mostrei imagens bonitas, experiências boas e a certeza de que a esperança existe, nunca morre, e é verde como a Natureza que nos cerca nesse lindo planeta azul!

Feliz Natal !

3 comentários:

  1. Olá,Flora!
    Como vai, minha amiga?
    Sei que ando sumida, mas apesar de 2016 ter sido um ano muito tumultuado e corrido pra mim, nunca me esqueço das minhas amigas blogueiras do coração!
    Mas sabe,Flora, devido à alguns problemas familiares, precisei me dedicar mais à minha casa e para isso, optei por me afastar um pouco da internet. Continuo com o meu blog, embora tenha reduzido bastante as postagens. Até mesmo do "facebook" me afastei, e hoje, utilizo o "Instagran" para postar e registrar algumas imagens. Mas aproveitando esse tempo de pausa de comecinho de ano, estou tentando visitar os meus blogs mais queridos e me atualizar dos assuntos...E que alegria saber que você continua postando com alegria e sempre na luta por um mundo melhor!
    E eu adorei essa tua postagem natalina, repleta de criatividade, e que nos mostra tão bem o quanto é possível fazer de uma festa tão bonita e tradicional, um momento de exercício de criação e de consciência ambiental! Muito bom,amiga!!!
    Aqui em casa, costumo também reutilizar enfeites e reciclar alguns materiais para a nossa decoração natalina. E durante alguns anos, a nossa "árvore de Natal" era feita de um galho da inflorescência do nosso coqueirinho...E eu a achava sempre tão lindinha! (Rs...) Bem que o nosso "xodó" de Natal nesses anos mais recentes tem sido a pequena "Cidade" que meu marido vem montando e colecionando...Mas até mesmo na montagem dela, temos usado materiais reciclados e muita criatividade...(Rs...) Se quiser dar uma olhadinha, depois dá uma passadinha lá no meu blog...Vou adorar a tua visita!!!
    Beijo grande pra você e um 2017 maravilhoso!!!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teresa, que bom receber seu comentário ! Eu também ando afastada do blog, mas sempre presente no Face, por ser mais prático e rápido.
    Parece que o tempo está encolhendo cada vez mais - ou temos mais atividades que nos ocupam de forma drástica ! Gosto muito do blog, do espaço que temos para escrever e deixar a imaginação criar textos grandes...
    Vou visitar seu blog, e sempre gostei muito dele !
    Um ótimo 2017 para você e família, com muita paz, muito amor, muitas realizações.
    Muito obrigada por sua visita e comentário !
    Beijos

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!