segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"SE ESSA RUA FOSSE MINHA..."


Se essa rua, se todas as ruas fossem minhas, eu mandava ladrilhar...
Jamais asfaltar !!!
Vira e mexe, vem o assunto sobre colocar asfalto nas ruas das cidades, pois facilita o transito, propicia maior velocidade, e evita o desgaste dos carros no calçamento de pedras ou similares.

Nos meus tempos de jovem, na década de 60,  morei em uma rua, lá no Rio de Janeiro, que era calçada com paralelepípedos - como todas eram nos tempos idos. Mas um belo dia o "progresso" chegou e trouxe o asfalto.  Lembro muito bem daquela máquina enorme espalhando aquela coisa preta e mau cheirosa pela rua.  Mas a rua ficou lisinha, bonita, moderna !  Então veio a temporada das chuvas e com ela a tristeza de ver a rua alagada, com a água chegando no primeiro degrau da escada de casa e trazendo lixo para a nossa porta !!!
Ficávamos na janela vendo os carros e ônibus fazendo aquelas ondas que nos davam a sensação de estar morando à beira-mar... De um mar sujo e poluído.

A minha cidade São Lourenço ainda é - Graças à Deus ! - calçada com paralelepípedos ou bloquetes. Na foto podem observar o bonito desenho da rua principal, em tempos antigos.
.
Fui pesquisar o tema: Asfalto X Paralelepípedos ou Bloquetes, para saber a opinião de outras pessoas e cidades, já que eu tenho a minha opinião formada pela experiência própria. Aquela rua do meu bairro mostrou-me o que o asfalto ocasiona, impedindo a absorção da água da chuva e criando áreas de inundação onde antes isso não acontecia.

Seguem textos e links de sites e blogs para conhecerem melhor o assunto AsfaltoXParalelepípedos ou Bloquetes:


"Como em toda véspera de eleição o furor do asfaltamento de ruas retorna, não só aqui, mas em todas as cidades. 
É que o senso comum acha que o asfalto é inclusão, é modernidade, é civilização, progresso,e, portanto é o melhor pavimento que existe para a cidade.Como sempre o senso comum está mais uma vez equivocado".
http://vicosacidadeaberta.blogspot.com.br/2008/09/asfalto-progresso.html


Na foto, a linda Estação Ferroviária de minha cidade, e o calçamento em paralelepípedos.

Da cidade de Bambui vem essa notícia fresquinha, de hoje, 7 de janeiro de 2013:

"Conversando com o prefeito Lélis Jorge da Silva, na semana passada, ele me contou a excelente notícia de que todo o centro de Bambuí - Praça Coronel Torres, Praça Mozart Torres, Av Paulinelli, Praça José Veríssimo de Souza - vão ser revitalizadas com bloquetes sextavados. Ele ainda disse-me que o calçamento com  bloquetes têm mais praticidade quando removidos: a recuperação, se bem executada não deixa perceber que houve qualquer interferência no pavimento original. O mesmo já não acontece com o asfalto, uma vez aberto, o pavimento fica com uma cicatriz para sempre, a não ser que se remova o restante do pavimento e refaça tudo novamente, opção que se torna inviável, devido aos altos custos para sua execução". 

http://jornaldacanastra.com.br/jornal/index.php?option=com_content&view=article&id=1510:todo-o-centro-de-bambui-vai-ser-revitalizado-com-calcamento-de-bloquete-sextavado&catid=2:a-cidade-e-sua&Itemid=3


Na foto : Em São Lourenço, cidade turistíca por natureza, ainda encontramos belas e bucólicas cenas como essa, onde o chão de paralelepípedos faz fundo para o cavaleiro e seus cavalos, na manhã tranquila de um lugar feliz.



"Existem vários exemplos de estradas, ruas, praças e pátios construídos há milênios com paralelepípedos e que ainda hoje servem a população, de forma eficiente e barata. Esses pavimentos de paralelepípedos resistiram aos séculos. É o testemunho de uma prática ecológica e eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem estar dos moradores.
Todos os calçamentos dos tipos paralelepípedo e bloquete, sem rejuntamento de argamassa são considerados pavimentos ecologicamente corretos, permitindo a infiltração da água da chuva. As vantagens desta infiltração vão desde a recarga do lençol freático, à diminuição da vazão escoada para os mananciais, o que diminui os riscos de enchentes."

http://www.altoalegre.ro.gov.br/noticia.php?id=403


Na foto atual, a rua principal da minha cidade com seu paralelepípedo em duas cores formando listras.

"O asfalto virou símbolo da modernidade e é característica marcante nas áreas urbanas. Ele está presente nas principais ruas, avenidas e rodovias. Neste sentido, Claudio justifica: “Esse tipo de pavimento se faz necessário onde prevalece a alta velocidade, o trânsito intenso e onde não haja interesse urbanístico. Porém o engenheiro salienta que as ruas com asfalto, para manter o conforto do motorista, precisam ser recapeadas ou até refeitas com bastante frequência, pois esse pavimento tem durabilidade de no máximo 5 anos”.


Na foto, rua de São Lourenço, em frente ao Parque das Águas, com seu piso em paralelepípedos.

"Os defensores do asfalto, em geral pessoas associadas ao poder público ou empreiteiras, dizem que o asfalto é mais barato e rápido de executar, que permite um trânsito mais confortável por ter menos vibrações..." 
Será mesmo verdade? 
 http://ubatubacobra.blogspot.com.br/2012/10/asfalto-ou-paralelepipedosbloquetes.html


Na foto: Em São Lourenço, calçamento de paralelepípedo ornamentado para a procissão de Corpus Christi.

 "Sabe-se que o asfalto retem bastante calor. Então não são poucos os que se queixam da quentura nas ruas onde existe asfalto.
O custo do bloquete é muito menor do que o do asfalto. Além disso, a mão de obra para a fabricação dos bloquetes pode ser toda da cidade, gerando emprego e fixando a  renda no município, já que com o asfalto todo o recurso vai para fora da cidade".
http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=33696


“Para a Prefeitura de Osório, asfalto é progresso, assim como para a maioria da população da cidade. O resultado do progresso pode ser visto neste momento, com toda a chuva que está caindo: a cidade toda debaixo d'água. Ruas que antes não alagavam, hoje, com as chuvas, são verdadeiras corredeiras, pois não há mais drenagem da água. A chuva não consegue penetrar no asfalto. Com todo o dinheiro em caixa que a Prefeitura possui, porque não gastou um pouco mais e fez como no Bairro próximo ao Supermercado Nacional, onde as ruas são todas de "paralelepípedo"? Será falta de visão dos governantes, ou asfalto dá voto? Fica aqui a minha crítica!”
Fabiano


Assunto polêmico, onde os interesses e a ignorância estão de um lado e
 a consciência ecológica e a informação correta estão de outro lado, Asfalto X Paralelepípedo dá "muito pano para manga".
E a Teia Ambiental não poderia ficar de fora desse tema tão envolvente !



8 comentários:

  1. Oi Flora! Não sei quem inventou o asfalto! Quando é mal feito ainda é pior! Nas vésperas das eleições, o prefeito jogou asfalto por cima dos paralelepípedos de ruas no centro da cidade, lacrando os bueiros! A sorte é que o serviço foi tão meia boca que só durou 15 dias e nesse tempo não choveu! Ia ser uma tragédia! Querida, a Teia Ambiental é todo dia 07, é isso? Se for, pode colocar meu blog na listagem sim. Se não for, passa lá e me fala como é! Bjks Tetê - Avaliando a Vida

    ResponderExcluir
  2. Flora, pretendo continuar. Andei desanimada, me parece que o grupo despersou. É necessário ter alguém que centralize. Minha participação é com o blog Eco-nciência. Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tetê:
    V. vê o que as pessoas fazem por interesses políticos, né ? Total falta de consciência...
    Bom ter você na Teia. É sim, em todos os dias 7, e o tema você escolhe.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise:
    Legal esse seu blog !

    Quanto à Teia Ambiental o que acontece é o seguinte:

    - quando eu e o Gilberto criamos a Teia, a nossa idéia era de que os blogs que tem preocupação com a Natureza colocassem sempre no dia 7 (por que dia 7 ? porque pela numerologia 7 é o número voltado para o meio ambiente)uma postagem falando sobre o tema.

    - no primeiro ano nós sugerimos os temas de cada mês, mas depois preferimos que cada um escolhesse o seu tema.

    - nossa querida e empolgada amiga Rute, passou a fazer uma divulgação maciça e aí, as pessoas participavam mais.

    - mas a Teia não é uma blogagem coletiva com data marcada para inicio e fim. é apenas uma forma de falar sobre o meio ambiente, pelo menos 1 vez por mês, e com isso ir alertando as pessoas sobre esse tema.

    - eu optei por colocar na lateral do meu blog os links dos blogs que participam. assim, em cada dia 7 eu percorro cada um (pois nem todos estão na minha relação dos que visito sempre...)e vejo se fizeram postagem sobre o tema.

    - quanto às pessoas dispersarem, isso ocorre porque todos esperam sempre um chamado, um alerta, uma convocação. então, isso demonstra que não estão ligados nessa Teia, apenas participam quando são acionados.

    - eu e o Gilberto, chova ou faça sol, colocamos nossas postagens, pois isso já faz parte da nossa vida.

    - é muito bom poder ter você conosco nesse ideal. como dizia Cristo: quando 2 ou mais pessoas se reunem em meu nome... Não precisa muita gente, precisa vontade e dedicação.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Flora, obrigada pelo esclarecimento. Agora achei a lista dos participantes. Peço que substitua a minha participação, excluindo o Conheça o Espiritismo e colocando o Eco-nciência no lugar, pois após ter criado este último, tenho participado através dele. Obrigada. Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Flora
    Com é bom estar há 3 anos com vcs nesta proposta!!! E sem falhar...
    Hoje mesmo estava a pensar sobre a quentura (dentre outros) da minha Cidade mesmo à beira do mar... por causa do asfalto (mal feito e eleitoreiro)... que pena!!!
    Além do mais, a beleza do natural se perde em muito...
    Bjs de paz e bem em 2013

    ResponderExcluir
  7. Olá Amiga Flora

    Como vai?
    Obrigada por passar lá no Dicas Green para me desejar Feliz Ano Novo! Eu também gostaria de te dar meus votos de prosperidade, alegrias e muita saúde em 2013, para você e sua família.
    Adorei saber mais sobre o asfalto... mas as pedras são um charme a parte né? Adoro cidades assim como a sua, São Tomé das Letras e Paraty, todas ladrilhadas. Dá um ar rústico-chique.

    Beijinhos green

    ResponderExcluir
  8. OI, Renata, parei com a Teia Ambiental, mas estou pensando em voltar...Quem sabe? Com a facilidade do Face, o Blog foi ficando de lado, mas quando releio o que já foi colocado aqui, penso que é muito bom e vale a pena tentar voltar !
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!